Quando chega a hora de mudar só pensar em toda aquela confusão, caixas e mais caixas, tudo fora do lugar e depois a recolocação, deixa qualquer um de cabelo em pé. Até porque é muito comum que na hora da mudança, as pessoas se deem conta de quanto coisa elas acumularam em casa. Normalmente, esse é o momento de descobrir quanta coisa foi comprada nos últimos anos e quanta coisa deveria ter sido jogada no lixo ou passa a diante, no decorrer do tempo.
Mas, não tem jeito, tem que encarar a bagunça de frente e preparar a mudança. E o primeiro passo é deixar a preguiça de lado e se organização não é o seu forte é hora de passar a ser. Planejamento e organização são fundamentais para conseguir realizar uma mudança sem traumas de maneira eficiente e até fácil, se pensarmos quando foi feito tudo de qualquer jeito.
Dicas Para o Planejamento!
Toda mudança tem dia certo e hora certa para acontecer. Ninguém acorda de manhã e resolve que a tarde vai se mudar, teve todo um planejamento. E claro, que não é que um quando vai se mudar pode encaixotar tudo e ficar vivendo em um hotel ou pode deixar para guardar tudo no dia da mudança sair. Então, o que fazer?
Organiza-se da seguinte forma:
- As caixas que podem ser fechadas o quanto antes e as caixas que deverão ser fechadas no dia da mudança. As que podem ser fechadas antes podem ser aquelas como as dos livros, por exemplo, as das louças usadas em ocasiões especiais, das roupas de inverno, entre outras. É tudo aquilo que poderia ficar um mês dentro de uma caixa e não seria necessário usá-lo. E claro, as que devem ser fechadas no dia da mudança, são por exemplo, os utensílios de cozinha, que serão usados até o dia anterior, as roupas pelo menos daquela semana de trabalho, o material escolar das crianças, entre outros.
Porém, antes de pensar nas caixas você precisa criar um “roteiro” de como será o seu processo de mudança. Como? Veja em ordem de prioridade, a seguir!
- Lembra que lá no início falamos da quantidade de coisas que são descobertas no “processo” de mudança de casa. Então, ao invés de levar aquele monte de coisas que a família não usa para casa nova e ficar sem saber onde guardar, faça uma faxina. A faxina é o primeiro passo para que uma mudança corra sem problemas. Jogue fora e doe tudo aquilo que não te serve mais, faça isso sem pena. Lembre-se que é menos uma coisa para carregar e guardar na casa nova.
- O segundo passo é decidir quais as caixas podem ser feitas inicialmente e depois colocá-las em ordem de o que pode ser guardado e o que deverá ser guardado por último.
- O terceiro passo é feito em “sintonia” com o primeiro, que é organizar as caixas, podem fazer um cômodo da casa de cada vez. Não saia pegando tudo o que vê pela frente e colocando nas caixas. (a seguir, como organizá-las)
- Depois disso preparar as caixas, deixe-as de modo que entre no caminhão o que é necessário retirar primeiro e também considerando o peso das coisas para que nada seja danificado.
- Os móveis, claro, devem ser organizados levando em conta a mesma linha de raciocínio. Se você tem um home office, ele pode ser o primeiro a ser desmontado. Em caso de móveis que precisem ser desmontados, contrate alguém com antecedência para fazer isso e marque também a data da montagem na nova casa.
- Se você mesmo que está preparando a sua mudança, compre caixas e plástico para proteger os seus móveis e eletrodomésticos. Se você tiver malas, uma parte das roupas também pode ser colocada dentro delas.
- É importante evitar de levar para casa nova roupas ou outras coisas sujas. Então, antes de começar a fazer as caixas para mudança, faça uma faxina pesada na casa e deixe tudo limpinho para o apartamento novo.
Como Fazer as Caixas Para Mudança de Casa
- Embale tudo muito bem usando plásticos apropriados para isso, caixa de papelão forte, que aguente o peso do que está sendo empacotado. Use fita adesiva para fechar cada caixa e escreva do lado de fora com uma caneta piloto, o que tem naquela caixa, tipo “cozinha – copos e talheres” e não esqueça de sinalizar “frágil” quando tiver uma caixa com coisas que podem quebrar ou danificar.
- Faça as caixas por cômodo: sala, quarto 1, quarto 2, cozinha, banheiro, etc. Nunca misture o que é de um ambiente na caixa com o de outro. Na hora de colocar na caixa pode parecer prático, mas depois será um grande problema quando chegar na casa nova.
E como mudança não é só fazer caixa é também desfazê-las, organiza-se na hora de tirar as coisas e guardá-las na casa nova. Não saia abrindo todas as caixas ao mesmo tempo. É melhorar demorar uma semana, mas guardar todos os itens de uma caixa até abrir uma segunda. Se você abrir todas as caixas acabará perdida no meio das coisas e a sua organização será muito mais lenta. Faça dessa forma!
- Coloque cada caixa no cômodo que ela corresponde, isto é, se está com itens de cozinha, coloque a caixa na cozinha, o mesmo no quarto, sala, etc.
- Só abra a caixa de alguma coisa quando o móvel onde ficam guardados aqueles itens estiver montado. Por exemplo, não adianta abrir a caixa de livros, se a estante não está montada.
- Antes de abrir as caixas, dê uma faxina na casa, é bem mais fácil do que quando tudo estiver no seu lugar.
- Jogue fora imediatamente as caixas que já foram abertas e as coisas devidamente guardadas. Quanto menos bagunça tiver espalhada, mais eficiente será o seu trabalho de colocar tudo no lugar.
O importante, acima de tudo, é organizar toda a mudança com antecedência e não tentar organizar mais do que o seu tempo livre para ela permite. Faça cada coisa no seu tempo.