Quando falamos em banheiras logo remetemos a ideia de palácios ou casarões antigos onde encontrávamos banheiras e sais para banho. Teve uma época que ela deixou de ser funcional e passou a ser um artigo de luxo contido nos banheiros de residências. Raramente se utilizavam as banheiras para a sua real função e estas ficavam mais como um enfeite em banheiro. Os bons tempos voltaram e hoje as banheiras são de novo objeto de luxo, bom gosto e são muito utilizadas em residências.
Hoje as banheiras estão totalmente diferentes daquelas que estávamos acostumados a ver, apenas para depositarem a água para o banho e os sais. Banheiras ultra modernas já são encontradas no mercado ,algumas com função de hidromassagem, equipadas com MP3, vídeo, entre outras modernidades.
Como a oferta desses produtos está cada vez maior, vamos conhecer mais alguns detalhes sobre as banheiras para podermos escolher as nossas de acordo com a funcionalidade que ela ter e principalmente, sem comprar gato por lebre. Aprenda a escolher a banheira certa para você.
Material
Existem diversos materiais que você poderá encontrar a sua banheira. Para o comercio, as banheiras produzidas em composto de resina acrílica com carga mineral são muito eficientes porque apresentam uma taxa muito elevada de resistência a manchas, impactos, riscos e arranhões, o que faz desse produto muito eficiente já que esses fatores são bem comuns de acontecer. Com uma banheira nesse material você vai ter com certeza uma qualidade e conservação do seu produto muito maior. Além de todas essas características, a banheira em resina acrílica com carga mineral não é porosa, o que favorece a higienização. No mercado você encontra esse produto por aproximadamente 11 mil reais.
Além desse material você encontrará diversos outros também em boa qualidade e com preços variáveis tanto para mais como para menos. Em termos de custo e benefício, essa que indicamos com certeza é favorável para qualquer residência. A capacidade de manter o calor do banho também é um detalhe que deve ser atentado. Por exemplo, as banheiras feitas em material de rocha vulcânica misturada à resina são ótimas porque ajudam a manter a temperatura da água. Se você gosta de banho quente com certeza essa é uma ótima opção.
Por onde Começar
Você vai encontrar uma infinidade de opções de banheiras disponíveis no mercado e se você não entende ou não tem direção do estilo, isso pode se tornar um tormento já que cada modelo é mais bonito e eficiente que o outro. Elas são geralmente divididas de acordo com o estilo, o material que elas são produzidas, o material que está composto nelas também, a forma de instalação que você terá (o que é muito importante afinal você não vai querer fazer aquela quebradeira em casa, não é mesmo?) e principalmente os acessórios disponíveis que hoje fazem uma diferença gritante nas banheiras.
Então enumere o que você precisa, conheça um pouco mais sobre cada material e principalmente, pergunte muito ao vendedor ou consultor para não comprar uma boa banheira, mas sem eficiência para você ou para não comprar uma banheira simples e querer exigir mais dela.
Instalação
Como citamos mais acima, a forma de instalação conta muito também na hora de escolher ma banheira para você, a forma de instalação deve ser levada em conta, pois você ter uma banheira eficiente, mas que seja de difícil instalação pode não compensar muito, a não ser que você queira realmente fazer uma reforma em sua casa e não se importa com essa dificuldade.
Hoje existem duas formas mais comum de instalar uma banheira em sua casa: a forma embutida e as banheiras de apoio ou Freestanding. Vamos conhecer cada uma dessas formas então.
- Banheiras embutidas: essas são as banheiras mais tradicionais aquelas que adaptamos em determinada área do banheiro e que elas ficam acopladas como parte da decoração. A única desvantagem é a reforma que tem que ser feita para a colocação desse tipo de banheira. A grande vantagem é o sistema de aquecimento que fica acoplado e se você quiser, totalmente embutido também.
- Banheiras de apoio ou freestanding: essas são bem mais simples de instalar e ocupam menos espaço do seu banheiro também. Hoje você vai encontrar muitas banheiras de apoio justamente porque as pessoas estão evitando aquele quebra quebra que teria que ser feito com a instalação do primeiro modelo. Esse modelo vai exigir apenas que tenha um ponto de entra de outro de saída de água para a sua banheira. Para ter banheira aquecida é necessário instalar um aquecedor a parte.
Como Escolher?
Então chegou a hora de escolher a sua banheira e você não sabe ainda qual tipo de banheira, modelo e outras características para botar em preferência. Nesse caso existem alguns detalhes que fazem total diferença na hora da sua escolha. Vejamos.
- Observe a dimensão do espaço onde vai ficar a banheira. Você tem que ter disponível um espaço certo para sua banheira e dependendo do tipo ela pode ser bem desproporcional. Você também não vai querer um banheiro totalmente apertado só para dizer que tem uma banheira em casa, não é mesmo?
- Verifique os adicionais da sua banheira para analisar os gastos extras que você terá também. Por exemplo, banheiras com hidromassagem, vão consumir sua energia e com certeza a conta vem mais alta no final do mês.
- Considere também o conforto e a segurança oferecidos pela banheira que você quer comprar. Para muitos com certeza esses serão os principais critérios na hora da escolha. Antes de qualquer coisa considere o conforto e a segurança como os principais critérios, experimente a banheira que deseja comprar.
- Verifique também como foi feito o acabamento da sua banheira para você não terminar com um produto inutilizado em pouco tempo de uso. O mínimo de arranhão que você encontrar na peça pode comprometer a banheira inteira no futuro.
- Analise bem a decoração do seu banheiro quando for escolher a banheira pois isso evita que você acabe com uma banheira que não usa em seu banheiro. Se quiser ousar pode fazer uma mesclagem de estilo mas isso deve ser feito com muito cuidado para não errar.