Com um mercado de compra e venda de imóveis em alta, exercer a profissão de corretor de imóveis pode ser uma ótima escolha. Porém, não é acordar de manhã e decidir que será um corretor de imóveis, a preparação para exercer essa atividade é necessária, assim como em qualquer outra profissão.
Os próprios corretores de imóveis estão se reciclando para ganhar mais oportunidades no mercado. Claro que o foco de todos os profissionais nesse setor é fazer a melhor venda. Por isso, alguns cursos de aprimoramento também são oferecidos para os interessados, como por exemplo:
- Gestão de Negócios Imobiliários (mais voltado para quem pretende abrir a própria agência de imóveis, dura em média, 2 anos)
- Técnico em Transações Imobiliárias (a duração desse curso varia entre 3 a 6 meses, voltada para a reciclagem do corretor
- Sequências e Tecnologias de Ciências Imobiliárias, que é um curso a nível superior
O último também é mais interessante para quem pretende gerenciar uma grande equipe de corretores de imóveis.
Depois de passar por qualquer curso da sua escolha para se tornar um corretor de imóveis será necessário procurar o CRECI, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, que serve para regulamentar a sua posição como profissional. Esse órgão é o responsável pela regulamentação da profissão em todo o Brasil. Cada estado tem um ou mais escritórios representantes.
Vale ressaltar que um corretor de imóveis só é reconhecido como profissional quando possui o registro no CRECI.
Os Precedimentos no CRECI
Quando você encontrar o CRECI da sua cidade, serão solicitados os documentos necessários para se iniciar o processo. No final do procedimento lhe será concedido o seu número de inscrição para exercer a profissão.
Entre os documentos solicitados pelo órgão regulamentador da profissão, será exigido o curso de conclusão de um curso profissionalizante de corretor de imóveis. Não importa qual seja o curso que foi escolhido por você.
Considere que o processo, do início da entrada dos documentos até o fim e a entrega da carteira, costuma levar entre 30 a 90 dias.
Porém, vale ressaltar um ponto muito importante em relação ao curso que será escolhido e que é o primeiro passo para se obter o registro. Ele deverá estar legalizado pelo Ministério da Educação ou ser reconhecido pelo próprio CRECI. Para evitar problemas, o melhor é consultar o próprio órgão sobre cursos disponíveis na cidade onde você vive e que podem ser o ponta pé inicial para se tornar uma corretor de imóveis.
Um detalhe importante que você precisa saber é que o CRECI cobra uma taxa anual para os corretores habilitados e pelo direito de exercer a profissão de forma regulamenta. O profissional a partir do momento que recebe o número é obrigado a usá-lo em todos os negócios que fizer, inclusive colocá-lo nos anúncios.
Outras Dicas Para Quem Deseja se Tornar um Corretor de Imóveis
Passada a fase importante e essencial que é o curso e a inscrição junto ao CRECI, algumas recomendações podem ajudar a ser um bom corretor de imóveis. É muito importante que esse profissional tenha conhecimento do Direito Imobiliário.
Será comum no dia a dia da profissão, o corretor se depará com situações que exigirão um bom conhecimento para desempenhar melhor o trabalho.
Outro ponto importante é que o corretor de imóveis saiba utilizar bem as ferramentas da internet para oferecer os seus imóveis. Ter o próprio site ou um blog é um bom caminho para se ter boa visibilidade. E vale ressaltar, que boas fotos são fundamentais neste quesito.
Além disso, um pouco de conhecimento de topografia, matemática financeira, engenharia e arquitetura podem ajudar a desempenhar ainda melhor o trabalho.
Redobre a Atenção Antes de Fechar um Negócio
Um corretor de imóveis deve estar sempre atento e nem tente realizar uma venda omitindo informações aos clientes ou falando mentiras. É muito importante que o comprador esteja ciente de todos os detalhes da operação. O bom corretor de imóveis é bastante claro e objetivo.
Outro fator importante é saber em que condições estão os documentos do imóvel e do vendedor, assim como do comprador. Exigindo e conferindo todas as certidões que são necessárias na transação para não acabar com problemas no futuro.
Tenha em mente o que diz o artigo 723 do Código Civil brasileiro, que poderá ser acionado na Justiça, caso o comprador se sinta lesado pelo corretor de imóveis. O item diz que o corretor é obrigado “a executar a mediação com a diligência e prudência” que a compra e venda exige. Que todas as informações pertinentes deverão ser passadas para o cliente e que caso o cliente venha sofrer algum dano ou perda pela assistência que não foi prestada como deveria, o corretor poderá responder judicialmente.
Veja as Características Para se Tornar um Corretor de Imóveis de Sucesso
- Para se tornar um corretor de imóveis de sucesso é preciso gostar e saber vender.
- Deve ser curioso e buscar o maior número de informações do imóvel para repassá-las ao cliente.
- Deve ter paciência para convencer um cliente sem insistir ou persuadi-lo de forma inconveniente.
- Deve estar sempre se atualizando em relação a leis e ao mercado imobiliário.
- Deve conhecer bem não só o imóvel que está tentando vender como as vantagens do lugar onde ele está localizado para demonstrá-las ao potencial comprador.
Há algumas ferramentas que são fundamentais para um corretor de imóveis ou quem pretende se tornar um deles, como por exemplo, o uso do computador. Será no espaço virtual que o profissional fará os contatos de quem quer vender e de quem quer comprar.
É claro que ter uma boa conexão de internet é fundamental para ter esse contato com as pessoas e para divulgar os imóveis.
Um corretor de imóveis precisa ter um meio para se locomover o mais rápido possível e até mesmo levar os clientes para a visita da casa ou apartamento. Por isso, ter um carro é fundamental para não perder tempo com meio de transporte público.
O que não quer dizer que seja impossível exercer a profissão sem o carro. Dá sim para começar sem ele e depois com o sucesso comprar um veículo.
O corretor de imóvel que pretende trabalhar sozinho não precisa de um escritório no começo, pode trabalhar em casa, fazendo os contatos pela internet e encontrando com o cliente no imóvel à venda.
Porém, é fundamental que ele se apresente sempre bem vestido e tenha uma pasta de trabalho, com contratos, fotos do imóvel, material ilustrativo, além de canetas. E não precisa nem dizer que ficar atento ao celular 24 horas é essencial. Além de ter sempre o carregador para caso seja necessário recarregá-lo. Também pode ir na pasta.