Como Usar Água Sanitária na Limpeza

A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais democráticos e eficientes para deixar a sua casa limpa e livre de bactérias. Esse produto age eliminando as bactérias e tem uma ação alvejante que ajuda a eliminar os odores ruins da casa. Entretanto o seu uso exige cuidados uma vez que é um produto tóxico que possui uma substância corrosiva que se chama soda cáustica.

Quando usada sem controle e os devidos cuidados a água sanitária pode se tornar um problema e uma ameaça até para a sua saúde. A seguir vamos explicar melhor como usar a água sanitária na limpeza da casa de forma eficiente e correta.

Como Usar a Água Sanitária

Limpeza Pesada

Dentre os itens da casa que exigem uma limpeza mais intensa estão os vasos sanitários, pisos, azulejos e ralos. Os problemas a serem resolvidos podem incluir a remoção de manchas e acúmulos de sujeira que estão nos pisos, ralos e afins. Para limpar bem a dica é usar uma medida de um copo americano do produto sem mistura. Deixe que o produto aja por uns 10 minutos e depois enxágue.

Limpeza do Quintal

Para garantir que o seu quintal fique bem limpo é interessante contar com a ajuda da água sanitária. Uma limpeza eficaz pode ser feita com o uso de uma medida de um copo americano para cada 10 litros de água. Lembramos que não se deve fazer esse tipo de limpeza com tanta frequência já que pode representar um gasto desnecessário de água.

Limpeza de Pias

As pias, tanto do banheiro como da cozinha, precisam ser bem limpas para evitar problemas em casa. Uma limpeza eficaz e aquela em que se tampa o ralo da pia enchendo-a de água. Depois jogue na pia uma medida de ½ copo americano de água sanitária a cada 5 litros de água. Deixe que o produto haja por uma hora e depois você pode fazer o enxague.

Limpeza de Verduras e Frutas

Para ter certeza de que as verduras e frutas que estão na sua mesa estão realmente limpas é necessário limpá-las com água sanitária. Para isso coloque uma colher de sopa do produto num 1 litro de água num recipiente que pode ser uma bacia. Após lavar os alimentos coloque-os de molho nessa bacia por cerca de 10 minutos. Em seguida retire-os da bacia e enxague.

Guardando a Água Sanitária

Para evitar que o produto perca a sua capacidade de limpeza ou mesmo que possa se transformar em brinquedo nas mãos de uma criança é importante saber como guardá-lo. A água sanitária deverá ser guardada num local que tenha boa ventilação e que seja seguro para as crianças e animais, ou seja, guardado a chave e bem alto.

A água sanitária deve ser mantida no seu recipiente original para que esteja complemente protegido da ação do calor e da luz, pois de outra forma pode se tornar menos eficiente. Além disso, é importante deixar na sua embalagem original para que fique evidente a necessidade de ficar longe das crianças e animais.

Depois que acabar o produto não se deve utilizar a embalagem da água sanitária para outros fins. Assim que acabar o produto enxague esse vasilhame e deixe-o num local próprio de reciclagem de plástico ou numa lixeira.

Outros Cuidados

Qualquer produto de limpeza exige que você leia o rótulo para saber de que forma se pode ou não utilizá-lo. A água sanitária pode causar reações alérgicas de forma que você deve estar de luvas para utilizar esse produto. Se perceber que a sua pele está com vermelhidão, queimaduras ou qualquer tipo de reação alérgica por causa do produto procure um médico dermatologista.

Olhos

Numa situação em que a água sanitária contacte os olhos é importante lavá-los com água corrente por pelo menos 15 minutos. Se a sua visão ficar embaçada é importante procurar um oftalmologista.

Ingestão

Num caso de ingestão da água sanitária é importante ficar calmo e não tentar vomitar. Uma boa coisa a ser feita é tomar gelatina líquida ou clara de ovo e claro procurar auxílio médico.

Nada de Misturas

Todo mundo tem alguma dica ou mistura de limpeza que considera mágica, porém, não se deve fazer misturas com água sanitária em especial com produtos à base de amônia. Essa mistura pode acarretar numa explosão o pode ainda causar queimaduras.

Dicas de Limpeza

Lavadora de Roupas

Muitas pessoas não fazem ideia disso, mas é importante fazer a limpeza da lavadora de roupas por dentro a cada dois meses. Para isso você deve colocar ½ litro de água sanitária dentro do equipamento e acionar o ciclo de lavagem completo. A limpeza externa do equipamento pode ser feito com um pano úmido.

Manchas

A água sanitária estraga roupas coloridas por manchá-las e é difícil para quem precisa lavar as roupas saber quando mancha e quando não. A dica é fazer um teste misturando uma colher de sopa de alvejante com uma medida de ¼ de xícara de chá de água. Jogue uma gotinha dessa mistura numa área escondida da peça como a bainha ou o punho e seque com guardanapo.

No caso de não manchar significa que você pode usar água sanitária para lavar a peça. Caso contrário você pode usar um alvejante sem cloro que tira manchas e nem deixa com aquela aparência desbotada. Não é necessário diluir  em água e pode ser aplicado de forma direta na mancha.

Fuja da Informalidade

Talvez você conheça alguém que venda ou já tenha comprado produtos de limpeza de caminhões que passam peças ruas oferecendo soluções de limpeza sem rótulos e em grandes galões. Saiba que isso é muito perigoso já que se trata de um produto comercializado e fabricado de maneira irregular, o que significa que não tem a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

São produtos que não seguem padrões de qualidade e nem mesmo podem oferecer garantias de limpeza com qualidade. O uso desses produtos pode ainda resultar em danos ao meio ambiente. Não arrisque a sua saúde e a da sua família com produtos irregulares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *