Na moda do vestuário, na tecnologia e em outras áreas comerciais o item apenas decorativo perdeu a graça. Hoje o que está sendo mais solicitado é a funcionalidade, e quando essa vem acompanhada por um design arrojado melhor ainda.
Por questões financeiras ou ate cômodas se prezam objetos que tenham mais de uma função, além da decorativa, a peça deve se adaptar a outras funções mesmo que superficialmente. E essa atenção de produzir produtos que atendam a públicos tais como deficientes físicos, Anões, Idosos e entre outros, as pessoas com casas pequenas ou com pouco recurso financeiro é algo recente e ainda tímido.
Essa concepção de adequar o produto as necessidades do consumidor é muito comum no ramo imobiliário, onde as pessoas precisam de móveis que deslocáveis e acessíveis, compatíveis com sua altura ou com o espaço disponível.
O certo é que móveis desse tipo requerem estudo e outras coisas que acabam encarecendo seu preço final e tornando-os inacessíveis a maior parte da população. Mas em beneficio dos portadores de qualquer tipo de necessidade o recomendável é adquirir móveis desse tipo ou buscar ajuda de um profissional do ramo imobiliário para o planejamento de um outro.
A cerca das pessoas cuja a necessidade seja apenas portabilidade por questões de pouco espaço físico ou financeira sem ter condições de investir em móveis planejados que supram suas necessidades resta o método antigo: Adaptação.
Dicas De Adaptação De Móveis Para Pequeno Espaço e Dupla Funcionalidade:
Inicialmente é importante frisar a importância desse método que não sai de moda. Adaptar móveis, além de permitir o conforto do seu usuário, atendendo suas expectativas, ainda pode ser econômico quando executa a função de dois móveis ou mais , sendo apenas 1, como é o caso dos móveis 2 em 1: Sofás-camas,camas embutidas, mesa multiuso que são alguns exemplos que permitem tirar proveito do espaço e do orçamento com suas características de embutimento e desdobrações que nos inspiram a sugerir ideias práticas que você mesmo pode fazer.
Quarto – Sala De Estar:
- Cama de solteiro – sofá: Retire a cabeceira (algumas pessoas chamam também de testeira) da cama de modo que fique apenas com a parte do colchão. Aproxime-a dos encontros da parede de modo que não arranhe, mas que ao sentar você possa usar a parede como encosto das costas. Para deixar sua cama-sofá com a cara dos dois, utilize almofadas divertidas e uma colcha enchida.
- Criado mudo- mesa de centro: Você pode encomendar a um marceneiro um criado mudo da altura da sua cama, porém que seja maior no comprimento que o convencional e com rodinhas para facilitar o deslocamento. Como a mesa de centro tem a altura similar e funcionalidade similar a do criado-mudo, você pode utilizar durante a noite como criado- mudo aproximando-o da sua cama e de dia no centro da sala como mesa de centro. Para auxiliar nessa aproximação, procure comprar um móvel que tenha os rodízios (rodinhas), ou então mande um marceneiro de confiança colocar.
- Gaveteiro – escada: Ainda com a ajuda de um profissional que possa executar esse projeto, pense em um gaveteiro de madeira para guardar suas roupas. O diferencial desse gaveteiro é que ele não será retangular como os demais, e sim em formato e funcionalidade de escada. Em que cada “gaveta” servirá como andar. Por isso é importante que a altura/ profundidade da gaveta não seja pequena ao ponto de tornar o andar insignificante e nem grande, para se tornar desproporcional ao limite das pernas. Pense também que ele deverá se locomover para atender suas necessidades. Desse modo você poderá utilizar o gaveteiro para alcançar alturas sem ter que ter em casa um cavalete.
- Substitua o rack de chão por um de parede, e utilize numa altura superior a da sua cintura e inferior ao alcance dos seus braços. Para que na parte de baixo da rack, você possa colocar uma mesa tipo de escritório também móvel, com rodinhas para ser usada nas suas atividades profissionais.
Caso essa mesa seja encomendada, adicione gavetas e prateleiras embutidas embaixo da mesa de modo que não incomode o encaixe da cadeira, mas utilize o espaço disponível em baixo da mesa.
Cozinha- Sala De Jantar:
- Balcão de cozinha- mesa de jantar: Além de servir como divisória típico das cozinhas americanas, e assessorar nas atividades daquele cômodo, o balcão fixo ou móvel se estiver localizado distante de paredes ou outros moveis, e for mais amplo que o convencional pode ser usado como mesa de jantar. Como o balcão costuma ser mais alto que as mesas convencionais, é importante o uso de bancos típicos de lanchonetes que são de altura adequada e pode ser guardados em baixo do balcão após o uso.
- Armário de cozinha suspenso: Prefira apenas as peças de parede que possam ser cômodas para você alcançar. Abaixo dessas peças utilize para encaixar geladeira, fogão pia ou ainda balcão de mármore com gaveteiro ou prateleiras em baixo, pois é nesse que você devera usar para preparar os alimentos na ausência de uma mesa própria para isso.
Outros Espaços:
- Na ausência de um local próprio para estudos, onde você possa ter espaço para guardar todo seu material, priorize ao menos o local onde armazenar seu material de estudo e trabalho. Evitando guardar separadamente ou em locais indevidos, utilize estantes de parede, em altura acessível para você e que não atrapalhe o posicionamento dos outros moveis.
- Tenha em casa cadeiras e bancos dobráveis que você possa guardar ocupando pequenos espaços da casa e utilizar ao receber visitas.
- Se a ideia é não ter guarda-roupa e mesmo assim conservar as roupas engomadas, você pode ter uma pequena arara móvel. Onde você poderá colocar as roupas usuais da semana em cabides e para proteger de poeira e umidade, usar sacos plásticos próprios para isso. Guarde a arara próximo ao banheiro ou em outro local, portanto que não atrapalhe o seu deslocamento.
Agora que você já sabe como adaptar móveis para vários cômodos de sua casa, use e abuse da sua criatividade, utilize os móveis que você já tem em casa, reformando-os e reaproveitando. Não deixe de exibir sua obra prima aos amigos e visitas.