Dicas para Construção de Calçadas

A calçada é uma área pública, mas qualquer dono de imóvel pode fazer adaptações e assim conseguir um espaço mais bacana. Pode-se pensar em revestimento, uma área mais elevada e lixeiros. O importante é que combine também com sua fachada e a rua como um todo, para não sair do padrão.

As Leis sofre as Calçadas

As Regras Oficiais da Prefeitura de cada Cidade devem ser Mantidas. São Elas:

  • uma calçada deve ter ao menos 15cm de altura entre a calçada e a rua
  • deve ter no máximo dois metros de largura
  • deve haver duas faixas: livre e de serviço. Na faixa livre, os pedestres devem circular, por isso não deve haver qualquer desnível ou obstáculo no espaço. Já na de serviço pode ter rampas, lixeiras e outros itens que facilitem a vida dos moradores e lojas.
Calçadas

Calçadas

As regras obrigatórias sobre calçadas variam de cidade para cidade. Por isso pode ser interessante uma avaliação mais detalha de como construir e reformar a sua para ir de acordo com a lei.

Escolha Pisos Anti Derrapante

O revestimento de sua calçada com certeza é importante. A prefeitura usa o padrão: cimento em camadas grossas, mas ele se deteriora com o tempo e esteticamente não é bacana. Por isso algumas pessoas investem mais um pouco e colocam um revestimento bacana, mas ele precisa ser antiderrapante.

O pior piso para calçadas é com certeza uma cerâmica lisa. Você não tem ideia do quanto uma calçada se torna escorregadia na chuva com cerâmica. Mesmo que esteja em sobra na sua casa, ajuda não apenas a você mesmo e os moradores da casa, como os passantes, investindo em uma cerâmica com pequenos grânulos anti derrapante. Assim você evita acidentes.

Um Canteiro com Árvores é uma boa Pedida

Desde que você deixe ao menos uma área de 1,20 metros para passeio, você pode colocar uma árvore de médio porte na calçada. As vantagens são ajudar a criar uma zona verde em sua cidade e ainda contar com a sombra ou um local para estiagem.

Mas a escolha da planta para a sua árvore é importante. Prefira plantas de raízes não tão profundas, pois elas podem enveredar calçada adentro e levantar o piso. Também prefira as plantas que crescem mais e dão mais folhas, podendo ser podada e fornecer uma bela sombra, como pau brasil e ficcus. Você pode ainda optar por árvores com frutos sazonais, mas lembre sempre da questão da raiz para não destruir sua linda calçada.

Cuide também do podamento para não entrar em contato com os fios. Árvores plantadas pela prefeitura tem manutenção obrigatória por ela. As que não forem, são obrigação de casa dono de residência.

Calçada com Canteiro

Calçada com Canteiro

Lixeiro Externo ou não?

Lixeiras de ferro são ótimas para zonas residenciais e facilitam bastante a coleta. O grande problema é mesmo é onde colocar e qual a altura ideal. Recomenda-se uma altura de ao menos um metro do piso para facilitar a coleta do material e também não causar acidentes por não visualização. Também não pode ser instalada com um pedaço na rua e outro dentro de casa, ou vai atrapalhar os carros em sua passagem ou estacionamento.

Elevação para Garagem: Como Fazer

Você pode sim fazer uma elevação para garagens, mas é preciso seguir algumas guerras. O primeiro ponto é que esta elevação não pode ser alta a ponto de atrapalhar os carros na rua. Por isso recomenda-se uma elevação de no máximo 15 centímetros de altura em relação à rua.

Uma dica é fazer uma pequena sinalização. Se sua elevação for de cimento mesmo, considere pintar uma faixa vermelha para mostrar que haverá uma mudança de altura. Isso ajuda aos passantes e não cometer acidentes, que podem causar até quebra de um dedo em um dia com pouca visibilidade, como na chuva. A este tipo de sinalização chama-se ‘piso de alerta’.

Casas com Esquina não podem ter Itens que Dificultem a Visualização

Você pode ter uma calçada com um piso bacana e bem organizada, mas sem lixeira e sem planta se sua casa for de esquina. Você pode sim ser tais itens, desde que eles não tirem a visão dos pedestres do que está vindo por ai. Por isso qualquer item decorativo ou mesmo de urbanização da calçada deve estar afastado ao menos um metro da esquina, e assim permitir a passagem e visualização perfeita de uma pessoa que esteja cruzando o caminho. É para a segurança dos pedestres.

Calçadas de Grama. Por que não? 

Se você adora uma boa área verde, considere a construção de uma calçada de grama. É bacana, interessante e te permite ainda ajudar a criar estilo mesmo apenas na fachada de sua porta. Mas obedeça sempre às regras: faça um canteiro com grama, mas deixe um espaço para a passagem de pedestres sem problema. Você pode até colocar flores na frente para dar mais vida ao espaço e uma forma criativa de decorar a frente de sua casa.

Degraus não Podem ser Usados em Calçadas

Elas não podem estar mais do que 15 centímetros acima do nível da rua. As casas, porém, podem ser mais altas, mas não pode ter degraus de acesso de forma alguma, pois atrapalham os pedestres. Você pode pensar em sinalizar a sua mudança de nível da calçada para a casa e evitar acidentes.

Rampas de Acesso aos Deficientes são uma Boa Pedida

Uma forma bacana de criar a sua calçada é um desnivelamento para baixo, criando um acesso para cadeirantes em sua calçada. Poucas possuem, e é uma forma também de ajudar motos a subir e pessoas usando muletas. Porém, ela deve ainda ser limitada, deixando o espaço nivelado de passagem dos pedestres para evitar qualquer acidente ao caminhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *