Dicas de Como Limpar Janelas e Vidros de Maneira Correta

Limpar janelas é um daqueles trabalhos que leva tempo e dedicação. Ao escolher as melhores ferramentas e técnicas, a tarefa pode ser muito mais rápida e produzir melhores resultados. Aprendendo boas técnicas e métodos eficientes, você pode ter janelas e vidros mais limpos em casa e sua casa até mais brilhante, pois os vidros vão refletir de verdade.

Os vidros devem ser limpos com uma frequência mínima quinzenal se você quer manter sua casa sempre limpa. Como isso pode ser um pouco cansativo, tente ao menos uma vez ao mês passar por todos os seus vidros com uma limpeza mais apurada. No dia a dia, passe um pano, o mesmo usado para limpar moveis para tirar o excesso de sujeira do vidro. Costuma ser bem eficiente.

Use Primeiro um Pano Limpo Para Limpar os Vidros

Para remover sujeiras com perfeição em vidros, sua primeira etapa deve ser passar uma flanela limpa, de tecido fino, para retirar o excesso. Passar qualquer loção em cima de poeira vai criar manchas e apenas fazer a poeira grudar mais. Primeiro passe uma flanela limpa. Mas qual pano usar? O correto e perfeito seriam aqueles mesmos panos usados para limpar óculos, mas nem são fáceis de encontrar e muito caros. Use flanelas para vidros, vendidas em supermercados e até em lojas de produtos para auto por serem recomendadas para uso em vidros de carro também.

Passe uma primeira vez nos vidros a sua flanela seca e limpa. Sacuda o pano para tirar a sujeira e passe mais uma vez, principalmente em vidros sem limpeza há muito tempo. Para retirar o excesso em cantinhos de janelas, use um cotonete para não forçar o pano: o trabalho vai ser mais simples. Evite panos grossos, principalmente em espelhos e vidros finos. Eles vão arranhar seu vidro e criar lascar não removíveis. Principalmente se a sujeira for de areia.

Lave os Vidros Muito Sujos com Água e Detergente

Em janelas e vidros sujos ou guardados muito tempo, lavar pode ser a melhor pedida. Usando um detergente neutro, faça uma solução básica de detergente e água, com porções pequenas de detergente e lave abundantemente. Você não precisa se preocupar na quantidade, mas sim no material a qual o vidro está acoplado. A lavagem só pode ser feita em janelas com alumínio, inox ou ferro e secadas logo depois no caso das de ferro para não enferrujar. Em janelas de madeira a lavagem não é recomendada, pois a agua pode penetrar nas fissuras e acabar por danificar a madeira a longo prazo, afofando.

Para não arranhar o vidro, use uma vasilha para jogar a agua e uma esponja de lavar pratos em seu lado fino para esfregar a sujeira. Não esfregue com força, pois a agua abundante já será responsável por remover a sujeira firma há muito tempo. Com o tempo ela vai soltando. Para ajudar, use uma mangueira com agua corrente para fazer o liquido fluir no vidro para amolecer as sujeiras antigas. O método costuma ser bem eficiente. Tal método deve ser usado para portas, janelas e qualquer vidro que tenha contato com fachada e que possa ser lavado sem prejudicar os itens ao redor, como vidros de carro, de box de banheiro, dentre outros. Vidros espelhados pedem este tipo de limpeza também.

Loções São uma Boa Pedida Para Remover a Sujeira

No supermercado você deve encontrar diversos tipos de líquidos de limpeza de vidros bem eficientes. Há alguns do tipo ‘limpa tudo’, mas estes não costumam ser muito bacanas para uso em vidros porque não deixam um efeito brilhoso e podem deixar até manchas. Esses produtos devem ser usados com alguns cuidados e são ideais para vidros internos como tampos de mesa, janelas pequenas com entrada para dentro de casa.

As loções devem ser aplicadas depois de retirar o excesso da sujeira. Prefira limpar vidros em dias nublados, pois o sol irá secar o produto antes de você terminar a limpeza e pode deixar manchas.  Aplique o produto direto no pano e depois esfregue o seu vidro em movimentos circulares. Caso encontre sujeiras ainda, passe um pano por cima depois de secar a loção.

Para os Cantos Mais Sujos das Janelas, Use Acessórios

Vidros, infelizmente, podem ficar sujeira como restos de comida em mesa, gordura, tintas, dentre outros. Para os casos mais sérios, use acessórios macios como cotonetes, esponjas e uma escova de dente macia. Não force muito para não arranhar o vidro. Principalmente em vidros delicados em que o visual é tudo, como mesas de tampo de vidro.

Use um Borrifador

O balde pode ser um problema porque espalha muita agua em sua casa. Para janelas internas, use um borrifador para controlar o jato. Você deve fazer duas soluções: uma com detergente e agua, limpe e esfregue e a sujeira e depois apenas uma com agua para depois retirar o excesso. Passe um pano depois com uma loção limpante para remover as manchas de agua do vidro que possivelmente vão se formar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *