Quem nunca se deparou a uma máquina cheia de roupas, para colocar as mesmas no varal e estavam todas manchadas, não é verdade? E pensar que todo este problema poderá ter acontecido por uma única peça que soltou a cor e manchou todas as outras gera um verdadeiro pavor em quem quer que seja lavar a roupa.
Existem diversas formas bastante simples para que se teste se aquela peça suspeita e colorida solta tinta, evitando assim uma verdadeira catástrofe onde todas as suas roupas brancas estão coloridas.
Para utilizar esta dica, você inicialmente irá precisar de um pouco de água além de contar cmo um paninho branco e um ferro de passar. A seguir procure pegar a sua peça colorida, umedeça uma pequena área do avesso cobrindo com o pano branco. Depois disto procure passar um ferro quente e pronto, você verá o resultado.
Se por acaso você ficou com o pedaço de pano bem branquinho, poderá tranquilamente lavar a roupa junto de outras peças. Se o paninho por acaso ficar manchado, com a cor do tecido, é por que a peça solta tinta e necessita ser lavada em separado para não manchar outras peças de roupas.
Caso você infelizmente tenha as suas roupas manchadas por outras durante a lavagem, uma boa alternativa é optar por um tingimento. Sendo assim é uma maneira bastante barata, e ainda segura de solucionar problemas como estes.
Dicas Para Lavagens De Roupas
A dica principal e primordial é separar as roupas coloridas evitando que as cores possam ser transferidas para as roupas brancas, além disto, as etiquetas das roupas não servem somente para serem cortadas, é preciso seguir as orientações para poder as lavar.
Como Lavar Peças Coloridas e Escuras
Antes de lavar é interessante fazer o teste para saber se a roupa irá soltar cor ou não, aplicando o produto de sua preferência diluído conforme a recomendação do fabricante. Caso a peça solte tinta, você poderá a lavar em separado. Realizando esse processo até que a peça não solte mais nenhuma cor.
Você poderá ainda lavar uma quantidade diferenciada de peças de uma mesma cor em uma mesma carga. Caso o grupo de cores não seja suficiente para uma lavagem procure somente testar para ver se alguma das roupas irá soltar tinta. Caso não solte procure misturar as peças de todas as cores em uma mesma lavagem.
Para As Peças Brancas
Existe uma recomendação que ocorra a lavagem de peças brancas de uma só vez, desde que sejam separadas por tipo de tecido ou mesmo pelos graus de sujeira das peças.
Para Peças Delicadas
Para estas peças que são mais delicadas, é recomendado a utilização de um lava roupas líquido e ainda que conte com uma fórmula balanceada como o Woolite. A utilização do Woolite deverá ajudar na prevenção do desgaste prematura dos tecidos e ainda desbotamento das cores, deixando além disto um agradável e suave perfume.
Procure ainda evitar utilizar alvejantes, e sempre procure lavar com água fria, tanto nas lavagens a máquina como á mão. As roupas íntimas como lingeries, poderão ser lavadas a máquina, no ciclo para as roupas delicadas e dentro de saquinhos protetores ou mesmo de uma fronha. As roupas bordadas e com aplicações caso você possa resolver lavar este tipo de peça á mão, procure sempre fazer isto em separado evitando o atrito com outras peças para eventuais desbotamentos.
Para Toalhas De Mesa e Panos De Prato
Normalmente estes tipos de peças apresentam manchas de alimentos, e para resolver estes tipos de problema procure utilizar o produto Vanish Poder O2 juntamente com o detergente em pó de sua preferência. Em seguida procure lavar de forma habitual, as toalhas e panos de prato de algodão podendo ser lavadas com água quente.
Toalhas De Banho e Ainda Roupas De Cama
Para as toalhas de banho e ainda roupas de cama, elas poderão ser misturadas em uma mesma lavagem. Os lençóis e fronhas de linho por exemplo, ficam mais macios e também bonitos com a utilização e uma lavagem mais frequente. Se acaso os lençóis estiverem amarelados, procure os lavar em água quente com Vanish alvejante sem cloro, além de ainda utilizar detergente de roupas.
Peças Que Poderão Ser Lavadas Apenas a Seco
Algumas roupas deverão ser lavadas exclusivamente a seco, por este motivo procure conferir sempre a etiqueta, caso existe a informação lavar a seco, não se arrisque a colocar na água, procure uma lavanderia que seja especializada para a lavagem de roupas á seco.
O Jeans Que Solta Tinta, o Que Fazer?
Sempre tem aquela ovelha negra em seu guarda roupa, aquele jeans que sangra, que também é conhecido como o jeans escuro, o índigo que solta tinta aos litros e vai manchando onde você sentar, suas roupas, meias e até mesmo a sua pele. Este normalmente é aquele que você tem que comprar e lavar direto, mas com cuidado para não manchar as outras peças. Alguns deverão até mesmo já virem com esta indicação. Procure sempre lavar o jeans do avesso, e em água fria, sem nada junto na máquina de lavar. Talvez ainda seja necessário se levar em conta outras vezes se valendo de diversos ciclos de lavagem das máquinas, procurando sempre lembrar de as virar ao avesso toda a vez que for lavar.
Uma dica interessante, é colocar junto da água, uma xícara de vinagre branco, na água do rinse para que possa selar este sangramento do seu jeans. Caso você for lavar a mão, porucre lavar normalmente e depois coloque a xícara de vinagre junto de um pouco de água fria, deixando o jeans ali por alguns minutos. Se mesmo assim ele continuar sangrando, procure o deixar de molho em água fria com a xícara de vinagre branco por uma noite inteira.
Para secar, se não quiser correr o risco de que ele encolha, procure deixar sempre ele secar ao natural, com ar fresco e não em secadoras.
Para não correr o risco de manchar as peças claras, no começo utilize com este tipo de jeans peças que são bem escuras até mesmo cuecas, meias, tops e entre outras.