As bactérias estão por toda parte e elas podem levar risco à saúde da sua família. Veja como combatê-la e livrar a sua casa desse inimigo silencioso!
A quantidade das bactérias na sua casa é de bilhões quando a higiene dos ambientes não é feita corretamente e elas se concentram em cada cantinho de cada um deles. Não é preciso nem dizer que tê-las em casa é aumentar o risco dos membros da família de contrair uma série de doenças, que podem ser provocadas pelas bactérias. Por isso, infectologistas e microbiologistas explicam o quanto é importante eliminar as bactérias de casa, combatê-las e só dessa forma conseguir se livrar das contaminações.
As bactérias estão por todos os lados da casa e aí você se pergunta como elas vão de um lugar para o outro. O certo é que elas não andam, não pulam e nem voam, mas se movimentam sim, através de outros agentes, que são: as nossas mãos, os insetos e os animais domésticos. Usando essas três formas, as bactérias conseguem ir de um lugar ao outro e acabam contaminando todos os ambientes da casa.
Com a afirmação dos especialistas de que as bactérias se movimentam através dos animais domésticos, dos insetos e das mãos das pessoas, você pode pensar que está tranquilo eliminando dois problemas. Se pensa que não tendo um cachorro em casa e nem insetos não tem com que se preocupar, mas não é bem assim. Isso porque as mãos são os principais agentes responsáveis pela “movimentação” das bactérias. O conselho é mantê-las sempre limpas, mas não pense que só lavá-las é o suficiente, é preciso limpar tudo. Por exemplo, você lavou bem as mãos para cozinhar, mas os botões de ligar e desligar o fogão estão sujos, basta tocar neles e pronto, as bactérias voltam. Só se consegue eliminar as bactérias nesse caso é usando um produto bactericida depois de tirar a gordura com detergente ou desengordurante.
Aliás, podemos continuar falando da cozinha e de quanto as bactérias gostam desse ambiente. E devemos tomar muito cuidado porque elas podem acabar contaminando um alimento que será consumido e neste caso, o risco de contrair uma doença é muito grande. O principal sintoma de que uma pessoa ingeriu um alimento contaminado é a diarreia.
Veja As Dicas De Como Eliminar As Bactérias Na Cozinha
O primeiro passo é sempre lavar bem as mãos e também as unhas antes de começar a cozinhar. Além disso, fique atento para não espirrar e nem tossir próximo dos alimentos, que seria uma outra forma de contaminá-los.
As louças devem ser lavadas logo e não ficarem esquecidas dentro da pia por muito tempo. Além disso, não coma uma fruta direto da fruteira sem antes lavá-la novamente. Aliás, essa é uma dica que vale para qualquer alimento que ficar exposto.
Os infectologistas recomendam os produtos a base de hipoclorito de sódio para limpeza dos alimentos, no caso das frutas, por exemplo, e também para a higienização da pia. Outra dica importante é ter atenção aos panos de prato ou aqueles de limpar a pia, que não devem ficar úmidos e não podem ter resíduos de alimentos. O ideal é depois do uso colocá-lo de molho em uma mistura de água sanitária ou com cloro.
O Que Fazer Para Se Livrar Das Bactérias Na Cozinha – Cuidando Do Lixo e Combatendo As Formigas
- O lixo não pode se acumular, assim como não deve ficar exposto a chuva e ou ao sol.
- Nunca jogue no lixo alimentos líquidos.
- Caso você não tenha lixeiro todos os dias na sua casa, mesmo assim recolha o lixo, feche e procure deixá-lo fora e de preferência em um lugar arejado.
- De vez em quando lave a lixeira usando detergente e água.
O Que Fazer Para Deixar o Seu Banheiro Livre Das Bactérias
Um dos lugares da sua casa preferido das bactérias é o banheiro. Nele, elas costumam se alojar no botão da descarga. O tipo de bactéria que “mora” no banheiro é aquele que fica no intestino dos seres humanos e para evitar que ela sai do vaso e chegue até o botão de descarga, o primeiro passo é criar o hábito de dar descarga com a tampa fechada.
Outra dica para evitar a proliferação das bactérias no banheiro é manter a escova de dente e o fio dental sempre muito bem protegidos e as toalhas de banho ou rosto sempre bem longe do vaso sanitário.
Falamos da escova de dente porque também pode acontecer que bactérias se desenvolvam na boca, porém, essas oferecem menos perigo à saúde que as do vaso sanitário. Elas passam a ser muito perigosas quando afetam uma pessoa que esteja com imunidade baixa.
Veja Por Onde Pode Estar o Perigo Na Sua Casa
As bactérias estão por toda parte e disso você já sabe e sabe também que as suas mãos são as responsáveis, em primeiro lugar, por levá-las de um lado para o outro. Então, para eliminar as bactérias da sua casa comece criando o hábito de lavar as mãos quando volta da rua, depois de usar o banheiro, antes de cozinhar e em qualquer outro momento que a sua mão tenha tido contato com alguma coisa contaminada.
Normalmente, a cozinha é a área mais contaminada de qualquer casa e requer mais cuidados, uma vez que as bactérias podem acabar nos alimentos e ingeridas pelos membros da família. Então, crie hábitos como de lavar as louças sempre depois do almoço,varrer e depois passar um pano com um bactericida no chão da cozinha e usar produto semelhante na bancada da pia, no fogão e na porta da geladeira.
Os Produtos Que Podem Ajudar a Eliminar As Bactérias Da Sua Casa São:
- água sanitária
- água fervida
- sabão em pó
- detergente
- desengordurante
- saponáceo
- multiuso de limpeza
Porém, atenção, qualquer um deles só é mesmo eficiente se na fórmula tiver uma das seguintes substâncias: álcool ou formol desde que a porcentagem seja de 70% ou mais, cloro ou quaternário de amônio.
E para completar, leia sempre o rótulo antes de usar e siga corretamente as doses recomendadas. Segundo os microbiologistas, usar muito produto pode cancelar a ação bactericida do mesmo e usar de menos não terá o efeito desejado.