Como Usar a Criatividade Para Driblar a Falta De Espaço

Com os imóveis cada vez mais compactos, aproveitar cada centímetro de um ambiente tornou-se uma espécie de desafio entre os profissionais do setor. As arquitetas Bianca Rubim e Renata Palazzo, lançaram mão de alguns recursos simples para transformar um apartamento de cerca de 65 metros quadrados.

É essencial estabelecer um ponto de partida para a decoração. Pode ser um móvel antigo ou um quadro interessante. Em cada projeto devem ser usadas peças que já pertençam aos moradores, e até já tenham sido deixados de lado por não combinarem com o ambiente, como uma gravura velha, cristais e objetos coloridos.

Em seguida, um novo layout deve ser feito para estabelecer a posição de cada móvel em função do aproveitamento do espaço, da luz natural e do cotidiano dos clientes. Os cômodos devem ganhar cores claras e marcenaria sob medida, como um bufê vertical que pode ficar suspenso numa parede onde seria impossível colocar um móvel de chão.

Usa-se também espelho atrás do sofá que, além de ampliar o ambiente, permiti que a TV seja vista da sala de jantar. Em um cômodo como este, a parede principal deve ganhar dois espelhos retangulares, intercalados por faixas de gesso. Todos com a mesma medida da mesa.

Como Usar a Criatividade Para Driblar a Falta De Espaço

Como Usar a Criatividade Para Driblar a Falta De Espaço

Pouco Espaço Em Locais Públicos

A sabedoria popular diz que a necessidade é a mãe da criatividade. Isso pode ser comprovado em alguns colégios públicos, que driblam a falta de recursos com a ajuda da comunidade e lançando mão de iniciativas inovadoras. Na Escola Brasílio Vicente de Castro, em Curitiba, alunos e professores organizam todos os anos uma grande festa para arrecadar fundos e investem o dinheiro na melhoria da escola, segundo o professor Marcos Antonio da Silva, à frente da direção há sete anos.

Na falta de lugar para realizar as atividades, a solução é aproveitar os espaços já existentes e a Escola Brasílio Vicente de Castro adotou com sucesso essa prática. As aulas de Educação Física são realizadas em um bosque próximo e a aula de xadrez é realizada no refeitório. A escola também abre as quadras para a comunidade jogar futebol. É uma maneira de adequar o pequeno espaço também para pessoas da comunidade, e da escolha usar o espaço da comunidade.

O professor José Carlos Silva Gomes, coordenador de cursos da escola, ressalta que as iniciativas também impactam no desenvolvimento dos alunos.

Na Escola Coronel Filemon Fernandes Telles, no município do Crato, Ceará, a criatividade da comunidade escolar também foi positiva para a natureza. Com 1500 garrafas PET, professores e alunos construíram em 2011 uma nova sala, onde funciona a Rádio Escola e também são realizadas atividades do Mais Educação, programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece aulas extras nas instituições de ensino. A ideia partiu do professor Rene Cardoso Silva, que batalhou desde o início pelo projeto.

Para a coordenadora Maria de Fátima Correia de Andrade, a iniciativa foi além do reaproveitamento das garrafas.

Pouco Espaço Em Locais Públicos

Pouco Espaço Em Locais Públicos

Falta De Espaço Em Casa

Mesmo a mais organizada das pessoas tem cadavez mais dificuldade de organizar seus objetos nos apartamentos minúsculos que costumamos ver hoje em dia.

De acordo com pesquisa realizada pela OZ! Com 1.200 donas de casa , foi contatado que quanto maior o nível de bagunça inicial maior é o espaço extra obtido após a organização. Em média, é possível conseguir até 30% de espaço extras em armários e interiores com alguma criatividade, planejamento e organização.

Dicas Para Driblar a Falta De Espaço

Mesa de Canto: Pode ser substituída por um baú unindo finalidades. Esse mesmo baú pode ainda ser disfarçado de pufe forrando sua tampa para ser também utilizado como assento extra.

Aparador – pode comportar embaixo o bufê para guardar copos, pratos etc.

Camas – sempre com gavetões. Para ganhar ainda mais espaço no quarto, elimine a cabeceira da cama.

Bancada do banheiro– tem que comportar um espaço para guardar produtos de higiene e outros objetos, já que será usada também, por exemplo, como penteadeira.

Roupas fora de uso – guarde roupas de outra estação ou roupa de cama reserva dentro de malas. Para ganhar ainda de 3 a 5 vezes mais espaço na mala, utilize o spacebag, um saco de fechamento a vácuo que reduz radicalmente o volume das suas roupas.

Corredor – instale prateleiras para guardar livros e cds, ou até um bar suspenso para copos e bebidas. Em corredores de acesso ao closet você pode até usar ganchos  especiais com espaço extra para objetos.

Cantos – pesquise móveis e acessórios com design próprio para otimização desse espaço, geralmente em formato triangular.

Escada – uma idéia diferente é aproveitar o espaço debaixo da escada. Instale praleiras ou um armário diferenciado, acompanhado os níveis dos degraus.

Portas – Use e abuse das partes internas das portas dos armários de cozinha, guarda-roupa, banheiro e onde mais precisar de espaço. Instale ganchos, suportes e porta-objeto específicos para essa função.

Novas Opções

Hoje no mercado de móveis existe uma gama de novos produtos que podem fazer milagres em lugares ou cômodos com pouco espaço. Prateleiras, ganchos e diversos outros tipos de truques podem ser incorporados na sua casa para dar uma aparência maior a ela sem ficar cheia demais e ainda assim estar por dentro de tudo que é mais moderno no quesito decoração.

Os espelhos são os mais usados para dar a impressão de amplitude de ambiente, eles podem ser fixados em diversos lugares dos cômodos pequenos que darão uma boa aparência e maior amplitude ao ambiente.

Uma ótima novidade ainda desses objetos é que eles podem vir com molduras antigas ou modernas que darão todo um charme ao seu ambiente e podem deixar a casa com seu estilo predileto. O truque de aplicar espelhos, prateleiras e ganchos é usado a muito tempo por decoradores não apenas para ampliar o local mas também porque são objetos práticos, e úteis na maioria das vezes.

Muitas lojas de decoração dão dicas e podem ser consultadas sempre que necessário. Para saber quais as melhores opções em objetos e móveis para decorar ambientes de diversos tamanhos. Caso esteja com alguma dúvida consulte um desses lugares para não fazer feio e deixar a casa com aparência de mais bagunçada ainda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *