No café da manhã, lanche ou chá da tarde, o bolo é um dos pratos mais comuns para se ter em casa. Em toda boa padaria conseguimos comprar um bolinho gostoso e fazer em casa é relativamente fácil. Com ingredientes simples e algumas variantes que você mesmo pode unir à massa, dá para receitas de bolo únicas. E para evitar os erros temos algumas boas dicas a seguir.
O Fermento Deve Ir Sem Bater
Algumas pessoas juntam todos os ingredientes da massa e batem juntos, como em bolo de liquidificador. Mas com o fermento deve ser diferente. Sua ação é sozinha e ele deve agir na massa sem nada mesmo, sem bater. O indicado e sempre presente nos livros de receita mais antigo é colocar o fermento depois de bater toda a massa e apenas mexer para misturar.
Qual o Ponto Certo?
Seguir o tempo indicado na receita só funciona se você usar a mesma temperatura e varia também de gosto para gosto. Muita gente prefere não colocar timer, mas acompanhar o cozimento. Basta para isso ir colocando um palito de dente ou de churrasco no bolo e tirar: se por dentro ainda estiver muito úmido e a massa grudar no papel, não está no ponto certo. Se não grudar, não tem problema.
A cobertura do bolo também deve estar bem durinha e crocante, mas na cor clara. Se começar a ficar enegrecida é sinal de que o bolo está queimando. No geral, as bordas ficam mais escuras primeiras e o meio fica mais clarinho. Este é o ponto correto.
Peneire Os Itens Para Que Não Empelote
Peneirar farinha e qualquer outro ingrediente em pó diminui as chances da massa solar ou ficar dura e empelotar, dando mais trabalho para bater e não deixando o bolo fofinho. Outra dica para usar açúcar de confeiteiro e farinha de trigo mais fina para peneirar cada vez menos.
Não Deixe o Bolo Dentro Do Forno Depois De Desligá-lo
O forno fica em alta temperatura ainda e vai continuar cozinhando a massa se a forma ficar dentro do forno. Vai ficar seco e pode queimar mesmo sem o forno desligado. O melhor é tirar depois do tempo ideal de cozimento e já deixar esfriando em um local fresco e arejado.
Unte a Forma Com Farelo De Aveia
O tradicional como a mamãe ou vovó ensinaram é colocar margarina ou manteiga e depois salpicar farinha de trigo. Mas esta forma funciona, mas seu bolo pode ficar ainda muito melhor se farelo de aveia. Sua receita vai ter mais fibras e ainda por cima um sabor diferenciado na casquinha do bolo. Funciona bem, a receita fica saborosa e é ótimo para bolos comuns como de leite, laranja ou chocolate. Qualquer tipo de molo de forno, que não vai para a geladeira, ficará bom com esta dica.
Deixe o Bolo Molhadinho Com Uma Maçã à Massa
Não é um bolo de maçã e o gosto não vai ser alterado na maior parte dos casos. Mas ter um bolo de chocolate molhadinho fica bem mais fácil se você colocar pedacinhos de maça já no final do preparo, depois que bater quase tudo. Bata por alguns segundos apenas, coloque o fermento e leve ao forno. Sua receita vai ficar bem mais saborosa, com jeitinho de profissional da cozinha.
Aumente Sempre Os Ingredientes Proporcionalmente
Se for dobrar a massa, dobre tudo e não apenas no fermento ou no leite. Isso garante a uniformidade do bolo, sem o deixar muito seco, muito molhado ou com gosto alterado. Se colocar muito trigo e pouco leite, seu bolo vai ficar seco. Sempre aumente proporcionalmente, usando uma matemática simples para aumentar as porções.
Forma Grande é Melhor Que Forma Pequena
Mas o cozimento não é o mesmo. Na forma pequena, a temperatura é espalhada mais proporcionalmente, por isso o bolo passa pouco tempo na forma. Já na forma grande, ele pode crescer e não corre o risco de quebrar, mas pode precisar de mais tempo no forno. O melhor é usar o teste do palito para garantir que a receita vai ser preparada no tempo correto.
Não Abuse Do Fermento
Com mais fermento o bolo cresce mais, mas vai quebrar porque ele vai crescer mas não tem massa para isso. O melhor, portanto, é dobrar a massa. Colocar muito fermento vai fazer a massa crescer mas depois ela pode desinchar porque não tem conteúdo para isso e vai solar ou apenas se quebrar todo. O bolo grande demais pode simplesmente se partir todo ou nem sair da forma.
Você Precisa Untar a Forma Sempre
Ou a casquinha do bolo vai grudar e não vai sair. Se não untar, tente usar uma forma com fundo removível para assim poder tirar e colocar em uma bandeja e servir. Bolo grudado na forma é a mesma coisa que não ter feito, pois a receita não fica bacana.
Tente Não Cobrir o Bolo Ainda Quente
Quando a massa está quente, ela está quente mesmo, e pode derreter ainda mais a sua cobertura. As chances de ela escorrer pelos lados ou glacê derreter inteiro é muito grande. Por isso o indicado é esperar ele esfriar sempre para poder espalhar a cobertura por cima, seja de qual material for.
Jogue Amido De Milho Antes De Colocar a Cobertura
O truque faz a sua cobertura não derreter ou derreter menos. Uma dica é salpicar amido antes de colocar glacê. Se colocar na cobertura ele também deve deixar a sua cobertura mais resistente.
Não Use Ingredientes Gelados
As chances da massa solar são maiores com eles. Planeje seu bolo para preparo em duas horas e tire tudo da geladeira. A receita fica bem melhor e as chances de erro vão diminuir bastante. Em especial a margarina, indicada sempre seu uso em temperatura ambiente.