Quem coloca na ponta do lápis tudo o que gasta com produtos de limpeza descobre que abre mão de uma boa quantia todo mês nesses itens. Claro que os produtos de limpeza são indispensáveis no dia a dia e que você não pode deixar de comprá-los, contudo, você sabe se está comprando a quantidade certa?
Saiba que grande parte das pessoas compra produtos desnecessários e ainda acaba fazendo um mau uso deles. Saiba que comprar muitos produtos de limpeza não quer dizer que a sua casa ficará mais limpa. A seguir vamos te dar algumas dicas para cortar os gastos com produtos de limpeza sem atrapalhar a boa limpeza do seu lar.
Sem Variedade
Tem muitas coisas que devemos admitir que ter uma boa variedade é bom, mas isso não se refere aos produtos de limpeza. A dica para economizar e fazer uma limpeza mais assertiva é ter apenas um produto de cada tipo. Você precisa conhecer e saber exatamente o que está comprando.
Quando não se sabe bem o que está comprando é possível comprar produtos com as mesmas funções apenas com perfumes diferentes. Sendo assim se informe a respeito de todos os produtos que está colocando no seu carrinho de compras. Tente encontrar uma marca que satisfaça as demandas de limpeza da sua casa mantendo uma unidade na hora de limpar.
Leia a Embalagem e Evite Desperdícios
O dia a dia das pessoas está muito corrido e por isso é natural que muitas não leiam os rótulos de produtos como os de limpeza. Porém, isso pode representar um grande problema uma vez que existem vários produtos de limpeza que devem ser diluídos em água.
Além de desperdiçar os produtos não os diluindo essas pessoas correm o risco de manchar os móveis e pisos pela alta concentração do produto que acontece quando os aplicam diretamente. Não fique nesse grupo de pessoas que não leem as embalagens, verifique o que diz o rótulo do produto acerca de como utilizá-lo, se for para diluir em água, dilua.
Fuja do Desnecessário
Assim como acontece no segmento de cosméticos, no segmento de produtos de limpeza, existem muitos produtos que são dispensáveis. Basicamente se você quer economizar vale a pena deixar esses itens de fora da sua rotina, mas, se você pode ter esse gasto a mais para ter mais conforto pode até valer a pena.
Um exemplo claro disso é a lavagem das roupas, para que as peças fiquem limpas é essencial usar sabão e alvejante. Contudo, não é necessário usar amaciante, esse produto é usado para deixar as peças mais macias e perfumadas. Quem deseja que as peças fiquem macias gastando menos pode trocar o amaciante por um pouco de vinagre de vinho branco. Para deixar as peças mais cheirosas você pode usar perfume de tecido.
Aproveite o Que Você Tem em Casa
Acredite, muitas vezes o segredo para uma boa limpeza está nos itens que você já tem na sua casa. Não é necessário comprar inúmeros produtos industrializados, aliás, esses produtos podem acabar causando irritações e alergias pelo fato de terem uma grande variedade de substâncias diferentes.
Essas substâncias podem ser tóxicas e o motivo daqueles espirros que aparecem do nada, vale a pena conferir exatamente o que tem nos produtos que você tem o hábito de usar. Dentre as alternativas naturais para fazer limpeza, que você tem em casa, estão vinagre branco que elimina germes, remove manchas, dissolve gordura e elimina odores; limão que remove aquelas manchas mais difíceis de sair e tem ação clareadora além do bicarbonato de sódio que elimina bactérias e remove manchas de roupas.
Panos de Qualidade
Quando a gente fala de pano de limpeza muitas pessoas pensa naquele pano velho e furado. Usar um pano de boa qualidade para a limpeza não só ajuda a tornar o processo mais eficaz como também evita desperdícios de produtos. A dica é investir em panos que sejam 100% de algodão ou então de microfibra.
A microfibra atrai melhor o pó durante a limpeza e você ainda encontra opções de várias cores. Assim é mais fácil separar um pano de cada cor para cada tipo de limpeza e parte da casa. Esses panos de limpeza são mais fáceis de limpar, quanto mais limpo está o seu pano melhor será a próxima limpeza.
Não Escolha Pelo Preço
No Brasil existe uma cultura de que tudo que é caro é bom, mas não é necessariamente assim. Muitos produtos que saem mais barato podem ter resultados tão bons quanto ou superiores a aqueles que são mais caros. O que realmente importa é que o produto seja adaptável ao tipo de limpeza que você precisa fazer na sua casa.
Além disso, vale a pena fazer um teste com produto que seja mais barato do que o que você usa no momento para saber se é possível uma substituição. Pergunte ainda as pessoas próximas quais os produtos de limpeza que elas usam, o quanto eles rendem e se resolvem as demandas de limpeza.
Organização
Para evitar desperdícios de produtos você deve manter os seus itens de limpeza bem organizados de maneira que use todas as embalagens até o fim. Saiba que tem pessoas que se perdem em meio a desorganização e com isso acabam perdendo parte dos seus produtos. A dica é estabelecer uma organização dos produtos de maneira que seja mais fácil encontrá-los na hora de fazer a limpeza.
Use Tudo o Que Tem
Mesmo que os produtos estejam com bem pouco dentro da embalagem não saia jogando fora, pois produtos de limpeza podem render bastante com apenas uma gota. O hábito ruim de sair jogando tudo fora sem pensar muito faz com que você gaste mais no final do mês. Aproveite as embalagens até o final e perceba que diminuirão as vezes que você precisa ir comprar novos produtos de limpeza.
Com essas dicas que te demos é possível gastar menos na hora de comprar os seus produtos de limpeza. Comece desde já a sua economia.