São inúmeras as pessoas que gostam de preparar um alimento gostoso, seja para um almoço com amigos, um lanche, um petisco e etc. Muitas vezes, podemos considerar a cozinha como uma área vital da casa, no entanto é necessário cuidado, pois o local tem extrema facilidade de acumular sujeiras, bactérias, microrganismos e etc.
Uma cozinha que não seja bem limpa e higienizada se torna um local que pode facilmente contaminar os alimentos, e por consequência trazer inúmeras doenças aos seres humanos.
Por isso é necessário bastante zelo e cuidado no uso dos utensílios de cozinha, pois os mesmos podem acumular algum tipo de elemento que cause contaminações nos alimentos e acabem ocasionando doenças nas pessoas, portanto cuidado com talheres sujos, pano de prato úmidos e sujos e outras situações.
A Cozinha
A cozinha é o ambiente da casa onde preparamos os alimentos e muitas vezes acaba sendo um local que acaba apresentando muitos resíduos de alimentos, e alguns destes por terem natureza orgânica acabam atraindo bactérias, microrganismos e outros animais que tem a capacidade de contaminar os alimentos.
A cozinha por ser um local que concentra calor e umidade com facilidade, além dos constantes restos alimentares, possui grande facilidade de proliferar esses organismos e bactérias contaminadoras.
Os Alimentos
Nós nos alimentamos do mais variado tipos de alimentos: frutas, verduras, carnes, cereais e etc. E mesmo com toda a tecnologia de conservação de alimentos, os mesmo possuem grande facilidade para acumularem bactérias e demais microrganismos que são capazes de contaminar o alimento e deixar uma pessoa doente.
Além disso precisamos tomar cuidado para não consumirmos algum alimento que esteja estragado, pois facilita ainda mais a possibilidade uma intoxicação e uma infecção pelo consumo de alimento em condição inadequada.
Dicas Para Conservar a Higiene da Cozinha
Segue abaixo algumas dicas para conservação da limpeza e higiene da cozinha, de forma que as bactérias e microrganismos que causam a contaminação dos alimentos e por consequência as doenças nas pessoas.
a) Evite o Uso de Talheres de Pau (a tradicional colher de pau)
A famosa colher de pau é um dos grandes focos de contaminação de alimentos na cozinha. Isso acontece pelo fato das bactérias e microrganismos conseguirem se fixar e viver nas ranhuras que se abrem na madeira deste talher, e eles acabam vivendo muito tempo, pois não são retirados somente no momento em que o utensílio é lavado.
A medida que as pessoas utilizam outras vezes a colher de pau, as bactérias e microrganismos que ficaram nas ranhuras podem acabar contaminando os alimentos e causar doenças nas pessoas que se alimentarem da comida feita com este utensílio.
Por isso, é indicado que sejam trocadas as colheres de pau por espátulas fabricadas de silicone.
b) Faça Uso de Utensílios de Cozinha Diferentes
Normalmente os alimentos se contaminam através da contaminação cruzada, que nada mais é que a mistura das bactérias existentes em todos os alimentos de maneira natural. Um exemplo de possível contaminação cruzada é você cortar uma maça com uma faca e depois cortar o pão com a mesma faca.
Por isso, é indicado que sejam utilizados utensílios diferentes sempre que for cortar algum alimento, sempre que for mexer em uma panela, sempre que for guardar um alimento em um vasilhame. Com essa atitude você reduz consideravelmente a possibilidade de existir a contaminação cruzada.
c) Mantenhas as Mãos Sempre Limpas
A limpeza e higienização das mãos é uma questão fundamental para não haver a contaminação dos alimentos.
Por isso é importante lavar sempre as mãos antes de manusear qualquer alimento. Outra dica, é manter as unhas curtas e sem o uso de esmaltes e adereços como anéis e pulseiras.
Segue abaixo um procedimento passo a passo para realizar a limpeza e higienização corretadas mãos antes de manusear algum tipo de alimento:
- Molhe as suas mãos e o seu antebraço com água limpa;
- Lave com a aplicação de sabonete: a palma, as unhas, entre os dedos e etc.;
- Enxague bem e seque com toalha de papel;
- Caso você deseje, pode fazer uso de álcool em gel para concluir a limpeza;
d) Limpeza do Ambiente
É necessário que a cozinha, os equipamentos (fogão, geladeira e etc.) e os utensílios (faca, garfo, colher e etc.) sempre limpos e higienizados. Alem disso, evite pegar nos alimentos com os cabelos soltos (principalmente as mulheres de cabelos grandes) e com anéis, relógio e brinco.
e) Tábua de Corte
Da mesma forma que as colheres de pau, não são indicadas o uso de tábuas de madeira. As tabuas de corte mais indicadas são as de plástico, que se caracterizam por serem pouco porosas. As tabuas de corte devem ser lavadas com a aplicação de detergente.
f) Animais de estimação devem ficar longe da cozinha
Mesmo que os seus animais de estimação, como por exemplo cachorros e gatos, sem limpinhos, você deve evitar que eles transitem no ambiente da cozinha, pois os mesmos podem ser focos de bactérias e microrganismos, que podem vir a contaminar os seus alimentos;
g) Evitar o acumulo de louças sujas
Quando acontece de termos louças sujas acumuladas na pia, geramos condições favoráveis para a multiplicação de organismos capazes de contaminar os alimentos.
Por isso, deve ser eliminado todo o resto de comida existente e coloque a louça de molho para que seja lavada de maneira rápida, evitando o acumulo na pia.
Dicas em Caso de Intoxicação Alimentar
Caso você se alimente algum alimento contaminado e que cause algum tipo de intoxicação alimentar, onde os principais sintomas são: náuseas, diarreia, vômitos e etc., é importante se hidratar através de água de coco, alguma bebida isotônica ou mesmo com o uso do soro caseiro.
Infelizmente, nessa hora o uso apenas de água não irá causar o efeito necessário, pois a água não possui os elementos minerais necessários que a pessoa necessita para se restabelecer. Além disso, é importante tomar sucos de frutas que ajudam no processo de rehidratação.
E não se esqueça de procurar um médico, pois este pode aplicar a medicação correta para a sua recuperação (exemplo: soro na veia).
Esse problemas acontecem normalmente com crianças e idosos, por isso temos que ter bastante cuidado com os alimentos, para evitarmos contaminações e principalmente que as pessoas adoeçam por causa disso.
Por isso, higiene e limpeza na cozinha são fundamentais para que não aconteçam esses problemas de contaminação dos alimentos.