Chega o período de férias e muitas pessoas procuram imóveis localizados em áreas como praia e campo para alugar. No período das férias, as pessoas muitas vezes procuram alugar imóveis para passar a temporada de forma que procurem descansar e se divertir.
Na época das férias, a procura para alugar imóveis por um curto período (dias, semanas e no máximo um mês inteiro) aumenta bastante, o que muitas vezes dificulta os interessados a alugarem os imóveis, pois devido a alta procura, muitas vezes a pessoa não tem o tempo devido para ir até o imóvel antes de aluga-lo.
Por isso, o aluguel de imóveis para a temporada das férias pode acabar se tornando uma tremenda dor de cabeça para o locatário, pois muitas vezes a pessoa que vai sair de férias aluga o imóvel apenas com base na descrição feita pelo proprietário (locador) ou pela imobiliária responsável por alugar o bem.
E infelizmente, diversas vezes o imóvel não é exatamente aquilo que foi descrito, o que ocasiona um grande numero de problemas para a pessoa.
Inconvenientes e Problemas para Alugar um Imóvel para Temporada
A grande maioria dos inconvenientes gerados no aluguel de um imóvel para passar uma temporada, estão ligados ao fato das pessoas muitas vezes alugarem esses imóveis sem realizar uma visita antes de fechar o contrato.
Segue abaixo alguns dos maiores problemas encontrados pelas pessoas no aluguel de imóveis para temporada:
- O imóvel alugado não existe;
- O imóvel alugado não é o mesmo da descrição feita pelo proprietário ou pela imobiliária;
- O estado de conservação do imóvel alugado;
- A localização do imóvel não corresponde a propaganda;
- Outros problemas;
Por isso é importante que o interessado em alugar um imóvel para curtir as férias se previna e tome medidas preventivas para que essa operação não se torne um problema a ser resolvido.
Dicas e Cuidados Antes de Alugar um Imóvel para a Temporada
Segue abaixo algumas dicas e cuidados a serem tomados para que as pessoas interessadas em alugar um imóvel para a temporada das férias.
1) Antes de Fechar o Aluguel do Imóvel, procure Realizar uma Visita ao Imóvel
Antes de fechar o negocio, procure conhecer pessoalmente o imóvel que está lhe causando interesse de alugar. Esse fator é importante para a tomada de decisão, pois nada melhor do que conhecer o imóvel para saber se as características descritas na propaganda para aluguel.
A visita ao imóvel permite que a pessoa interessada em locar o imóvel, conheça o estado de conservação do imóvel, como é o local e as características da vizinhança – a pessoa pode conversar com os vizinhos para saber como é o ambiente, a distancia do imóvel para a praia ou região desejada para curtir as férias, as condições dos equipamentos domésticos da casa e outras questões. Tudo isso é necessário para saber se o imóvel está nas condições adequadas para ser alugado e você não caia em uma roubada.
No entanto, muitas vezes devido ao seu tempo livre disponível e a distancia da sua moradia para o lugar onde pretende passar férias, você não tem como ir pessoalmente ver o imóvel, por isso é fundamental você procurar obter o maior numero de informações possíveis, que consigam embasar o fechamento do contrato. Uma das possibilidades é procurar pessoas que já alugaram aquele imóvel e pedir as informações a eles e peça ao corretor ou a pessoa com quem esteja negociando a locação que lhe envie fotos mostrando os detalhes dom imóvel.
2) Contrato de Locação do Imóvel
Apesar do curto período em que passamos em um imóvel de temporada – muitas vezes esses contratos variam pelo período de um dia, um fim de semana, uma semana, um mês ou por um tempo máximo de 90 (noventa) dias – essa situação é regida pela lei do inquilinato (lei 8.245/91).
Por isso, para maior segurança tanto para o locador quanto para o locatário, é interessante que seja firmado o contrato de locação do imóvel, pois o mesmo pode evitar que aconteçam uma serie de problemas.
No contrato de locação é importante que seja mencionado a situação de instalações elétricas, hidráulicas, condições do imóvel e outras questões estruturais.
É interessante que seja realizada uma vistoria entre o locatário e o proprietário ou corretor responsável, antes da entrega do imóvel, pois conforme a lei do inquilinato o inquilino precisa devolver o bem alugado no mesmo estado que recebeu, e com o contrato constituído e a realização de vistoria (tanto na entrada quanto na saída), as duas partes tem condições de provar estado de determinadas áreas da casa, sem gerar problemas para as pessoas. Caso na vistoria seja encontrado algo que não esteja de acordo com o combinado, registre por escrito e entre em acordo com a outra parte.
Um contrato bem detalhado é importante e uma medida de segurança para o proprietário do imóvel e para o locatário.
O contrato de locação deve conter informações como: data da entrada e da saída do locatário, o valor cobrado pelo aluguel, a forma de pagamento, questões de multas em caso de atraso ou de quebra de alguma coisa da casa, terá listado todos os bens que estão no imóvel e até mesmo quantas pessoas irão ocupar o imóvel durante o período alugado.
Com relação ao pagamento de aluguel de casas de temporada, elas são acordadas entre as partes, mas a prática comum é pagar metade do valor no dia da contratação e a outra metade na entrega das chaves. Os especialistas sugerem que para maior segurança do inquilino, o pagamento seja feito via deposito bancário.
3) Acessórios, Eletrodomésticos e Regras
Verifique a questão dos acessórios disponíveis, dos eletrodomésticos e seu estado de conservação e das regras do imóvel que será locado. Essas providências ajudam a evitar a ocorrência de uma serie de problemas.
Antes de viajar é de grande importância verificar se o imóvel possui acessórios como: cama, ventiladores, louças, talheres e outros. É importante ver essa questão para que você possa providenciar os acessórios necessários para o bom andamento de sua temporada de férias.
Com os eletrodomésticos é a mesma situação e faça valer em contrato a condição de cada eletrodoméstico para que não existam problemas e cobranças futuras, seja por mal uso da parte de quem alugou ou de ter recebido um eletrodoméstico em péssimas condições de utilização.
Com relação as regras do imóvel, é importante verificar essas questões para evitar constrangimentos com relação ao que é permitido ou não para os inquilinos. Esses problemas ocorrem muito em imóveis que ficam localizados em condomínios.
Verificando essas questões e algumas outras que possam vir a surgir, basta o inquilino fechar o contrato e curtir suas férias sem maiores preocupações.