Departamentos Tratam de Sustentabilidade

Cada vez mais as empresas de construção civil se preocupam com os projetos de empreendimentos que buscam incluir quesitos de sustentabilidade em suas obras. Detalhes como total aproveitamento da luz solar, máxima ventilação natural, fatores estes que ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica, além de inclusão de áreas verdes nos projetos e aproveitamento máximo de materiais nos canteiros de obras onde sempre houve um grande desperdício.

Importância dada às ações

Departamentos Tratam de Sustentabilidade

Departamentos Tratam de Sustentabilidade

Na verdade é tão grande a importância dada a ações como estas que em muitas dessas empresas departamentos tratam de sustentabilidade com o propósito de atuar de maneira a facilitar estas ações. Segundo o parecer de algumas construtoras esse departamento serve para atuar em outras áreas da própria empresa para a organização das ações e fazer a disseminação dessas. Cabe também a esse departamento realizar o estudo de processos e tecnologias novas e também fazer a identificação das oportunidades e dos riscos.

Objetivo

O objetivo maior destas empresas é priorizar as ações que já foram iniciadas e dar forma as iniciativas internas da empresa que estejam focadas em sustentabilidade. Dentro desse processo, colaboradores têm oportunidade de fazer sugestões nesse sentido que após analisadas, se aprovadas poderão ser postas em prática. O que as empresas buscam na realidade é que o maior número possível de pessoas se engaje nesse projeto de sustentabilidade, pois se espera que assim possam surgir novas oportunidades que resultem em ações reais.

A prática

Educação

Educação

São várias as construtoras que hoje fazem parte de um grupo bastante seleto que se preocupa com sustentabilidade. Essas empresas em geral contam com equipes que trabalham dentro do departamento se dedicando ao desenvolvimento do tema sustentabilidade em projetos acompanhando esse desenvolvimento em todas as fases seja da obra ou da arquitetura.

Incentivo

Para fazer a conscientização e dar incentivo aos operários para que participem do processo muitas empresas desenvolvem projetos de reciclagem de resíduos até mesmo nos canteiros de obras e com isso os próprios operários é que são os beneficiados e chegam, em muitas empresas a comprarem cestas básicas somente com o dinheiro resultante da reciclagem. No final da obra os prédios já são entregues com vários sistemas sustentáveis como é o caso do reaproveitamento de água de chuveiros e pias para ser usada em sanitários enquanto que as águas pluviais também são aproveitadas para regar os jardins ou proceder à limpeza de áreas comuns dos prédios.

Outras ações

Medidas

Medidas

Entre as medidas que estão se tornando comuns, as empresas da construção civil dão grande importância para a compra de madeira de fornecedores licenciados pelo IBAMA e também a preservação de áreas verdes quando estas já existem nos locais das obras. As empresas trabalham ainda no sentido de potencializar essas experiências.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *