Quando a estação do calor chega é ao ar condicionado que todos recorrem. Este produto amplamente vendido no Brasil tem como finalidade esfriar o ar e, por isso, dá uma sensação gostosa, ideal para uso no verão, principalmente em regiões mais quentes. Mas como todo bom produto ligado a energia, é preciso cuidados, não apenas na escolha do que comprar, mas também na sua manutenção para obter o melhor resultado do item.
O ar condicionado tem como finalidade fazer o processo de climatizar o ar artificialmente. Ele puxa o ar do ambiente, tira sua umidade e o libera frio, por isso a água cai do outro lado, geralmente por uma mangueira encaixada no produto pelo lado externo do cômodo. O produto deixa o ar bem seco, mas gelado, por isso é amplamente usado em cidades de clima quente no Brasil e no mundo.
Como Comprar um Ar Condicionado?
O momento de cuidar do seu ar condicionado começa na hora da compra para evitar dores de cabeça futuramente. Primeiro, saiba escolher o modelo que você precisa de acordo com seu ambiente e seu uso para não ter problemas pensando que está tudo muito quente demais ou frio demais no local. Para saber se o ar condicionado que você deseja cabe bem em sua casa uma dica é olhar os BTUs, ou seja, a potência que o aparelho alcança que deve ser de um BTU por metro quadrado do espaço em que ele será colocado. Fazendo o cálculo você saberá exatamente quanto precisa de potência.
Depois de contar os BTUs, chegou a hora de saber se você precisa de um modelo portátil, janela ou splint. O portátil é mais moderno e pode ser levado para qualquer ambiente, bastando ter uma tomada para ligar próxima. É simples e serve para quartos pequenos ou grandes, dependendo da capacidade em BTUs e deixa o ambiente tão frio quanto um modelo de parede. O seu custo é elevado e se for ter um ar condicionado portátil para deixar no mesmo espaço, você não precisa investir tão alto, os outros modelos são mais em conta.
http://www.youtube.com/watch?v=saRJTYXKLkM
O modelo janela é o mais popular, que exige uma abertura quadrada com uma caixa de cimento na sua parede para poder ser instalado. Na maior parte das vezes, é preciso colocar a caixa para se instalar antes de uma reforma e na construção muitos novos prédios já deixam a caixa do ar condicionado instalada.
Caso não tenha uma caixa para ar condicionado, não tem como escapar de furar a parede mas, depois do espaço já instalado, qualquer um pode colocar o aparelho em casa sem qualquer problema, é só ligar na tomada depois de tirar da caixa e ele já vai funcionar. Este é bem barulhento na parte de fora do quadrado, mas é o modelo mais vendido e mais popular, pois surgiu antes dos outros.
O ar condicionado split é o mais moderno e o mais vendido hoje em dia. Como possui potência maior, em sua maioria no mercado de outros modelos, é usado para escritórios ou consultórios fechados, onde os ruídos do modelo janela incomodam e precisam refrigerar grandes ambientes. Sua instalação não envolve furos gigantes na parede e nem uma caixa de cimento, como é o caso do modelo janela, e por isso é o preferido na hora da compra. É também menor que os outros e deve ser colocado no topo da parede.
Limpeza do Ar Condicionado
Um dos fatores mais importantes sobre o ar condicionado diz respeito a sua limpeza e este é o cuidado com o aparelho que jamais deve ser esquecido. O ar condicionado puxa o ar do ambiente e o coloca para fora em temperatura baixa, mas ao mesmo tempo, ele pode mandar toda a poeira do ambiente para o ar, já que ele faz circular a poeira que está presa em seus filtros.
O ideal é que se limpe o ar condicionado ao menos a cada 15 dias e quanto mais seco o tempo do lado de fora, maior a chance de acumular poeira no duto de ar, por isso é importante uma limpeza constante, ao menos duas vezes ao mês. Na maior parte dos modelos, há como tirar os filtros e escovar com água corrente para tirar toda a poeira, mas quando isso não é possível é só chamar um técnico para fazer a manutenção.
A limpeza com um técnico é bem mais profunda que a feita em casa e é altamente recomendada, principalmente no caso daqueles que usam o modelo split. O profissional irá tirar todos as peças em uma desmontagem completa para depois limpar tudo, tirando toda a poeira do produto e recolocando para funcionar. O usuário do espaço irá notar de cara que o ar vai ficar mais limpo, por isso este processo de cuidado com ar condicionado deve ser seguido a risca.
Manutenção do Ar Condicionado
Existem dois produtos dentro da casa que pouca gente sabe que precisa de manutenção: máquina de lavar e ar condicionado. Ambos pelos mesmo motivos: juntar sujeira em seu interior faz com que se forcem as peças, então, a potência de funcionamento de ambos irá ficar comprometida. A máquina de lavar já não vai lavar e secar a roupa de forma tão perfeita e o ar condicionado também não vai funcionar bem e nem gelar, problema que pode ser facilmente resolvido com uma manutenção.
A cada 12 meses, um técnico deve ser chamado para fazer a manutenção do produto adequadamente. Este irá desmontar o aparelho e observar se todas as peças estão funcionando bem e não apenas limpar os filtros, pois esta é uma limpeza normal, mas olhar as peças do motor se precisam ser limpas ou ainda trocadas. O seu gasto será anual, mas você terá um produto durando bem mais tempo que se usasse um aparelha que está forçando seu motor, porque com sujeira acumulada ele irá trabalhar mais e chegará uma hora que irá parar de funcionar.
O consumo de energia de um ar condicionado com defeito também é bem maior, por isso é importante que se observe se o produto funciona bem mesmo, uma das formas de fazer isso é vigiando a consumação mensal, pois se vier bem maior que o normal pode ser que seu ar condicionado precisa de uma manutenção.