?> Cuidados que Devem ser Tomados ao Usar o Elevador | Imóveis Cultura Mix

Cuidados que Devem ser Tomados ao Usar o Elevador

Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados quando se uso o elevador, isso independente do equipamento ser novo ou não, mesmo que passe frequentemente por manutenção ou ainda esteja sob os cuidados de um zelador ou ascensorista.

1- A abertura bem como o fechamento das portas é o momento que precisa de maior atenção.

Por exemplo, quando as demais pessoas já embarcaram e você tenta aquela corridinha para não o elevador, nesse momento não interrompa o fechamento da porta com as mãos. Caso não consiga chegar a tempo, o procedimento correto a se tomar é chamá-lo novamente pelo botão e aguardar até que ele chegue.

2- Também não é recomendado segurar a porta além do tempo próprio para o embarque e desembarque, já que essa atitude pode estragar o equipamento e deixar todas as próximas viagens bem menos seguras. Mesmo com o elevador lotado, evite encostar ou apoiar-se nas portas, isso também pode acarretar problemas de funcionamento.

Como usar o Elevador

Como usar o Elevador

3-Para aqueles que possuem animais de estimação, a dica principal é nunca deixar o animal sozinho, mesmo que preso a uma guia, e jamais deixar que ele entre no elevador antes do dono. Geralmente as guias de passeio são bastante finas e o sensor de presença da porta do elevador pode não detectá-la. Ou seja, a porta pode fechar antes que o dono do animal esteja no elevador ou vice-versa.

Como Proceder se Ficar Preso no Elevador

Uma queda repentina de energia pode deixar as pessoas presas no elevador e, se algum dia você se encontrar numa situação dessas, nunca tente sair de maneira forçada, ou seja, sozinho. Isso coloca sua vida em risco, pois somente os técnicos de manutenção, que são treinados para resolver os problemas do equipamento, a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros podem fazer o resgate.

Caso isso aconteça, sua primeira ação deve ser a de usar o interfone para avisar a portaria sobre o ocorrido. Desta forma, o porteiro ou responsável entrará em contato com os técnicos de manutenção. Outra dica é nunca aceitar ajuda de pessoas que não sejam qualificadas para lidar com o problema.

Segundo algumas empresas fabricantes de elevadores, a parte interna dos equipamentos é segura e não há risco nenhum de faltar ar. No entanto, para facilitar o socorro, o profissional do local precisa saber identificar em qual andar o elevador está parado, depois chamar o técnico ou o órgão responsável para que seja realizado o resgate e verifique-se se a chave de abertura da porta está em local seguro com acesso somente a pessoas capacitadas e autorizadas.

Dicas de Segurança

Nos dias chuvosos, um procedimento que deve ser tomando ao usar o elevador é evitar entrar no mesmo com capas e guarda-chuvas muito encharcados. A água que escorre dos objetos deve ser bem escorrida antes de entrar na cabine. Em lugares onde há risco de alagamento, o aconselhável é parar o elevador em andares altos.

Também é possível ficar atento a alguns detalhes no funcionamento, para saber se o elevador do local está precisando de manutenção ou precisa ainda ser trocado. Isso pode ser descoberto a partir da formação de degraus entre a cabine e o pavimento e ainda no excesso de trancos nas partidas e paradas, que não indicam bom funcionamento. Além disso, consulte também as dicas gerais dos fabricantes para prevenir situações de risco.

Faça a Coisa Certa

O elevador é uma máquina de transporte com extrema utilidade, no entanto seu uso requer diversos cuidados para se evitar acidentes, que em muitos casos acabam sendo fatais.

O que Você não Deve Fazer

  • Nunca puxe a porta do pavimento sem que haja a presença da cabine no andar.
  • Não apresse o fechamento das portas.
  • Não aperte várias vezes o botão de chamada, espere pacientemente.
  • Não chame vários elevadores ao mesmo tempo.
  • Nunca fume dentro do elevador.
  • Não faça movimentos bruscos dentro do elevador.
  • Não deixe que elevador lote, provocando um peso acima do permitido.
  • Não bloqueie o fechamento das portas com algum objeto.
  • Saiba que o excesso de carga e de lotação é perigoso e proporciona desgaste prematuro do equipamento.
Elevador Cheio

Elevador Cheio

Cuidado com as Crianças

O elevador, seja de que lugar for não é lugar para brincadeiras, por isso, oriente as crianças para que:

  • Não acionem os botões desnecessariamente;
  • Não façam movimentos bruscos dentro da cabine ou deem pulos;
  • Nunca coloquem as mãos na porta;
  • Não entrem primeiro no elevador, ou seja, assim que as portas se abram.
  • Evite que as crianças usem o elevador sozinhas.
  • Exija das empresas dos elevadores uma maior conservação e, principalmente que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver revisão técnica ou em reparos.

Quando o Elevador parar Entre Dois Andares

Os ocupantes devem proceder da seguinte maneira:

  • Mantenham a calma, já que o perigo não é iminente;
  • Acionem imediatamente o botão de alarme ou ainda utilizem o interfone para pedir ajuda;
  • Solicitem que seja chamado o zelador e, caso necessário, a empresa conservadora ou mesmo o Corpo de Bombeiros;
  • Aguarde com bastante calma.

Dica Importante: Não Tente Sair por Conta Própria ou Force as Portas!

Como já dissemos, caso o elevador pare entre os andares e a porta abra, nunca saia pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar a qualquer momento, por isso, o risco é bastante grande. Então, aguarde a sua estabilização.

Nunca se Afobe ao Tomar o Elevador

Assim que a porta do elevador se abrir, preste bastante atenção antes de entrar, e verifique primeiramente se a cabine do elevador está no andar desejado. Falhas mecânicas permitem que a porta se abra sem que elevador esteja presente, o que vem a provocar acidentes fatais.

Por isso, entre e saia do elevador devagar, para evitar colisões com outros usuários e não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem tentando sair. Ainda tome cuidado ao entrar no elevador e também ao sair dele, fique atento para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele para de forma desnivelada com o pavimento.

 Na Ocorrência de Incêndio

Em caso de incêndio, nunca use os elevadores. Lembre-se que o abandono do edifício deve ser feito exclusivamente pelas escadas, obedecendo sempre ao plano de abandono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Poderiam me informar onde posso adquirir a fotos das mãos abrindo o elevador em alta defimição?
    Grato

    Luis Erlanger 1 de dezembro de 2013 12:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *