Tarefas domésticas são realmente cansativas e tomam um certo tempo da rotina diária. Tem gente que simplesmente odeia a ideia de voltar para casa porque vai precisar pegar no balde e demais acessórios de limpeza por um bom tempo, às vezes horas. Mas para tornar a tarefa mais simples, é claro que sempre existem bons truques.
Faça uma Mini Limpeza Todos os Dias
Deixar o serviço acumular nos fins de semana é mesmo um problema, pois você vai gastar horas ou até um dia inteiro para limpar a casa toda. Quanto mais sujeira, mais trabalho. E muito tempo de limpeza cansa a mente, tornando a atividade mais exaustiva ainda. Uma dica? Limpe todos os dias, um pouco de cada, e sua faxina não vai passar de mera limpeza prática.
Algumas atividades podem ser realizadas todos os dias e ajudam à sua rotina de limpeza da faxina geral a ficar melhor. Um exemplo grande é lavar o banheiro, deixando sempre o cômodo mais usado da casa limpo. Varrer a casa todos os dias ajuda a eliminar a maior parte da sujeira pesada e ainda ajuda na higienização do ambiente. Fazer um pouco de faxina por dia dá menos trabalho e mantém o ambiente limpo.
Não Deixe os Pratos Sujos Acumularem na Pia
Por diversos motivos. Um deles é a sujeira, e o outro é não tornar a sua dedicação à lavar pratos uma tarefa de mais de uma hora. Uma dica para quem tem diversos moradores em casa é pedir para cada um ajudar com uma parte, lavando ao menos a louça que consumiu. Parece pouco, mas isso ajuda na hora da lavagem de fato e torna a tarefa menos cansativa.
Evite Acumular Roupa
Medidas simples podem tornar o volume de lavagem de roupa mais curto. Uma dica é lavar roupas a cada dois dias, se você não segue o abastecimento de água de sua cidade. Isso ajuda no não acúmulo e na ‘prisão’ de precisar esperar a roupa secar para colocar mais, ou lavar muitas roupas delicadas à mão.
Com as roupas íntimas, uma dica: aproveite o banho e já lave tudo. É mais simples, dá menos trabalho e também evita o acúmulo e doenças por fungos e bactérias que podem entrar em contato com o tecido sujo. Deixe uma barra de sabão para roupa no box do banheiro social e convide seus filhos e até esposo a lavar sua roupa íntima enquanto tomam banho. Simples e bem prático, não?
Divida as Atividades do Lar
Limpar e organizar tudo sozinho dá trabalho mesmo e não deve ser tarefa para uma pessoa apenas. Cada membro da família (claro, se você não morar sozinho) pode ajudar com uma atividade mesmo simples, como jogar o lixo na lixeira externa, lavar pratos e varrer a casa. Até mesmo crianças podem compartilhar das atividades domésticas e aprender, desde cedo, os conceitos de limpeza e higiene. São conceitos importantes para a formação de um adulto responsável e íntegro.
Você pode criar um esquema simples de atividades domésticas em uma tabela diária, revezando para ninguém ficar chateado porque pegou o item mais chato para fazer. Um dia sua filha lava os pratos e no outro será seu marido seguido pelo outro filho, por exemplo. Assim todo mundo faz de tudo e aprende um pouco mais sobre cada setor.
Tirou do Lugar e já Usou? Coloque de Volta
Parece chato exigir que se coloque um livro de volta toda vez que tirar, mas evita o acúmulo e objetos jogados em todos os cantos da casa. A arrumação fica bem mais simples depois, quando sua casa estiver com poucos itens espalhados. Mas juntar roupas em todos os locais, brinquedos espalhados pelo chão e diversos itens em cima do sofá é cansativo e chato também. Medidas de organização simples e usadas por todos os membros da casa ajuda também a conservar a decoração.
Para Remover Gordura, use Produtos Específicos
Não existe substância que uma boa esponja com sabão neutro não irá remover, mas pode dar trabalho. Gordura de óleo de cozinha em fogão e azulejo de cozinha, por exemplo, dá tanto trabalho que você irá malhar braços e punho ao mesmo tempo, e é cansativo. Para tornar a tarefa mais prática, use desengordurantes e deixe o produto agindo pelo tempo indicado na embalagem.
Outra dica: limpe assim que sujar. Gordura seca é bem mais complicado de remover que a gordura ainda mole, que acabou de cair. Basta deixar esfriar um pouco e passar uma esponja com detergente umedecida e pronto, a gordura vai embora. Deixar para limpar depois dá muito mais trabalho.
Para Remover Manchas nas Roupas, Procure por Produtos Mais Potentes
Manchas de roupas antigas são bem mais intensas e já penetraram na estrutura do tecido, por isso é bem mais complicado remover. Manchas novas, ao contrário, são mais simples e por isso mais práticas. Saem mais rápido ainda se você puder remover na hora!
Produtos como Vanish e outros removedores de manchas populares são bacanas porque agem apenas deixando a peça de molho. Depois de esperar o tempo indicado na embalagem, aguarde alguns minutos e pronto, é só esfregar sem tanta força e a mancha vai embora. Colocar na máquina diretamente pode não ter tão bom resultado do que colocar a peça de molho antes.
Use Capas em Estofados
Você pode pensar: vou ter mais uma peça de tecido para lavar. Mas no fundo, é mais vantagem. Imagine-se um copo de suco derramado em um estofado e um esfregar intenso para remover o item. Com a capa, você terá um estofado mais novo por mais tempo e ainda menos trabalho para limpar: a máquina de lavar resolve, dependendo da mancha, e é só colocar outra capa (ter duas é importante para continuar preservando o estofado).
Use Papel Protetor em Fogões
São feitos de papel alumínio e protegem de derramamentos e excesso de óleo no cozimento se você não tem um sugar. São baratas e vão tornar a limpeza do seu fogão bem mais simples.