?> Dicas para Conservação das Plantas | Imóveis Cultura Mix

Dicas para Conservação das Plantas

Existem incontáveis tipos de plantas para implantar no jardim, algumas das quais não foram ainda catalogadas de maneira oficial. Conforma o tipo escolhido se faz necessário ter séries de cuidados imprescindíveis ao desenvolvimento dos vegetais.

Uso da Água

Uso da Água

Uso da Água

O aumento da população mundial gera pressão sobre os recursos. Existem oportunidades para a conservação da água nas hortas e paisagens. Com planejamento é possível economizar tempo e dinheiro, incentivar o crescimento das plantas e assumir a responsabilidade por parte na proteção de fontes de H2O.

Estabelecidos gramados e arbustos a maioria dos legumes e flores precisa de apenas uma polegada de água por semana. Caso isso aconteça não é preciso colocar H2O em tudo.

Regar o gramado vai resultar em alta taxa de evaporação e grama queimada. Raízes podem manter muita umidade, mesmo após vários dias sem chuva. Antes de rega, procure por sinais.

Em áreas irregulares pode existir mudança geral na cor ou pegadas que permanecem na grama longa depois de terem sido feitas a rega luz, que enfraquece o gramado, incentivando raízes superficiais menos tolerantes aos períodos de seca e mais suscetíveis aos danos causados por insetos.

Espécies de Plantas Nativas

Escolha espécies de plantas nativas e bem adaptadas ao clima especial e tipo de solo ao plantar hortas. Tipos nativos necessitam de pouca água além de chuvas para prosperar. Além disso, são resistentes de maneira natural aos insetos e doenças. Basta perguntar ou observar as fazendas dos vizinhos para saber quais espécies prevalecem de maneira qualitativa na região.

Bagaços e Compostos

Bagaço é material colocado em cima do solo, em canteiros, que serve para reduzir a evaporação, minimizar o crescimento de ervas daninhas (que competem com os vegetais para a água) e estimular a temperatura do solo com níveis consistentes.

Materiais de cobertura morta podem variar. Alguns são mais desejáveis do que outros, dependendo do clima, recursos locais e tipo de solo. Casca de madeira, agulhas de pinheiro, palha, cascalho e material orgânico picado podem ser compostos interessantes para manter a conservação da planta.

Especialistas apontam que quando a cobertura morta se decompõe melhora a condição geral do solo. Adicione o composto de canteiros para desenvolver retenção da estrutura na terra e água e reduzir a erosão.

Práticas de Rega

Reduza a evaporação por mão de rega apenas quando necessário, ou no início da manhã, antes do sol ser intenso. Instale tubos de irrigação por gotejamento e linhas. Os sistemas de plantas de água ao nível do solo eliminam níveis evaporados na superfície das folhas. Sistemas de gotejamento variam em custo e facilidade de instalação, que pode ser simples como mangueiras de imersão ou complexo conforme os modelos personalizados.

Plantio Companheiro

Plantio companheiro envolve o agrupamento intencional de certas plantas para benefício mútuo. Plantas com folhas grandes são plantadas acima de outras espécies que preferem à sombra, visto que com o processo a evaporação através das folhas do vegetal abaixo é reduzida.

Plantio companheiro também é vantajoso para dissuadir pragas, promovendo a fixação simbiótica de nitrogênio, proporcionando quebra-ventos e criação de microclimas saudáveis para os insetos benéficos.

Dicas: Conservação das Gramas

Grama molhada também pode queimar no sol quente. É vulnerável à doença de mofo e fungos. Teste o solo para a secura, cavando o dedo abaixo da superfície. Aplique água apenas quando o solo ficar seco, com profundidade de 1/2 polegadas. Ao regar verifique se água absorve até 3-4 polegadas. Isso incentiva o crescimento de raízes profundas.

Se seu gramado “desaparece” no verão, não entre em pânico. Grama se torna naturalmente dormente durante períodos quentes. Ele vai reviver após uma boa chuva, ou quando o tempo fica mais frio.

Uma polegada de água por semana (mais chuva rega suplementar) deve ser suficiente. Após tempestades pode ficar entre 10-14 dias sem rega. Confira algumas dicas básicas para manter o brilho no gramado com a utilização correta do nível de água.

-Água muito cedo pela manhã.

-Nunca regar quando estiver ventando, chuvoso ou muito quente.

-Nunca use água mais rápido do que o solo pode absorver.

-Certifique que a mangueira tem um bico de corte. Sem o acessório são despejados 10 litros ou mais por minuto.

-Em sistema de rega automática é necessário certificar que o temporizador ou “controlador” é definido para regar cada zona da paisagem de forma eficiente. Programe para operar de acordo com a necessidade do gramado ou jardim.

-Instale um sensor de chuva ou umidade do solo que transforma o sistema por fora se estiver chovendo o quando a umidade está presente no solo.

-Não aplique os fertilizantes no verão, novo crescimento requer mais água. Aplique no início da primavera e ou durante a queda.

-Arejar o solo em abril para ajudar a absorção e retenção da água.

-Interessante notar que a quantidade de água usada ao ar livre depende da técnica de rega, bem como do tipo, tamanho e localização de gramados, arbustos e jardins.

Conhecendo a Zona do Quintal

http://www.youtube.com/watch?v=qM084ohhQ9Q

Esteja ciente das várias zonas existentes no quintal (quente / ensolarado, fresco / sombrio, úmido/ seco,) e planeja os jardins e plantações em conformidade. Por exemplo, se o seu tem uma zona quente e seco, cuidadosamente selecionar as plantas que podem suportar condições quentes e secas.

Grande parte dos arbustos, flores ou vegetais precisam de muito sol e umidade. Coloque as espécies próximas umas dos outras. Economize tempo e água molhando apenas uma área do quintal.

Cultivo Sem Solo: Hidropônico

dicas-para-conservacao-das-plantas-21

Existem locais nos quais os solos são pobres em nutrientes, fato que prejudica de maneira considerável o desenvolvimento das espécies vegetativas. Para resolver este tipo de problema e manter a plantação com qualidade a saída pode estar no plantio hidropônico.

Hidroponia fornece crescimento das plantas em soluções nutritivas minerais. Representa subconjunto de cultivo sem solo. Muitos tipos não utilizam as soluções de nutrientes necessários para hidroponia.

As plantas que não são cultivadas em climas podem crescer em sistema de ambiente controlado por hidroponia. Ray Wheeler, fisiologista de plantas no espaço do Centro Espacial Kennedy Life Science Lab, acredita que a hidroponia vai criar avanços em viagens espaciais.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *