Se existe um estilo de restaurante que virou uma febre, é o restaurante japonês. Até alguns anos restritos aos bairros nobres do eixo Rio-São Paulo, passaram a aparecer cada vez mais em todas as cidades brasileiras, já que caíram no gosto do público brasileiro por oferecerem uma alimentação saborosa e ao mesmo tempo saudável.
Isso porque os pratos são elaborados à base de arroz especial, alga marinha, peixes como atum e salmão, soja (na sopa missoshiro, no queijo tofu e no molho shoyu), que contêm nutrientes recomendados pelos médicos, como o ômega 3, rico nos peixes, que combatem o colesterol, e a soja, muito recomendada para mulheres durante a menopausa, por conter nutrientes semelhantes aos hormônios femininos, regulando os desconfortos nessa fase.
Mas, apesar de ser saborosa e saudável, muitas pessoas têm medo de frequentar restaurantes japoneses por não conseguir segurar o hashi (palitinho japonês) corretamente, já que não são utilizados os talheres convencionais. Nesse caso, não é preciso se preocupar, pois os garçons oferecem elásticos ou suportes para deixar os palitinhos mais firmes para o cliente, além de oferecerem os talheres convencionais.
Se você deseja impressionar os amigos e acompanhantes quando for a um restaurante japonês, existem muitos vídeos na internet que ensinam como segurar o hashi corretamente, como este: http://www.youtube.com/watch?v=NwrWQt4e0mk