O mofo pode se tornar um grande problema porque ela acaba estragando as coisas que você tem em casa. Ele aparece em ambientes quentes e úmidos e vai se desenvolvendo rapidamente. Nas paredes, por exemplo, vai criando uma mancha feia e o ideal é que você remova-o o quanto antes, evitando que ele se espalhe e piore e a situação. Sim, pode piorar, quando o mofo se espalha na parte interna da parede.
Uma das soluções mais comuns para acabar com o mofo na parede é fazendo um mistura com água sanitária, que só resolverá o problema da parte externa. No caso do “ataque” a parte interna só mesmo um profissional poderá resolver o seu problema. Neste caso, é indicado a remoção de uma parte da parede com mofo e somente quem sabe lidar com o problema pode resolvê-lo sem acarretar um segundo.
Você também poderá usar uma outra solução na parede, se não quiser usar água sanitária, anotes os materiais: vinagre não diluído na água, toalhas, alvejante, esponja, panos, e um recipiente spray para aplicação.
Como Fazer Para Tirar o Mofo de Paredes com Azulejos
A seguir, o passo a passo de como tirar o mofo de paredes com azulejos usando a mistura que foi dada anteriormente.
- Você deverá colocar o vinagre, que não poderá ser diluído na água ou em nenhum outro produto, dentro do recipiente com spray.
- Não aplique o vinagre muito próximo aos azulejos, deixe uma distância de pelo menos 5 centímetros e pode apertar o gatilho. Vá jogando o vinagre onde é possível ver as manchas do mofo.
- Depois de aplicar em todo a parede com azulejos deixe passar de 10 a 20 minutos.
- Com uma esponja limpa esfregue sobre essas áreas.
- Com uma toalha, retire a sujeira que foi tirada com a esponja e com um pano aplique o alvejante.
- Deixe passar 5 minutos e com outra toalha retire o produto. Se preferir, use uma terceira toalha úmida para retirar por completo o alvejante da parede.
Em outros tipos de parede não use o vinagre e o alvejante, a opção para troca da água sanitária é a mistura de água morna com sabão neutros e em seguida, seque com uma toalha limpa e macia. Você também pode usar somente o alvejante:
- No spray vazio coloque duas partes de água para uma de alvejante ou se preferir faça a mistura com água sanitária ou ainda tem sempre a opção de usar um produto próprio para retira de mofo.
- Pulverize a mistura de água e alvejante ou água sanitária nos pontos da parede que dá para ver o mofo. Deixe por 10 minutos a mistura agindo na parede.
- Passado os 10 minutos use um pano limpo para limpar a parede.
- Use uma toalha limpa para secar a parede.
Algumas dicas importantes:
- Não deixe de usar luvas de borracha na hora de limpar as paredes para proteger as mãos.
- A melhor maneira de evitar o mofo é mantendo as paredes sempre secas.
Mais de Como se Livrar do Problema do Mofo
O mofo ou chamado também de bolo são fungos fáceis de encontrar em vários cômodos da casa. Os chamados esporos de mofo ficam no ar que respiramos flutuando e quando eles encontram uma superfície escura e úmida se instalam. Essa combinação é favorável ao desenvolvimento desse tipo de fungo.
Uma vez instalados os fungos que são o mofo começam a crescer, vão se proliferam e não demora muito para que eles se espalhem para outros espaços do mesmo lugar, como no caso da parede ou em outros, como os móveis.
Se não retirados, com o passar do tempo eles passam a deteriorar o objeto ou lugar que estão alocados e não param de crescer nunca. Outro problema do mofo é o cheiro ruim que ele deixa em casa e compromete a respiração.
O que usar para se livrar do mofo:
- máscara, óculos para proteger os olhos, luvas de borracha
- misture: 4 litros de água morna com uma xícara de água sanitária, com uma xícara de vinagre branco
- pegue toalhas e esponja
- e mais um desumidificador
Instruções para retirar bolor ou mofo usando água sanitária e vinagre juntos. A mistura é bem mais potente do que usando um e outro e por isso, é necessário se proteger com as luvas, o óculos e a máscara cobrindo o nariz e boca. Não é aconselhável inalar esse tipo de mistura.
- A primeira coisa a fazer depois de estar com todo o “equipamento” de segurança é abrir portas e janelas para que o vento circule naquela área que será trabalhada. Nem pense em fazer isso com a casa toda fechada.
- O primeiro passo é usar a mistura de água sanitária com água e vinagre e usar a esponja umedecida nesta mistura nas áreas de mofo mais difíceis de serem limpas. Você pode usar a mistura em bancadas, nos azulejos, no vinil, nas paredes e em painéis.
- Depois de aplicar, espere secar e passe um pano úmido na água para retirar o que sobrar.
No caso das roupas, use uma escova para retirar o mofo delas. Depois faça uma lavagem normal, mas coloque um pouco de vinagre na água que será usada para limpeza. Faça o ciclo de lavagem completo da máquina de lavar e coloque a roupa para secar no sol.
A Prevenção Para Evitar Mofo e Bolor
- Use desumidificador em cada um dos ambientes da casa que você perceba que estão mais expostos ao mofo, ao crescimento de fungos. Aquelas paredes que ficam próximas a uma área que não vê sol nunca, por exemplo. Esse aparelho ajuda na remoção da umidade do ar e por isso, consegue reduzir o número de esporos de mofo que fica pelo ar.
- Depois de usar o chuveiro e ou a banheira, não os deixem molhados, use uma toalha para enxugar, retirando assim o excesso de umidade e água.
- É importante que todos os cômodos tenham uma ventilação e circulação de ar adequadas. Nos dias de muito sol, abra as janelas e portas para o ar fresco circular dentro de casa. Não deixe nunca portas e janelas fechadas por um longo tempo.
- Se não tem jeito mesmo, você tem alguns cômodos que não chega a luz do sol, deixe a luz artificial acesa por algum tempo todos os dias.