Nada é melhor do que ficar sentado ao lado de uma piscina enquanto saboreia uma bebida gelada durante os meses quentes de verão. Mas se você possui uma piscina em casa, também sabe como elas são caras e quanto trabalho e dinheiro pode ser manter uma sempre linda e nova. Então, para garantir que se obtenha o máximo da sua piscina sem ela tirar o máximo de você, aqui estão algumas dicas de economia de dinheiro e aparelhos que economizam tempo e deixam sua piscina funcionando e em dia.
Algumas Épocas são Melhores para Esvaziar a Piscina por Completo
A primavera e o outono são as melhores épocas para encher sua piscina. O reabastecimento em tais períodos não vai colocar pressão sobre o sistema de água ou afetar a sua média de águas residuais, que é calculado entre novembro e março. Pergunte ao seu encanador sobre como instalar um submétrico para monitorar o uso da água e evitar o desperdício ou ter maior controle do consumo.
Use um Temporizador Para Evitar Escoamento ao Encher
Para saber quando terminar de encher sem precisar vigiar a piscina, use um temporizador na mangueira para evitar transbordamento. Adicione alguns centímetros conforme necessário em seu dia de rega programando o aparelho para manter os níveis de água constantes.
Dispositivos de auto-suficiência podem funcionar mal e adicionar água desnecessariamente. Utilizar uma mangueira com temporizador (o que não é tão caro quanto você pode imaginar) torna mais fácil de saber se um vazamento está acontecendo na piscina ou mudanças de níveis drasticamente.
Reduza a Perda de Água
Cerque sua piscina com arbustos ou cercas e desligue cachoeiras ou fontes para reduzir a perda de água por evaporação e vento. Durante o inverno, as tampas de segurança podem impedir a entrada de detritos, enquanto as tampas de bolhas leves são adequadas para a primavera e outono.
Economize Energia na Manutenção e Uso da Piscina
Use um temporizador para controlar a operação diária de fontes, cascatas e bombas de circulação ou em seu limpador de piscina. Reduza o tempo de filtração para seis horas por dia, e certifique-se de executar a limpeza apenas quando o filtro está sendo executado.
Cuide da Hidratação da Piscina de Forma Adequada
Mantenha os níveis de químicos adequados e tempo de circulação adequada. Você terá água mais limpa e mais segura e evita a necessidade de esvaziar a piscina com tanta frequência.
Faça a Manutenção do Sistema de Drenagem
Dependendo da localização, manutenção e uso, uma piscina pode ir até três anos entre as drenagens. Em alguns casos, a drenagem parcial é tudo o que é necessário. Pergunte a um profissional o que seria apropriado para sua piscina. A água deve ser substituída a cada três meses, dependendo do uso. A água pode ser descarregada no bueiro se não contém algas ou outros detritos, se for livre de cloro e outros produtos químicos da piscina e tem um nível de pH entre 6,0 e 10,5.
Use uma Bomba Menor do que o Instalador Recomendar
Manter a piscina limpa é demorado, mas também é caro. A maioria das piscinas vêm equipadas com bombas, que são muito grandes, e isso é um exagero e custa dinheiro. Tente substituir a bomba com algo menor, uma unidade de potência de três e meio é mais do que suficiente para a maioria das piscinas, e a maior parte das empresas de instalação não recomenda porque quer lucrar mais com a venda de uma bomba mais potente.
A execução de uma bomba de piscina durante todo o dia também deixa a sua carteira de dinheiro mais leve. Ao receber um timer, que pode custar pouco, e só deixar a bomba funcionando partes do dia. Assim você ainda pode manter a boa qualidade da água, mas salvar uma tonelada de dinheiro com energia elétrica.
Quando é for preciso usar a sua bomba para manter as algas longe? Depende das condições do tempo na região em que a piscina for instalada e quantas vezes você usar a piscina. Mas comece a experimenta reduzir a carga de trabalho da bomba por uma ou duas horas todos os dias e teste a água para garantir que sua qualidade não caiu.
Painéis Solares são uma Boa Pedida Para Aquecer a Piscina
Uma bomba menor e um cronômetro ajudarão você a economizar dinheiro. Uma boa dica ainda de economia é reduzir a emissão de carbono através da instalação de painéis solares para aquecer a sua piscina. Os raios solares são mais fortes durante os meses de verão, então por que não aproveitar esse poder para reduzir a sua fatura da conta de energia? Em muitos países (ainda não no Brasil) o uso de energia solar proporciona uma redução de impostos, de modo que você pode até mesmo ser capaz de fazer essa alteração na sua casa também para usar uma energia mais barata e com igual eficiência.
Mantenha a Piscina Aquecida de Forma Natural
Para não perder completamente o calor do aquecedor, você pode retardar o processo com cobertores de piscina, que flutuam sobre a superfície prendendo a temperatura. Os cobertores de piscina de alta qualidade não só mantém sua piscina quente, mas também são projetados para absorver a luz do sol direta e o calor será adicionado em sua piscina, dando-lhe uma fonte de calor livre e barata. A boa cobertura pode até mesmo impedir a evaporação da água, proporcionando economia na sua conta de água também.
Pense na Área ao Redor da Piscina Também
A piscina em si já envolve um gasto de manutenção. Mas é sempre uma boa ideia repensar na área em torno de sua piscina também, de onde pode estar vindo uma boa quantidade de gastos da manutenção do espaço. Por exemplo: considere a instalação de iluminação energeticamente eficiente na área da piscina, substituindo antigas lâmpadas incandescentes com LEDs mais fluorescentes compactas.
Um pouco de paisagismo estratégico também pode ajudar no longo prazo. Proteger a piscina do vento com a plantação de sebes ou a construção de um muro sólido ao redor da área da piscina reduz a evaporação e perda de calor.
Existe um imenso número de técnicas para limpeza e manutenção de transparência das águas de uma piscina, porém muitas vezes a falta de conhecimento sobre equipamentos e produtos acaba propiciando a propagação de doenças.
Para começar é importante manter o ph entre 7.0 e 7.4, para que os produtos tenham desempenho otimizado. A verificação dos níveis de cloro e ph devem ser uma constante e precisam aumentar de acordo com o nível de utilização.
Produtos como o sulfato de alumínio, utilizado na decantação devem ser evitados, já que além de causar danos à saúde, podem ainda comprometer equipamentos como o filtro.
Utilize sempre produtos como o Cloro durante a noite, já que o sol pode vir a decompor o produto inutilizando seu efeito.