Cada dia que passa, temos a certeza de que não dá mais para deitarmos em uma rede da varanda, em uma casa de cercas de madeira baixa com portão sem tranca, e dormir seguro de que nada de mal acontecerá conosco e com nossa família, além dos objetos pessoais, como antigamente acontecia nas casas de nossos avós.
Os tempos mudaram e como ouvimos sempre falar, não dá mais pra confiar em ninguém, nem na nossa própria sombra. É preciso se prevenir antes mesmo de termos que viver momentos de pânico para acreditar no que é noticiado diariamente nos telejornais. Afinal ninguém quer ser protagonista de uma tragédia.
Como Se Prevenir Dos Sustos?
Então para proteger a sua casa de assaltos, furtos, invasão de estranhos e coisas semelhantes à opção é aderir à proteção física do seu lar. E Não importa em que área você vive, se é periférica ou sociável, ou ainda se é sitio, apartamento ou casa, é preciso prevenir-se.
As alterações de segurança começam de fora para dentro de casa, veja algumas a seguir;
Muros: A primeira medida se refere ao isolamento, não deixe que as pessoas que passam do lado externo da sua casa visualizem e cobicem o que você tem. Construa muros altos, e se ainda assim estiver inseguro compre uma cerca elétrica ou cerca perfurante.
Nesse momento lembre-se de evitar criar esconderijos para pessoas, como pequenos espaçamentos de muros, ou muros construídos muito próximos a plantas e coisas do tipo que estimulem ao marginal a ficar escondido e lhe aborde quando você sair de casa;
Grades: Para os menos tenebrosos, ou para aqueles que não querer tirar a “visão” da casa, pode ser colocado sobre um pequeno muro ou no meio de um muro, assim você tem a opção das grades, que mesmo “protegendo ” sua casa do contato com o meio externo permite que as pessoas visualizem por totalidade ou parcialidade a parte interna. É ainda uma boa saída para os que não aceitam a ideia de total isolamento como é quando utilizamos os muros grandes.
O importante nesse caso é preocupar-se em que o modelo de grade não assemelhe-se a uma escada e possa ser facilmente escalada, ou ainda que a sua parte superior tenha elemento pontiagudo como uma espada, cuja a finalidade seja machucar os ousados que desejarem pular as grades.
Cachorro: Ele é o melhor amigo do homem, e sempre vemos noticias de sua fidelidade nas manchetes dos jornais. É fato de que criar um cachorro é muito válido para quem não pode pagar um segurança particular. Afinal o cachorro fareja e tudo o que achar estranho e fora da rotina ele reagirá com latidos e rosnados, chamando dessa forma a sua atenção. Mas ao falar de cachorros nos referimos as raças e tipos que tenham instinto para isso e não aos de raça mimosa típicos de criar em casa apenas para fazer companhia.
Porém fique atento para uma questão frequente e se preocupe com seu animal, induza ele a gostar de ração e se satisfazer com ela, fugindo do seu instinto animal , e ignorando carne e comida dita como de panela. Afinal é envolvido nesses tipos de alimentos que muitos cães e gatos costumam ser ludibriados e envenenados.
Alarme: Para um efeito mais imediato e mecânico opte pelo alarme. Você deverá acioná-lo em momentos mais sóbrios como as noites, e dias de viagem. O Alarme será acionado sempre que houver um contato intenso com muros e portões, deduzindo que está havendo uma invasão ou tentativa, naquele momento ele emitirá um som específico e caso você esteja em casa poderá verificar através das câmeras o que está acontecendo, acionar a policia e desligar o alarme. Caso o contrário, um vizinho poderá acionar a policia por você, a policia reconhecer o alarme e ir até sua casa verificar, mas quanto ao desligamento do alarme só cabe a você.
Ainda ao que se refere à parte mais externa da casa, sugerimos aos portões opacos um olho mágico para que você possa visualizar quem está do lado de fora, ou se houver maiores condições, instale câmeras de monitoramento ao redor da casa e principalmente uma voltada para o portão de entrada, para que dentro de casa, sem ter que se aproximar ou abrir o portão você saiba quem está lá dentro e liberar ou não a entrada. Nesse contexto há também um equipamento que permite a conversação sem contatos. O interfone é interessante se for instalado também com a câmera, dessa forma você pode ver através de uma televisão ou computador quem está a chamar no portão e conversar.
Portão automático: Antes era luxo, agora é uma medida de segurança. Que permite a entrada e a saída rápida de pessoas e automóveis; Porém deve-se tomar muita atenção antes de manuseá-lo afinal por questões de segundos alguém pode aproveitar o movimento do portão e conseguir entrar na casa.
Janelas e portas: Embora os vidros sejam elegantes não confie plenamente, lembre-se da história infantil dos três porquinhos e escolha o material mais resistente. Em caso de vidros, você tem a opção de colocar grades externas. Permitindo o contato direto, porém total com o meio externo.
Objetos de valor: Claro que os maiores e mais usuais de um lar são impossíveis de serem escondidos a sete chaves. No entanto com os artigos pessoais e pequenos seu cuidado deve ser redobrado. Joias, relógios, aparelhos celulares, notebooks e coisas semelhantes devem ter um local ideal e não estarem espalhadas no meio da casa a vista do olhar de todos;
Transportes com alarmes: Pode não parecer necessário, mas diferentemente do que muita gente pensa ligar o alarme do veiculo dentro da própria garagem é muito válido. Afinal o alarme do carro assemelha-se ao da casa e será acionado sempre que identificar ameaça.
Evitando dessa forma que o veiculo seja levado de dentro de casa, arrombado ou ainda desmanchado!
Agora que você já viu as dicas, coloque-as em prática na sua casa, em seu carro e em sua vida, deixando-a assim mais segura e livre dos sustos que podemos ter no dia a dia das cidades grandes.