Você gosta de macarrão? Mas não sabe cozinhar? Freqüentemente cria pratos, mas é difícil descobrir o ponto certo do macarrão, você faz tudo certo, coloca a água para ferver, da maneira que o fabricante recomenda e não dá certo? Pode parecer bobagem, mas para fazer um macarrão saboroso é preciso seguir alguns passos, não é colocar o macarrão na água e deixar cozinhar, existem alguns truques que podemos usar para deixar o macarrão mais gostoso e acertamos o ponto correto da massa.
Dicas Básicas
A primeira dica é seguir as instruções da embalagem, deixe o tempo certo, não precisa deixar por mais tempo, coloque a quantidade de água que o fabricante indica na embalagem, portanto preste atenção na quantidade de água que você utiliza na hora do cozimento de sua massa. Para que ela fique perfeita você deve usar 1 (um) litro de água para cada 100 (cem) gramas de massa, não use menos que isso, pois o seu macarrão ficará empapado. Lembre-se esta é a recomendação que os chefs de cousine indicam, caso não haja nenhuma indicação na embalagem do produto.
Preste atenção ao tempo de cozimento, sempre utilize o tempo que está indicado na embalagem, procure seguir este tempo, não coloque nem demais nem de menos, pois se esta é a recomendação, é o que devemos seguir. Outra dica, só coloque o sal na água depois que esta estiver fervendo e antes de acrescentar o macarrão, pois se colocar antes a água demora mais a ferver e ninguém quer gastar mais gás na hora do cozimento não é?
Outra dica importante é para saber quando o macarrão está pronto, você deverá cortar um fio da massa e então vai observar se ainda dá pra ver um ponto branco no meio, a massa só está pronta quando estiver de uma só cor. Você pode pegar um fio e morder, a massa deve estar resistente, nem muito mole nem muito dura.
Não é preciso acrescentar azeite ou óleo na água de cozimento para que os fios de macarrão fiquem bem soltinhos, basta colocar a massa para cozinhar em bastante água e mexer de vez em quando, às vezes a massa gruda quando começa a cozinhar, nestes casos basta você entrar em ação com um garfo e separá-los.
Cozinhando Massa na Itália
Na Itália a massa deve ser cozida al dente. Ela fica firme para sentir nos dentes. Uma curiosidade que dizem é que quem mora nas regiões de montanhas tem um tempo de cozimento diferente dos que moram perto do mar.
As massas secas geralmente cozinham em torno de 10 a 12 minutos, a mais que as massas frescas. Já as massas frescas, levam menos de cinco minutos para estarem al dente. Conferir o ponto regularmente ainda é o melhor conselho. Lembre-se de que a massa continua cozinhando por alguns minutos após ser escorrida. Portanto, se a massa parecer ainda um pouco dura, em alguns instantes ela estará no ponto certo.
Que tal aprender uma receita de espaguete italiana? Veja a receita a seguir:
Espaguete à Siracusana (Spaghetti Siracusani)
Ingredientes
- 500 gramas de espaguete;
- 1 pimentão verde;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
- 2 dentes de alho amassados;
- 600 gramas de tomates sem pele fatiados;
- 2 abobrinhas médias picadas;
- 1 colher de sopa de alcaparras amassadas;
- 3 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço e fatiadas;
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado;
- 50 gramas de queijo parmesão ralado, de preferência fresco e
- sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo
Comece fatiando o pimentão depois de limpá-lo, tire todas as sementes.
Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e frite ligeiramente o alho. Adicione o pimentão, os tomates com o próprio suco, as abobrinhas, as alcaparras e as azeitonas pretas. Mexa tudo muito bem. Controle o sal e adicione, se necessário. Tempere também com a pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Numa panela grande, cozinhe o espaguete em bastante água fervente com sal. Escorra-o quando estiver al dente.
Transfira para a frigideira e misture bem. Acrescente o manjericão e sirva a seguir com o queijo parmesão ralado.
Abaixo Veja Mais Algumas Dicas Para Que Sua Massa Fique Perfeita
- Esta é com certeza a maior dica de todas: Utilize sempre 1 (um) litro de água para cada 100 gramas de macarrão, afinal nunca é demais lembrar disso, ninguém quer um macarrão empapado e todo grudado.
- Pode parecer estranho, mas se for possível, use água filtrada ou mineral. Alguns especialistas dizem que para as impurezas saiam na fervura da água, leva-se em torno de 30 minutos, como seu macarrão cozinha bem menos que isso, não custa nada usar a água filtrada e evitar que na comida existam impurezas que podem fazer mal a sua saúde e a de sua família;
- Lembre-se que cada massa tem o tempo de cozimento indicado na embalagem, então nunca se esqueça de ler a embalagem antes de começar o cozimento e ver quanto tempo sua massa deverá ficar na água cozinhando;
- Atenção para a hora de colocar o sal, ele deve entrar quando a água já estiver fervida, mas antes de colocar o macarrão, assim ele irá temperar a massa, porém não será excessivo, caso coloque quando a água ainda estiver esquentando, ela demorará mais para ferver;
- Nunca, em hipótese alguma, quebre o macarrão, caso ele não caiba dentro da panela, coloque-o para fora da panela mesmo, quando a parte que estiver dentro da panela cozinhar, o restante irá descer e cozinhar também.
- Nunca lave o macarrão, ele pode acabar perdendo o sabor do sal;
- E se você quiser ou vai servir o macarrão com o molho separado, assim que você escorrê-lo coloque um pouco de manteiga ou margarina ou azeite e mexa. Também pode colocar um pouco do molho. Nunca deixe seu macarrão puro, sem nada, pois se ele esfriar vai grudar e não irá ficar legal. Esta dica também serve se quiser cozinhar e esquentar depois.
Agora que você já sabe várias dicas para não errar no ponto do macarrão, basta ir até a cozinha e preparar uma deliciosa massa e arrasar no próximo jantar!!