?> Dicas Para Decorar Janelas | Imóveis Cultura Mix

Dicas Para Decorar Janelas

A decoração é um processo de grande importância para transformar as casas em um ambiente mais aconchegante, agradável e porque não mais bonito.

Nao existe uma pessoa que não goste de chegar em uma residência e apreciar uma bela decoração. No entanto, quando falamos em decorar pensamos em moveis, objetos de arte, pintura da parede e outros aspectos decorativos. Contudo, raramente as pessoas imaginam que pode se decorar uma janela.

Pode soar estranho, mas é possivel decorar uma janela em sua casa, que nada mais é que realizar a transformação do local onde está situada a janela em um ambiente funcional, acolhedor e que possue boa luminosidade e ainda assim, garanta a privacidades dos moradores daquela residência.

Dicas Para Decorar Janelas

Dicas Para Decorar Janelas

A Decoração De Janelas

A decoração das janelas exige o mesmo cuidado de decorar uma parede, pois as janelas se destacam pelo fato de receberem a luz natural que irá iluminar os ambientes.

Antes de iniciar a decoração das janelas de sua residencia, é importante que você defina um valor a ser gasto, desta forma você trabalha com os valores disponiveis em seu orçamento.

A medição da janela é outro ponto importante, pois é com esta medição que será instalado os objetos decorativos da janela (cortina, estore e etc.).

A Decoração De Janelas

A Decoração De Janelas

Outro fator importante é qual o objetivo de decorar a janela: privacidade, regular a luminosidade do ambiente, aumentar o conforto do ambiente, deixar o local mais bonito (decorar) e etc.

Outro ponto a ser visto é que para decorar uma janela não precisa necessariamente colocar uma cortina. Existem outras formas, que irão trazer belissimos resultados para a sua decoração.

O primeiro passo a ser obsevado na janela, antes de decorar é ver a decoração do ambiente. Se este já está decorado, você precisará fazer a decoração da janela conforme o ambiente para que a decoração não fique destoada e o seu trabalho acabe sendo perdido.

Normalmente, quando falamos em decorar janelas, associamos logo com as cortinas, devido a essa intima ligação entre janela e cortinas, daremos um destaque a ecoração de janelas feita com cortinas.

Um material que ganhou espaco entre os decoradores são os estores, que sao considerados funcionais e práticos. Existem diversos tipos de estores que irão ser usados conforme a decoração desejada: lâminas, (persiana), verticais, de correr, de bambu, de madeira, de tecido e de blackout. Para escolher o estore ideal é necessário analisar o resultado final desejado e ver qual a peça que melhor se adequa ao objetivo.

A combinação das cores é de grande importância, pois é ela que vai chamar a atenção da decoração. Por isso, o uso do bom gosto e do bom senso é fundamental, pois uma combinação mal feita irá acabar chamando a atenção com efeito contrário (pela péssima combinação realizada).

Outra possibilidade é o uso de combinados de estores e cortinas. A ideia lançada pelos decoradores é utilizar as duas peças conjugadas. O usso desse tipo de peça (o combinado) permite que a luz natural entre no ambiente e mesmo assim a privacidade do local é mantida. As peças combinadas permitem que os usuários explorem as melhores caracteriticas de ornamentação tanto da cortina quanto do estore.

Os acessórios são objetos tão importantes quanto os objetos que serão pendurados. Os varões são objetos que se transformaram ao longo do tempo, fazendo parte da decoração.

Outra possibilidade de decorar a janela é fazer uso de plantas em locais próximos a janela. O uso de plantas traz nova vida ao ambiente, trazendo cor e outra animação ao local. É necessário apenas ter cuidado com o tipo de planta a ser cultivado, pois é necessário que a mesma apresente caracteristicas ornamentais e possa ser cultivada em ambientes interiores, pois não é qualquer espécie de planta que pode ser colocada dentro de casa para compor a decoração.

Muitos decoradores estão criando pequenos espaços próximo a janela. Eles estão fazendo uso de pequenas mesas, com cadeiras e colocando próximo, como forma de criar um local aconchegante e iluminado para tomar um chá ou um café.

As Cortinas Como Parte Da Decoração Das Janelas

As cortinas são consideradas as principais aliadas na decoração de uma janela, e devido a isso, as cortinas devem ser escolhidas com muito zelo e carinho na composição da decoração de uma casa.

Entre as opções a serem analisadas estao a cor da cortina (esta deve combinar com a decoração do ambiente) e o tipo de material que a cortina foi fabricada. Geralmente  e tradicionalmente são utilizadas cortinas de tecido, mas podemos encontrar uma série de cortinas fabricadas com outros materiais: contas, pequenos objetos, plástico, fios e outros materiais diversos.

Na hora de escolher a cortina, faça a opção através do critério da estética do ambiente e da janela onde será colocada a cortina. Utilize também como critério a questão da limpeza (cortinas fáceis de serem limpas) e a praticidade para que as janelas sejam abertas e fechadas.

Outro ponto a ser analisado é o tipo de janela que a cortina será colocada, pois a cortina precisa se adequar a janela de forma que não atrapalhe o abrir e fechar da janela.

Existem os seguintes tipos de janela: de correr, de canto, de guilhotina, de abrir de dentro para fora e ao contrário.

As cortinas de tecido tem a característica de transformar o ambiente, deixando-o mais charmoso e aconchegante. Além disso, as cortinas de tecido são mais fáceis de combinar com o restante da decoração do ambiente.

O tecido ainda pode funcionar como uma espécie de equalizador, auxiliando na redução dos barulhos que podem vir do exterior da residência, e como aquecer o ambiente. Entre os tipos de tecido comumente usados na fabricação de cortinas encontramos os seguintes:

  • Espaços que exigem maior requinte: a seda, o brocado e o cetim;
  • Espaços Românticos: tecidos rendados (nao conseguem funcionar como isolante termico ou isolante acustico);
  • Demais Tecidos Finos: algodão, voile, linho, cambraia e etc.
  • Tecidos Pesados: linhos muito bem tramados, brim, veludo e etc. (esses tecidos possuem boa capacidade de isola o espaço tanto termicamente como acusticamente);

Por isso, antes de adquirir uma cortina, faça uma análise do local e qual a sua intenção na utilização da cortina, para fazer a sua escolha.

Além da cortina, há a necessidade de escolher o varão, e o mercado dispões de várias opções (madeira, metal e etc.) que vão ser usados de acordo com a decoração a ser escolhida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *