Dicas Para Lavar Roupa na Máquina

A máquina de lavar é uma grande aliada no dia-a-dia das donas de casa, e dos donos também, afinal não podemos nos esquecer que muitos homens moram sozinhos ou também ajudam nas tarefas domésticas. Lavar roupas a mão é algo que leva muito tempo, o que hoje em dia pouca gente tem sobrando.

Com a máquina de lavar essa tarefa se tornou muito mais prática. Tudo o que você precisa fazer é colocar as roupas dentro da máquina e o sabão em pó e o amaciante nos compartimentos indicados. Depois basta programar de acordo com o tipo de roupa a ser lavado e esperar que o processo termine.

Apesar de simples, é importante tomar alguns cuidados para que as roupas não se danifiquem. Confira as dicas a seguir e saiba o que fazer para lavar as suas roupas de maneira prática e segura.

O Que Fazer Antes da Lavagem?

  • Leia as Etiquetas: As etiquetas não foram colocadas nas roupas apenas para mostrar a marca. Elas estão ali para trazer informações importantes sobre o tipo de tecido e como ele deve ser lavado. Observe na imagem abaixo o significado de cada um dos ícones usados em etiquetas:
  • Verifique os Bolsos: Verificar os bolsos é importante para que você não acabe perdendo papéis importantes ou mesmo dinheiro. Além disso, dependendo do tipo de material com que foi impresso, ele poderá até mesmo manchar a roupa. 
  • Vire as Peças do Avesso: Pouca gente sabe, mas alguns tipos de tecidos, como o jeans e camisetas estampadas, por exemplo, mantém as cores mais conservadas quando lavadas do lado avesso. Por isso, lembre-se de tomar esse cuidado antes de colocar as roupas na sua máquina de lavar.
  • Separe as Roupas Por Cor: É muito prático colocar todas as roupas sujas dentro da máquina e lavar tudo de uma vez. Porém, agindo assim você estará correndo o risco de perder roupas brancas, pois algumas peças coloridas costumam soltar tinta. Portanto, é melhor ter um pouco mais de trabalho para conservar mais as roupas. Separe as coloridas das claras.
  • Separe as Toalhas: É importante também separar as toalhas do restante das roupas. Durante o processo de lavagem elas podem soltar pedacinhos de linha e deixar as suas roupas cheias de bolinhas. 
  • Separe Peças de Cozinha: Nunca lave suas roupas e outras peças de uso pessoal com toalhas de mesa, panos de prato, de chão, etc. Esse tipo de peça costuma conter restos de comida e de sujeira e isso pode acabar passando para as suas roupas, o que pode trazer riscos, principalmente no caso de roupas íntimas. Portanto, tenha cuidado e use o bom senso na hora de fazer a separação das roupas.
  • Amaciante: O amaciante é fundamental na hora de lavar as roupas. O sabão em pó, além de limpar, endurece as fibras do tecido e se o amaciante não é usado as roupas ficam duras, o que torna a tarefa de passar mais difícil, sem contar que o toque na pele ficará áspero. 
  • Alvejante: Tenha cautela na hora de usar alvejantes. Escolha um produto de qualidade e use apenas a quantia aconselhada. O excesso de alvejante acaba fazendo com que as roupas desbotem e esgarcem.
  • Sabão em Pó: É um erro pensar que quanto mais sabão colocar no compartimento da máquina, mais limpas as roupas irão ficar. É importante respeitar a quantidade indicada de acordo com o número de peças que serão lavadas. O excesso de sabão faz com que seja necessário realizar mais enxágues, o que pode causar o desbotamento das peças.

Como Lavar Roupas Delicadas na Máquina

Há algum tempo, era impossível lavar roupas delicadas na máquina sem danificá-las. O atrito causado pela máquina acabava estragando detalhes como estampas, aplicações, bordados, etc. E isso fazia com que o tanque voltasse a ser usado para esse tipo de peça, o que acabava tomando um bom tempo. Porém, hoje em dia temos duas soluções para este problema.

  • Saquinhos Com Zíper: Uma das novidades que ajuda a dona de casa a lavar roupas delicadas na máquina sem danificá-las são os saquinhos feitos de uma espécie de tela. Como possui zíper, não há risco de a roupa sair de dentro do saquinho durante a lavagem. Com a ajuda dessa peça, a roupa não sofre atrito direto com a hélice da máquina, o que impede que ela se danifique.
  • Esferas de Plástico: Outra peça que ajuda a proteger peças delicadas dentro da máquina de lavar são as esferas de plástico. Elas podem ser usadas para lavar lingeries, principalmente calcinhas de renda, que são mais delicadas, e também sutiãs com bojo, para evitar que ele perca a sua forma.

Esses dois acessórios são muito práticos e para usá-los basta colocar as peças delicadas, dentro, fechar e colocar na máquina. Não há problemas colocar junto com outras roupas, basta ter o cuidado de fazer a separação das cores.

Como Conservar a Máquina de Lavar

Como é um eletrodoméstico usado com bastante frequência é preciso saber conservá-lo para que não acabe dando defeito com poucos meses de uso. Se você quer usar a sua máquina sem danificá-la para que ela dure muitos anos, confira as dicas a seguir:

  • Quantidade de Roupas: Tenha muito cuidado na hora de colocar as roupas dentro da máquina para não exagerar na quantidade. É fundamental respeitar a capacidade estabelecida pelo fabricante para que ela não acabe se sobrecarregando.
  • Frequência de Lavagem: Para a conservação da sua máquina de lavar, prefira dividir as roupas e lavar em dias diferentes a lavar tudo no mesmo dia. Mesmo que você separe as peças em ciclos diferentes, deixá-la trabalhando um dia inteiro fará com que os seus componentes se aqueçam mais do que o normal e se desgastem com mais facilidade.
  • Respeite a Ordem: Sempre coloque as roupas primeiro dentro da máquina e apenas depois disso ligue-a. Dessa forma você estará respeitando o processo do aparelho. Abrir a tampa depois que ela já está funcionando pode causar danos a longo prazo.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *