O Granito
O granito, nada mais é do que um tipo de rocha ígnea (também conhecida como magmática), que são aquelas formadas por meio da solidificação do magma dos vulcões, que possuem texturas com grãos que podem ser finos, médios ou grosseiros, sendo que sua composição é majoritariamente de alguns tipos de minerais, como o feldspato, a mica e o quartzo, e podendo ter como acessórios os minerais como o zircão e a hornblenda, estes estando presente em grande parte das placas de granitos. Essa rocha é muitas vezes encontrada nas placas continentais ao redor de toda a crosta terrestre.
Na maioria das vezes o granito é encontrado de forma compacta, ou seja, sem suas estruturas internas, e com características basicamente duras e resistentes, sendo que esses são os principais motivos para que essa rocha seja muito utilizada em várias vertentes da construção civil, sendo que esse é o foco do artigo de hoje, mais especificamente, o uso do granito em cozinhas.
O nome “Granito” foi dado a essa rocha há muitos e muitos anos, e o principal significado dessa palavra vem do idioma latino e representa a palavra “grão”. O granito é uma rocha que pode ser encontrada ao redor de todo o mundo, e as cores principais e mais comuns encontradas são o cinza e o avermelhado, porém, existem outros – um pouco mais raros – como o azul, o verde, o amarelo, o branco, o preto e o marrom.
Esse tipo de rocha já é conhecido há muitos e muitos anos por toda a humanidade, sendo que seus primeiros registros de uso foram encontrados no Antigo Egito, sendo que lá, sua principal utilização era na construção de túmulos de faraós e outros tipos de monumentos da época. Em seguida, outros povos que passaram a utilizar mais frequentemente o granito foram os romanos, com o principal intuito de utilizar essa pedra nas mais variadas obras da arquitetura daquela época. Conforme o tempo foi passando, essa pedra foi se popularizando cada vez mais, e hoje em dia tem sido utilizada em vários ambientes em nossa sociedade, principalmente em banheiros e cozinhas, sendo esse último, o foco do artigo de hoje.
Cozinhas Com Granito
O granito muitas vezes trás para sua cozinha um visual diversificado e mais interessante do que podemos imaginar. Para conseguir um bom visual basta que você saiba fazer as combinações certas de cores e tons, de maneira que combine com sua cozinha. É muito comum ver uma cozinha com acabamento de pias e balcões em granito, já que essa é uma das pedras mais utilizadas nas cozinhas, sejam elas planejadas, ou não. Um dos motivos para fazer com que esse tipo de pedra seja frequentemente utilizada e vista como um item bastante diversificado é o fato de ela ser praticamente exclusiva, já que por ser uma pedra natural, é praticamente encontrar alguma que seja igual a outra. Porém, esse pode acabar não sendo um fator determinante, já que o granito conta com várias outras vantagens.
Outro ponto muito positivo para a utilização do granito em cozinhas, principalmente em bancadas e pias, é a sua facilidade de limpeza e baixa necessidade de manutenção, já que em grande parte das vezes sua qualidade é muito boa, o que faz com que essa pedra possua uma durabilidade bastante elevada. Porém, não é somente em bancadas e pias que o granito deve ser utilizado, já que suas aplicações podem ser bastante amplas, como por exemplo em pisos, em escadas, nos tampos de mesas, em revestimentos de paredes, soleiras e pingadeiras, criando assim vários detalhes na arquitetura de uma cozinha.
O preço do granito pode variar bastante, e essa variação se dá principalmente por fatores relacionados a cor e o grau de uniformidade da pedra, já que aquelas que são mais uniformes tem a tendência de ter um valor mais elevado do que as outras que possuem mais pontilhados. Já a respeito das cores, os granitos cinzas tendem a ser mais baratos do que os pretos e brancos, principalmente por eles serem mais comuns. De maneira geral, o preço mediano do granito preto fica em torno dos novecentos reais por metro quadrado, enquanto o granito cinza custa cerca de duzentos reais por metro quadrado, o que é uma diferença extremamente considerável.
No que diz respeito a construção / reforma de uma cozinha, o mais indicado é que sempre se conte com o auxilio de um profissional nesse momento, seja ele um design de interiores ou um arquiteto, já que sem dúvidas eles tem um conhecimento e uma noção bem maior a respeito de qual o tipo de granito que mais harmoniza e combina com o ambiente como um todo, escolhendo assim o local de instalação e a cor mais adequada, para deixar assim a cozinha bonita e aconchegante para todos que a utilizarão, além de, é claro, deixa-la fácil de limpar e sem necessidade de muitas manutenções e coisas desse tipo, por um bom tempo, bastando apenas cuidados básicos e comuns.