?> Consórcio de Imóveis - Rodobens e Ademilar | Imóveis Cultura Mix

Consórcio de Imóveis

Hoje em dia o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo se Serviço) ampliou as opções de utilização, e com a abertura deste leque é possível usá-lo para a aquisição de sua casa própria através de um consórcio de imóveis. Esta nova regulamentação para uso deste recurso na compra de imóveis ocorreu recentemente, mais especificamente no mês de março de 2010, e neste curto período de tempo a comercialização de consórcios de imóveis já apresentou um crescimento de 18,1% se considerarmos o acumulado deste ano. Ao todo foram 56 mil novas cotas de consórcio comercializadas até o mês de março, em contrapartida no primeiro trimestre do ano de 2009 foram somente 47,4 mil cotas. Fabiano Ferreira, que é o atual vice-presidente da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) se mostrou muito otimista ao dizer que este crescimento representa apenas uma prévia do que se espera para este ano.

Ademilar

Pontos Positivos e Negativos do Consórcio

Ao pensar na aquisição da casa própria, sonho e realidade se misturam, e sendo assim é muito importante que se pense com muito cuidado sobre vários aspectos como a decisão entre o financiamento ou o consórcio como forma de pagamento. Com a utilização do consórcio não há tanta burocracia, pois o crédito já é aprovado e basta apresentar a escritura devidamente registrada junto da alienação ou ainda da hipoteca e o pagamento de seu consórcio acontece imediatamente, e, além disso, é bem provável que haja uma redução considerável no custo de seu imóvel. Mas ao optar pelo sistema de consórcio é importante estar ciente de que existe a necessidade de aguardar pelos sorteios e só ao ser sorteado é que o proprietário obtém a chave do seu imóvel. Já no sistema de financiamento você recebe as chaves assim que houver a liberação de seu crédito.

Rodobens

Alguns Cuidados

Ao optar pelo sistema de consórcio fique alerta, é importante estar atento a algumas dicas, como por exemplo, verificar a autorização da administradora de consórcio escolhida junto ao Banco Central; ler o contrato com muita atenção antes de assinar; não fazer acerto algum por meio de promessas verbais apenas; verificar possíveis reclamações procedentes contra a referida administradora de consórcios junto aos órgãos competentes, que neste caso são o IDEC, Proteste e PROCON.

Consórcio de Imóveis

Uso do FGTS

Para ter direito ao uso do FGTS para a realização do consórcio existem algumas exigências que devem ser observadas, quanto ao valor do imóvel que deve ser de no máximo R$ 500 mil, a sua localização que deve coincidir com a cidade onde o trabalhador reside ou exerce sua principal ocupação, o tempo que o trabalhador tem de vínculo com este fundo que deve ser de no mínimo 3 anos, a comprovação de renda, entre outros. Informe-se e aproveite esta oportunidade de aquisição de seu imóvel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *