Você como mãe sabe que os bebês precisam de toda a atenção e cuidados possíveis. Mas não pense que são apenas os pequenos que merecem atenção, o quarto do bebê também precisa ser organizado e limpo de um jeito especial para que o seu bebé possa ficar em um ambiente aconchegante e limpo e é claro, ficar livre de possíveis alergias.
O primeiro passo é você deixar o ambiente bem arejado. Abra as janelas e deixe o ar entrar e purificar o ambiente durante a manhã. Evite excesso de almofadas, tapetes, cortinas e sofás no quarto, mas caso haja utilize o aspirador para limpar; e não se esqueça de passar no chão e caprichar nos cantinhos para retirar todo o pó que pode causar alergia no bebé.
O colchão e a cama também devem ser aspirados com certa frequência e colocados ao sol sempre que possível. A escolha do aspirador é fundamental para que essa limpeza seja feita com perfeição; é preciso que você preste atenção para ver se o produto reúne todas as funcionalidades que você vai precisar para retirar todo o pó de todos os objetos. Os aparelhos com filtro de água são os mais indicados já que possuem melhores resultados.
Depois de tudo aspirado, use apenas água e sabão para passar um pano pelo chão. Nada de produtos com cheiros ou aromas, isso pode ou causar alergia no bebé ou causar incômodo pelo forte cheiro. Na dúvida, use sempre água e sabão ou detergente sem aroma que tem o mesmo resultado que qualquer outro produto. Quando o inverno acabar, não se esqueça de lavar bem os cobertores e edredons antes de guardar. A cama de roupa deve ser trocada inteiramente toda a semana e lavada logo em seguida.
Para ajudar na limpeza, pense na decoração do quarto já pensando na hora de limpar. Então a dica é você passar longe dos tecidos aveludados como as flanelas já que elas são difíceis de ser limpo, além de acumularem muito pó, o que pode causar alergia no bebé. Madeiras muito trabalhadas ou muitos objetos de decoração também podem atrapalhar ou dificultar a limpeza. Um bom quarto de bebê tem que ser simples e prático.
Fique atenta também a questão da umidade, já que os fungos do bolor também são responsáveis pelas alergias. Então preste bem atenção a qualquer sinal de umidade que você encontrar pelas paredes ou assoalhos.
As paredes devem ser pintadas com tintas especiais que podem ser lavadas, ou seja pode-se passar um pano úmido a mesma para remoção de algum pó ou outro tipo de sujeira.
Lembre-se que o antigo e famoso ‘mosquiteiro’ que fica suspenso sobre o berço do bebê, também acumula pó e deve ser limpo no mínimo semanalmente e lavado uma vez por mês. Por falar em ‘mosquiteiro’ se você mora num local onde existam muitos mosquitos ou moscas, fique de olho para elas não se alojarem no quarto do seu filho.
Para quem não sabe mosquitos e moscas picam o bebê e também podem transmitir doenças, por isso esteja atenta a estes insetos indesejáveis. Casa limpa não tem mosquito!
Dicas para a Limpeza do Quarto do Bebê
Com procedimentos simples é possível manter o quarto bebê sempre limpo.
A limpeza do quarto do bebê é essencial para evitar alergias e outros mal-estares. Mas, além da limpeza básica, outros cuidados devem ser tomados, principalmente em relação aos produtos químicos usados. As principais dicas são:
– Arejar o ambiente diariamente – é muito importante que o ambiente seja arejado todos os dias. Deixe janelas e cortinas abertas para que possa circular o ar evita a aglomeração de ácaros;
– Escolher produtos certos – evite produtos de limpeza com cheiro forte. O indicado é usar produtos neutros ou sem cheiro. Muitas vezes um pano limpo umedecido é suficiente para fazer a limpeza.
– Aspirar o pó – passar o aspirador de pó não só no chão, mas em estofados, poltronas, almofadas, cortinas, inclusive no berço e, pelo menos uma vez na semana, no colchão também. Não é aconselhável passar vassoura no quarto do bebê, pois levanta a poeira.
– Trocar a roupa de cama semanalmente – além dos lençóis e fronhas, lembre-se de lavar almofadas e colchas das camas com frequência.
– Lavar o chão ou passar pano após aspirar o pó – Poeira é muito ruim de ser limpa, por ser leve e se deslocar com muita facilidade. O recomendado é passar o aspirador de pó e logo após um pano úmido para não sobrar resquícios que possam fazer mal para o bebê.
– Evitar bichos de pelúcia no quarto – apesar de lindos e de dar um charme especial na decoração, os bichos de pelúcia costumam acumular muito pó. Hoje existem pelúcias antialérgicas e bonecos de pano que são mais indicados para bebês. Mesmo estes devem ser lavados regularmente.
– Tirar o bebê do quarto na hora da limpeza – um detalhe importante é que o bebê não deve estar no quarto quando o ambiente estiver sendo limpo. Eles costumam ser muito sensíveis em relação a alergias respiratórias.
Dicas para Limpar o Quarto do Bebê
Antes de começar a limpar o quarto do bebê, o mais importante é levar o bebê para outro cômodo. Para evitar que bactérias e sujeiras da rua cheguem ao quarto do bebê evite entrar em seu quartinho com o mesmo sapato com que saiu de casa. Troque por outro antes de ir até lá. A iluminação do quarto do bebê deve ser natural: deixe as janelas abertas para que o sol entre (por pelo menos três horas) e o quarto seja ventilado, para que não surja mofo.
Para tirar a poeira, não use a vassoura ou o espanador que a espalham fazendo com que as partículas menores fiquem suspensas no ar. Use panos de chão úmidos com desinfetante dissolvido em água ou com produtos neutros. Substâncias que tenham cheiro forte não devem ser usadas.
É um cômodo que mais exige atenção, principalmente quando o bebê é pequeno, o excesso de pó pode prejudicar o desenvolvimento da criança, e ainda iniciar possíveis crises alérgicas.