Sempre que vamos decorar um ambiente, saber incrementá-lo com ideias ousadas e inovadoras faz toda a diferença. Usar aquele quadro em um canto da sala que daria um toque diferenciado, ou aquele jarro com flores, ou aquela cortina com uma estampa bonita, faz com que o seu ambiente passe uma mensagem bem diferente daqueles que não se preocupam com isso. De fato, uma decoração bem planejada faz toda a diferença em um ambiente e se é isso que você busca fazer o diferente, você precisa se manter antenado com todas as novidades sobre decoração que vão surgindo ou criar aquela grande sacada e usar na sua casa.
Mas assim como existem os itens que colocamos para melhorar a decoração, para dar aquele toque especial, existem os itens que são incrementados para ajudar a melhorar o ambiente. Um bom exemplo disso que queremos citar são os espelhos. Essas peças podem ser utilizadas em sua casa ou no seu escritório apenas para deixar o ambiente mais bonito, mas um espelho bem localizado em um espaço faz muito mais que isso, ele dá impressão de espaço grande ou pequeno, dependendo do que você busca, traz a sensação de movimento, dependendo também do tipo de peça que você está compondo a sua decoração entre outras funções.
Sabendo disso, vamos aqui entender um pouco sobre como utilizar bem os espelhos em uma decoração, assim como saber de dicas para que vocês nunca errem e utilizem essas peças tão bonitas de forma errada. Existem também as questões esotéricas que envolvem as decorações com espelhos e que vamos conhecer um pouco. Então se você precisa de boas dicas para decorar a sua casa com espelhos, papel e caneta em mãos e vamos começar.
Espelho, Espelho meu…
Antes, você saberia dizer como e quando surgiram os espelhos? De acordo com registros históricos, os primeiros espelhos apareceram aproximadamente no ano de 3.000 A.C e na verdade eram bem diferentes do que são hoje. Na época, eram apenas peças de metais que refletiam a sombra de uma pessoa que não poderia se identificar exatamente quem olhava através dessas peças. Essas primeiras peças foram feitas onde hoje é o Irã.
Já no final do século XIII uma nova ideia de espelho surgiu e uma camada de vidro foi acrescida para que o reflexo pudesse ser um pouco mais nítido. Os primeiros espelhos, idênticos aos atuais foram produzidos já tempos depois entre os séculos XV e XVI, mas eram peças muito caras e acessíveis apenas para reis e rainhas. A popularização dos espelhos veio mais tarde em 1660 com o rei Luis XIV da França, que junto com seus ministros subornaram artesão da época para a construção do salão de espelhos do Palácio de Versalhes. Mas os espelhos baratos mesmo vieram a partir da Revolução Industrial quando os espelhos passaram a ser vendidos no comercio popular e tornaram-se comuns nas decorações domésticas.
Escolhendo o Modelo e Tamanho ideal de Espelho
Assim como um pequeno espelho no detalhe de um móvel ou quadro faz toda a diferença e causa um impacto bem especial, espelhos grandes podem destruir uma decoração. Nesse caso não podemos aplicar a teoria de que é melhor pecar pelo exagero do que pela falta, pois dependendo do ambiente, ter um espelho grande demais, pode tornar-se um incomodo. Também existem casos contrários. Temos certeza que a maioria das pessoas já entrou em um banheiro onde o espelho era muito pequeno e não dava pra sequer ajudar a fazer aquele penteado.
Saber escolher o tamanho certo do espelho para o seu ambiente, deve ser feita imediatamente relacionando o que vai ser refletido. Se você precisa de espaço e de profundidade, usar espelhos tomando uma parede inteira pode ser a solução se você souber colocar os moveis exatamente onde devem. Assim como espelhos aumentam o ambiente, eles podem diminuir.
Outra questão que sempre entra em pauta é o modelo de espelho, se deve ou não ter moldura, etc. A questão da moldura tem que existir uma relação muito grande com a sua decoração. Imaginem aquela casa super moderna e com uma decoração no mesmo estilho e aquele espelho na moldura em moldes antigos? Pode ser uma ótima mesclagem de estilos e causar um grande impacto, mas existem molduras modernas que se encaixariam perfeitamente no ambiente e casariam melhor com a sua decoração.
Trabalhando a Noção de Espaço
Como citamos pouco acima, um espelho bem colocado pode passar a sensação de se estar em um ambiente maior ou menor que ele realmente é. Saber usar esse artifício está sendo uma grande jogada de decoradores e designers de interiores principalmente nos apartamentos mais modernos onde o espaço é bem reduzido e, portanto deve ser muito bem trabalhado.
Corredores, hall de entrada de uma casa ou condomínio e um vão bem pequeno são bons exemplos de locais onde vocês sabendo trabalhar com espelho, causa a sensação de espaço maior. Nesses casos indicamos o uso de paredes inteiras ou apenas meia paredes podendo deixar cerca de 1 metro a partir do chão sem essa cobertura.
Já se você tem aquele espaço grande e não tem mobília suficiente para ocupar tudo, usar essa tática só vai deixar seu ambiente com a aparência de vago. Nesses casos, prefira os espelhos redondos e combinados entre tamanhos médios e pequenos desde que não reflitam o ambiente por completo.
Energizando seu lar com Espelhos
O Feng Shui é uma técnica oriental muito conhecida no mundo inteiro e que tem como objetivo, organizar o seu ambiente de forma que ele fique muito mais harmonioso e as energias positivas possam circular com mais facilidade. Então segundo essa didática, saber utilizar espelhos em casa, fará com que o seu ambiente fique muito menos carregado de negatividade e dessa forma você prospere mais.
http://www.youtube.com/watch?v=uwxN5c3DH5kUm espelho colocado do lado de fora da porta de entrada de uma casa, por exemplo, impede que energias negativas entrem nesse lar. Pode ser um espelho simples ou convexo ou o que está no Banguá, item indispensável do Feng Shui, que é utilizado nessas decorações.
Pingback: Truques De Estilo Para Casas Pequenas | Imóveis - Cultura Mix