A água sempre é usada para limpeza. Mesmo com milhares de produtos disponíveis no mercado, nenhum deles funciona sem ser misturado com água. Mas ao mesmo tempo em que a água limpa, ela também mancha. Se você parou agora para pensar como é possível a água manchar algo, já que é um liquido totalmente natural e sem nenhum composto que possa causar mancha, é exatamente as manchas causadas por alguns compostos misturados com a água que fazem com que esse liquido possa deixar mancha em tecidos, vidros, carros, ou qualquer outro local que possui absorção para tal.
Mais abaixo selecionamos alguns casos de água composta que causam manchas nos mais variados locais e vamos ensinar como você pode retirar essas manchas da forma mais fácil. Então se você está com algo manchado por água sanitária, água de colônia ou água clorada, aprenda como limpar rapidamente.
Mancha De Água Em Vidros
Se você tem janela, box ou qualquer outro tipo de vidraçaria em casa, você com certeza já observou manchas que ficam após a chuva ou após o banho (no caso do Box). Essas manchas podem aparecer involuntariamente, como no caso que citamos acima ou ser até mesmo resultado de outras lavagens.
No caso de aparecer uma mancha de água em vidro, basta passar uma pasta de silicone, pois esse componente faz com que a água deslize e não fique acumulada de maneira alguma. Isso acaba não gerando manchas no vidro porque a sujeira do local não se mistura com a água.
O que pode causar manchas de água em vidro é quando você usa palha de aço para limpar o objeto. Você não pode limpar com palha de aço jamais, além desse objeto acumular sujeira, ele pode arranhar o seu vidro. O ideal é você sempre usar um pano de tecido macio e totalmente limpo. As flanelas são os tecidos mais indicados para limpar qualquer superfície de vidro manchada.
Receita Para Retirar Mancha De Água
Saber misturar alguns ingredientes na hora de limpar a superfície manchada com água é muito eficiente. Mais abaixo colocamos uma receitinha com um passo a passo de como você pode retirar mancha de água dos mais diversos locais.
Você vai precisar de alguns materiais para fazer essa limpeza. Esses materiais são:
- Água
- Vinagre
- Limão
- Bicarbonato de sódio. Esse material é opcional, mas é muito eficiente.
Para usar os materiais acima citados, você também precisará de algumas ferramentas. Essas tais são:
- Balde
- Funil
- Pano macio
- Escova macia ou esponja. Essa ferramenta é opcional, mas se escolhida torna-se muito eficiente.
Agora que você já tem os materiais e as ferramentas ideais para limpar o seu ambiente e retirar todas as manchas de água, vamos aprender como combiná-los e fazer tudo isso muito eficiente.
Passo 1: Primeiro você vai colocar a água para esquentar. O ideal é que você deixe o liquido bem quente porque ele demora a esfriar totalmente. Como quando você retirar esse liquido do fogo vai ser praticamente impossível manejar, espere um pouco para evitar queimadura ou qualquer outro acidente. Despeje a água quente toda em um balde totalmente limpo.
Passo 2: Em outro recipiente, prepare um suco de limão. Isso vai ser feito, você espremendo um ou quantos limões forem necessário e depois você irá coar bem para retirar toda a polpa que sai da fruta. É importante ter somente o suco.
Passo 3: Em uma xícara ou qualquer outro recipiente com aproximadamente 240 ml, acrescente uma medida dessa cheira de água morna e a mesma medida de vinagre branco juntamente com 1 colher de sopa do suco limão.
Passo 4: Com um vaporizador que é facilmente comprado em qualquer loja de material doméstico, construção ou de jardinagem, complete toda a medida do recipiente com a mistura que você elaborou no passo 3. Se você quiser, pode usar um vidro de perfume seco e totalmente limpo como vaporizador.
Passo 5: Apenas no local com a mancha de água, pulverize a mistura por toda a mancha e deixe por alguns minutos repousando.
Passo 6: Com um pano limpo e totalmente seco, retire o excesso do liquido e com isso a mancha também vai embora. Vão existir casos onde a mancha é mais persistente então basta borrifar novamente a mistura feira, esperar mais alguns minutos e passar o pano novamente.
É importante lembrar que você não precisa esfregar com força o local manchado, pois essa mistura já “amolece” a mancha e ela sai facilmente, bastando que você passe o pano sobre o local. Evite também usar qualquer tecido que solte pelugem para que estas não fiquem grudadas no vidro e resultem em outra mancha.
Se mesmo após algumas aplicações a mancha persistir, você pode usar uma escova ou uma esponja (sempre na parte macia) e nesse caso sim, você pode fazer um pouco mais de força no local sujo.
Manchas De Água Sanitária
As manchas de água sanitária são bem comuns porque usamos esse produto para muitas coisas no dia a dia do lar. Muitas vezes tempos uma mancha e logo pensamos em usar a água sanitária com a ilusão de que ela é mágica e limpa tudo. Ok, concordamos que esse produto é bem eficiente, mas ao mesmo tempo em que ele limpa, ele também pode manchar. Isso acontece porque você acaba misturando a água sanitária com alguns produtos inapropriados ou então não retira o excesso do local que você limpou.
No caso de limpeza de manchas adquiridas pela água sanitária, o processo de limpeza é o mesmo que indicamos mais acima para que você retire manchas de água alocadas em vidros. Você pode ainda usar a mistura da água com vinagre e suco de limão que ensinamos no tópico anterior que se torna bem eficiente para esse caso também.
No caso da água sanitária, é importante que você jogue muita água sobre o local manchado para retirar por completo essa espécie de noda que fica sobre uma superfície, pois a água sanitária possui componente que não saem tão facilmente. Então certifique-se que o produto saiu totalmente e para isso, basta você passar a mão sobre o local pois a água sanitária possui uma consistência bem semelhante ao sabão só que mais fraca.