O mofo e o bolor infelizmente são mais presentes nas peças que ficam dentro do armário do que gostaríamos. Sem falar que aparecem também nos acessórios, nos sapatos e até mesmo nas paredes. Enfim, deixam aquelas manchas feias e pode não ser tão fácil assim se livrar delas. O tempo para a limpeza e o empenho para se livrar das manchas e do mofo depende muito de quanto tempo está daquela forma. E mais, os produtos químicos usados para a limpeza podem acabar estragando o tecido, quando muito tempo em contato.
Conheça a Seguir Dicas de Como se Livrar das Manchas e do Mofo
O primeiro passo é saber se é possível remover as manchas, nem todas elas podem ser retiradas. O tempo em que o tecido está manchado de mofo ou que existe bolor pode ser um fator determinante. Algumas podem dar mais trabalho que as outras e existem aquelas que não sairão de jeito nenhum. As manchas de bolor e mofo mais fáceis de serem retiradas são aquelas que surgiram há poucas semanas.
Outra dica é que dá para saber se a mancha tem muito tempo ou não. É bem mais simples do que parece, basta observar a cor da mancha. Com ela está com uma tonalidade violeta ou ainda, com tom esverdeado e preto significa que é muito antiga. Neste caso, a tarefa para retirar essas manchas será quase impossível e você ainda corre o risco de danificar o tecido da roupa.
Funciona assim, quando a mancha está por um longo período, só será possível acabar com ele sendo persistente. O jeito é repetir a limpeza no mesmo lugar por várias e várias vezes, mas vale ressaltar que isso pode acabar com o tecido. Ele ficará mais fraco e corre o risco de apodrecer.
A dicas dos profissionais de limpeza é trocar a limpeza profunda pelo tingimento do tecido quando a mancha é muito antiga. E o ideal é escolher uma outra cor para tingir o tecido e não a mesma da roupa original.
A Remoção de Manchas é Possível: o que Fazer
Quando as manchas de bolor e mofo são recentes é fácil removê-las. A lavagem pode ser feita até mesmo no ciclo diário, com a ajuda de alvejantes, que vale lembrar não podem ter cloro na composição.
A ausência do cloro é para evitar danos ao tecido e os melhores alvejantes sem a substância são aquelas que tem o perborato de sódio. Eles agridem menos os tecidos. Por outro lado, o resultado com se é feito o uso do produto sem cloro demora mais a aparecer. O que significa fazer lavagens simples, porém, mais vezes até chegar ao resultado desejado.
A Mancha Persistente Precisa de uma Atenção Maior: Dicas
A seguir, vamos apresentar uma fórmula para retirar as manchas de mofo e bolor que persistem mesmo depois de muitas lavagens. Porém, os profissionais de limpeza alertam que antes de usar a “receita” a seguir é necessário fazer um teste no tecido para saber se ele é resistente.
- Pegue uma vasilha plástica e nela coloque 2 colheres (de sopa) de qualquer produto de limpeza pesada de sua preferência, como por exemplo, limpadores de azulejo ou de retirar gordura dos eletrodomésticos. Junte com o produto 5 colheres (de sopa) de água sanitária.
- Misture bem os dois produtos e passe diretamente sobre a mancha. Cuidado para não passar em outro ponto da roupa. Deixe agir por alguns minutos e caso ache que a mancha não está saindo, esfregue delicadamente para não danificar o tecido. Faça isso quantas vezes forem necessárias até que a mancha desapareça por completo.
- Uma vez que a mancha desaparece lave a roupa em água corrente. Coloque no mesmo lugar onde estava a mancha, a mistura de 5 colheres (de sopa) de água mais 3 colheres (de sopa) de açúcar. Retire em água corrente poucos minutos depois e lave normalmente a peça.
Alguns detalhes podem fazer toda diferença na hora de fazer a “receita” que acabamos de ensinar, um deles é escolher uma água sanitária boa e que seja um produto novo. Evite usar aquela água sanitária que está no armário há muito tempo.
Não deixe de aplicar o açúcar com água. A solução serve para fazer com que o cloro pare de agir, o que acabaria danificando o tecido.
O Tecido Pode Interferir na Hora de Retirar Machas e Mofo
Quando você está limpando uma roupa e usa qualquer produto para remoção, pode ter certeza que menos ou mais o tecido estará ficando com as fibras mais fracas. E o quanto danificam o tecido depende do tipo que ele é, por exemplo, os de fibras naturais, como é o caso da juta, do linho, do algodão, do rami e das fibras proteicas como seda e lã são mais difíceis de eliminar. Enquanto, no caso de tecidos como acrílico, poliéster e poliamida, isto é, sintéticos, a missão de limpar é mais fácil.
Como Tirar Manchas e Mofo de Roupas Coloridas
Para retirar as manchas e o mofo de roupas coloridas, para começar, o alvejante não pode de jeito nenhum ter cloro. E mais, faça um teste antes para saber se na fórmula não tem água sanitária, o que estragaria o tecido colorido.
Como fazer o teste: use um pouco do produto em um pedaço pequeno da roupa na parte interna ou somente em um fio. Depois aguarde por 10 minutos e veja se o tecido suportou o cloro.
O resultado que dá cartão verde para que você faça a limpeza da roupa é se o resultado não apresentar roupa desbotada, onde foi testado. Se ficar branca a parte onde foi feito o teste é melhor optar pelo tingimento e faça isso em uma lavanderia.
Veja o Que não Fazer Para Tirar Mofo e Manchas!
- As manchas de bolor ou mofo não podem ser retiradas fazendo uso de água quente. O líquido nesta temperatura pode “cozinhar” o tecido e a mancha ficará mais fixa e provavelmente impossível de ser retirada.
- Se o tecido for elastano (lycra) a água sanitária está completamente vetada.