?> Deixar As Frituras Mais Saudáveis | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Deixar As Frituras Mais Saudáveis

Temos ao nosso redor uma infinidade de produtos que são extremamente gordurosos, mas que amamos demais. É aquela batata frita altamente crocante, aquele pastel delicioso e com um recheio irresistível, aquela coxinha com a massa macia que derrete na boca ou então as bolinhas de queijo que temos vontade de passar o dia comendo de tão gostosa que são. É praticamente difícil de resistir á essas tentações, principalmente se você é aquele gordinho ou gordinha que está super de bem com a vida ou até mesmo aquele magrinho ou magrinha que não é escravo de balança.

Acontece que não é somente com o peso que temos que nos preocupar, mas com o que ingerimos. O alimento pode ser aparentemente sadio e se comemos de forma errada, ele pode se tornar um grande vilão para o nosso organismo, afinal já sabemos que uma boa alimentação é aquela que podemos comer o que quiser, mas de forma controlada. Contudo, se você observar para cada um dos exemplos deliciosos que citamos mais acima, poderá concluir que todos eles fazem com que ingerimos muita gordura e isso retarda, e muito, o nosso organismo fazendo com que o colesterol aumente e tantas outras doenças apareçam.

Mas quem falou para você que não podemos atentar sobre essas gorduras e poder comer mais relaxada esses petisco, estava totalmente errado. Podemos e devemos observar o modo como o pastel, a coxinha, a bolinha de queijo e tantas outras frituras que amamos comer são feitas, e optar por comer aquela menos gordurosa. Mas existe fritura sem gordura? Não! Mas existem as frituras menos gordurosas, se soubermos fazê-la. E é exatamente esse o assunto dessa nossa conversa. Se você gosta de cair em algumas tentações, é bom prestar bem atenção a forma como come gordura e por isso, as nossas dicas serão muito bem vindas para você.

Evite Os Industrializados

Com certeza você já comprou algum salgadinho congelado para fazer em casa e servir um lanche mais especial às suas visitas. Isso é bem comum no nosso dia a dia e tornou-se uma forma de praticidade na cozinha, já que partimos da ideia de que “para quê fazer se podemos comprar feito?”. Acontece que esses salgadinhos congelados são completamente carregados da pior gordura que podemos colocar no nosso organismo: a gordura trans.

A gordura trans aumenta e muito as taxas de colesterol ruim do seu organismo e consequentemente, diminui as taxas do colesterol bom. Dessa forma o seu metabolismo passa a funcionar mais lentamente e você também começa a sentir isso através do aumento do peso, redução do nível de circulação sanguínea, sintomas de diabetes e muito mais.

Mas se não faz bem ao organismo, porque utilizam? Bom, primeiro porque o consumo de gordura trans sem ser em excesso não prejudica tanto o nosso organismo, e no mundo industrializado que vivemos hoje em dia, praticamente tudo o que consumimos tem esse tipo de gordura. O problema é o consumo em excesso. A gordura trans é colocada nos salgadinhos congelados para ajudar a manter a textura, a cor, o aroma e de certo modo, o gosto desses alimentos, além de aumentar a conservação deles.

Então esqueça essa de comprar um alimento pronto, mesmo se você tiver um pouquinho de trabalho para fazer o seu próprio petisco para seus amigos. Quem sabe até os seus convidados gostarão ainda mais.

Escolha o Óleo Certo

Muita gente não se preocupa com o tipo de óleo que utiliza em seus alimentos. Acontece que esse detalhe ajuda e muito na hora de consumir uma fritura, porque ele pode fazer com que a quantidade de gordura ruim que consumimos seja reduzida. Quando for escolher o óleo para seu consumo, de preferência aos óleos vegetais porque eles são os ideais para fritar qualquer alimento.

Você vai encontrar diversos tipos no supermercado. Os mais consumidos são de soja, girassol e milho. Esses óleos são ricos em vitamina E e feitos com gordura insaturada, que é a gordura boa e que podemos consumir sem tanta preocupação. Muitas pessoas preferem usar o azeite por ser mais natural, de fato essa alternativa é a melhor de todas, mas como estamos falando em gorduras, o azeite torna-se um grande vilão nesse caso. Isso acontece porque quando o azeite é submetido à temperaturas muito elevadas, ele se transforma em gordura saturada, que é o tipo de gordura ruim e que não devemos consumir.

Cuidado Com a Temperatura

Mesmo o óleo mais natural e mais saudável para o uso em seus alimentos, nunca deixe ele esquentar muito. Quando for fritar um alimento, esquente bem o óleo e a partir do momento que começar a fazer a sua comida, deixe o fogo no nível mais baixo para apenas manter aquela temperatura. Evite também deixar a comida mergulhada muito tempo em óleo quente porque ele vai absorver mais quando está em temperatura elevada.

A acroleína é uma substância que se forma quando o óleo atinge determinada temperatura e essa substância tem um pode cancerígeno enorme, por isso o cuidado com o aquecimento excessivo.

Nunca Reutilize

Sabe aquela mania das pessoas mais antigas de guardar o óleo para reutilizar no outro dia? Ou então, quem nunca aproveitou aquela panela com óleo para esquentar um alimento no dia seguinte? Evite esses e qualquer outro caso de reutilização de óleo porque ele se torna um veneno para o seu organismo.

Quando ele vai para o fogo, ele chega a um limite máximo de saturação e todas as substâncias boas contidas nele, vão embora no primeiro cozimento. Se no outro dia ou até no mesmo dia você reutilizar esse mesmo óleo para fazer um novo alimento, você encher seu organismo com gordura insaturada, que é a gordura ruim e com a acroleína, a substância que citamos no tópico anterior.

Repouse Sobre o Papel Toalha

O papel toalha foi um ótimo aliado à fritura consumível que puderam inventar. Ele absorve toda gordura em excesso que tem no alimento e deixa-o mais sequinho e menos prejudicial. Então tenha sempre esse tipo de papel em sua casa, que pode ser comprado em qualquer supermercado, e sempre que for fazer uma fritura, repouse no fundo do prato ou da tijela uma ou duas camadas do papel para que a gordura seja absorvida. Deixe por mais ou menos 20 minutos e retire o papel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *