As manchas de esmalte são algo muito comum de acontecer. Muitas vezes as mulheres estão pintando suas unhas em sua própria casa e algum tipo de acidente acontece e o esmalte acaba caindo em algum tipo de superfície (roupas, lençóis, tecidos e etc.).
Existem muitas pessoas que tem a ideia que se alguma peça de roupa ou tecido for manchado por esmalte, ela ficará completamente inutilizada, no entanto isso não é a realidade, existem diversas técnicas desenvolvidas para a remoção do esmalte.
Como Fazer a Retirada das Manchas de Esmalte
As manchas de esmalte para serem removidas necessitam passar por um tratamento manual de retirada. Por isso, segue abaixo uma relação de materiais que podem ser sujos por manchas de esmalte e qual o procedimento a ser adotado para fazer a retirada da mancha:
a) Tecidos
O primeiro passo é conhecer o tipo de tecido que foi manchado pelo esmalte. De acordo com o tipo de tecido você irá adotar procedimentos diferentes para limpar o tecido.
Caso o tecido manchado pelo esmalte seja de estrutura delicada, a forma de remoção do esmalte irá seguir a estrutura do tecido, da mesma maneira que nos tecidos mais fortes e robustos, os procedimentos de limpeza poderão ser mais fortes.
Em tecidos como fibra de vidro e viscose, a mancha precisa ser endurecida para depois, com o uso de uma espátula, a parte suja e endurecida será raspada. Após raspar a parte dura da mancha, pegue uma esponja e aplique um removedor de manchas. No entanto, não esfregue a mancha, pois o removedor de manchas irá amolecer o esmalte e eliminá-lo. Para encerrar o procedimento, basta lavar o produto com material apropriado para limpeza a seco. Depois, basta o tecido secar de forma natural.
Em tecidos mais robustos e resistentes como jeans, náilon, linho, poliéster, algodão e acrílico, as manchas de esmalte irão passar pelo mesmo processo de endurecer a mancha para que a parte dura também seja raspada com uma espátula. Em uma parte escondida do tecido, faça a aplicação de acetona para verificar qual será a reação do tecido (se vai sofrer alguma mancha, caso manche não utilize acetona). Depois, basta aplicar a acetona sobre a mancha e esfregar até a mancha sair por completo.
Os tecidos que apresentam cores (preto e demais cores), e são fabricados de camurça e couro, podem ter as manchas de esmalte removidas com o uso de uma espátula para raspa-las. Para esses materiais pode ser usada uma mistura feita de sabão suave adicionado de água em temperatura morna, depois agite os produtos. Depois aplique a mistura sobre o local manchado, e esfregando de forma devagar para que o tecido não seja danificado. Depois faça uso de um pano de algodão (preferencialmente limpo), para que os excessos de umidade sejam removidos para não danificar o tecido, depois basta deixar a peça de tecido secar de forma natural e normal.
b) Acetato, Fibra de Vidro, Viscose, Seda, Triacetato e Lã
Para remover manchas de esmalte sobre esses materiais raspe o local manchado com a ajuda de uma raspadeira. Faça a raspagem de maneira suave, para que as manchas antigas e os resíduos sólidos.
Esses materiais podem ser removidos com o uso de uma espátula ou de uma faca que não tenha ponta. Depois, faca a aplicação de um removedor de manchas, e coloque uma esponja úmida sobre a mancha com o removedor de manchas.
Depois deixe que os produtos descansem e a mancha irá sendo removida. Depois basta lavar, com um solvente apropriado para lavagem a seco, que a mancha irá ficar completamente limpa e seca.
c) Acrilico, Aniagem, Nailon, Olefina, poliéster e etc.
Faça uma raspagem para fazer a retirada do excesso de esmalte, depois faça um pequeno teste com a acetona, em uma pequena área do tecido de forma que verifique se o tecido será manchado, depois retire a acetona através de solventes próprios para lavagem a seco. Depois basta deixar o material secar por completo para confirmar a remoção da mancha de esmalte.
d) Plástico, Acrílico, Asfalto, Cortiça, Plexigias, roupas de vinil, papel de parede
Pelo fato do esmalte ter uma serie de produtos químicos que podem causar danos a superfície do material manchado de maneira muito rápida. Por isso, raspe o material imediatamente após a mancha surgir.
Depois bata de forma leve sobre o local manchado com um pano umedecido. Devido a natureza dos materiais é possível que a mancha não saia e fique de maneira permanente e acabe danificando o seu produto.
e) Alabastro e Mármore
Faça a limpeza dos excessos de esmalte de maneira imediata ao surgimento da mancha. Depois esfregue a área manchada com um pano úmido com acetona. Depois enxague a área e seque. Caso alguma parte continue manchada, prepare uma mistura composta de água, água oxigenada e sabão em pó. Depois aplique a mistura preparada sobre a mancha com um pano úmido, e depois que a mancha ficar clara, basta enxaguar o material e secar.
f) Alumínio, Ferro, Aço, Aço Inoxidável e Estanho
O excesso da mancha de esmalte deve ser limpo de maneira imediata. Como esses materiais não são porosos, não existe mancha e sim a descoloração do material. Para que essa descoloração seja retirada, limpe o local com palha de aço e sabão, depois basta enxaguar e secar.
g) Madeira, Bambu e Bengala
O excesso de esmalte da mancha deve ser removido de maneira imediata, e o restante deve ser limpo com pano que deve ser mergulhado em uma mistura de água, sabão e amônia. Se a mancha do material continuar existindo, mergulhe o material em acetona e tome cuidado para que a acetona não seja espalhada para outras fibras do material. Se a mancha não for eliminada assim que surgir, ela pode se tornar irremovível e permanente.
h) Dolerita, Tijolo, Laje, Granito, calcário, tijolo de alvenaria, ardósia, arenito e Concreto
O excesso de esmalte deve ser retirado de maneira imediata. O excesso pode ser retirado com um pano umedecido na acetona, batendo de maneira leve na mancha que restou até que ela fique completamente removida.
Faça a lavagem do local com escova de cerdas macias, depois enxague e limpe, e coloque o produto para secar.
i) Carpete Sintético e Lã
Procure remover o excesso de forma que o esmalte não seja espalhado pelas demais fibras da peça. Depois aplique acetato de amila no local manchado e cubra a área com uma esponja úmida, por cerca de 15 (quinze) minutos, esfregando aos poucos.
É importante ressaltar que esses métodos de remoção das manchas de esmalte, são necessárias pessoas capazes de administrar os recursos disponíveis.