?> Como Resolver Problemas com Vizinhos Barulhentos | Imóveis Cultura Mix

Como Resolver Problemas com Vizinhos Barulhentos

Uma TV ligada em som alto eventualmente dá para aturar. Uma música curtida nas alturas em uma festinha de aniversário pode passar desapercebida em um ano de convivência. Mas quando o som alto por diversos motivos é irritante e atrapalha a sua tranquilidade, está na hora de tomar uma atitude. Os vizinhos barulhentos precisam ser silenciados.

Você Não Está Sozinho!

Antes de arrumar a mudança e procurar se informar sobre um novo espaço para morar e ter paz, não seja tão radical e reflita sobre o assunto. O problema com vizinhos barulhentos pode mudar de proporção em espaços compartilhados, mas todo mundo já passou ou ainda enfrenta esta situação. Não há como fugir de vizinhos barulhentos e todo apartamento, casa ou rua tem um ser humano que adora colocar o som nas alturas ou fala com muitos decibéis a mais que o agradável.

Mas Qual Será o seu Tipo de vizinho? Os Mais Comuns São:

Os Festeiros – baladas são constantes e em alto e bom som. Seus vidros tremem um pouco só de pensar em som ligado do vizinho, que adora as vezes músicas e até luzes piscando até o sol raiar. Não respeitam o dia útil de trabalho e a festa costuma começar na sexta feira, indo por uma balada prolongada que diversas raves teriam inveja.

Os Surdos – você escuta toda a novela da casa ao lado e arrastar de móveis, conversas mesmo que seja rindo de uma boa comédia na televisão. Não tem jeito de não saber a vida do outro, pois eles falam alto e costumam falar muito, não é mesmo?

Os excessivamente limpos – madrugada, silêncio na rua mas seu vizinho de cima está arrastando móveis, usando o aspirador e derrubando coisas. O som vai noite adentro as vezes porque ele adora dormir com a casa limpa.

Os briguentos – casal recém casado ou já há alguns anos na estrada com bastante roupa suja para lavar em alto e bom som. Você até fica na torcida por ele ou por ela, dependendo dos assuntos ‘gritados’ pelo prédio ou entrando rua adentro.

Os torcedores que vestem a camisa e a garganta – vai ter jogo de futebol, você já sabe: gritos de gol, palavrões de lances errados e uma ótima e forte torcida sua para que os 90 minutos se encerrem o mais rápido possível. Se for uma partida internacional com fuso horário não tem problema, vai ter torcida do mesmo jeito!

O cantor – ele jura que canta igual ao cantor e por isso acompanha músicas nas alturas, de dia ou de noite. Suas janelas tremem e você não consegue ouvir o som de sua própria voz em casa.

O noveleiro – hora da novela é sagrada e, combinado com sua surdez alta, você terá problemas para assistir qualquer outro canal que não seja a Globo.

Converse Sobre o Compartilhamento de Paredes

Você não tem ideia de quantas pessoas não sabem que estão sendo ouvidas. Isso é mais comum do que parece, pois se elas tem vizinhos silenciosos, acredita não ouvir nada porque não dá pra ouvir mesmo por conta das paredes. As vezes apenas um toque será o suficiente para os assuntos conversados em voz alta. Afinal, ninguém curte saber o quanto o outro está penetrando em sua vida.

Você não precisa nem ser um juiz nem um grande mediador. O grande segredo é explicar de forma clara o quanto de som penetra na sua casa. Para vizinhos sem conhecimento, esta pequena medida já será o suficiente para as conversas começarem a acontecer mais baixas. Para os demais, medidas mais graves devem ser tomadas. Você deve explicar sobre paredes conjugadas e como vocês dividem o mesmo espaço, o que acabam por dividir o som também.

Analise a Possibilidade de Isoladores de Som

Em caso de imóveis próprios, considere a possibilidade de investir em um isolador de som em suas paredes. Os sons mais baixos não vão passar e você vai contar com toda a privacidade possível de seu lar e não vai ouvir mais conversas de terceiros. Alguns métodos são baratos e, quando colocados entre paredes, são ótimos para deixar a sua casa mais silenciosa e com toda a paz que você precisa.

Faça uma Revés

Faça uma Revés

Faça uma Revés

Um ditado popular costuma funcionar bem: para bom entendedor, meia palavra basta. Isso será válido em sua casa sempre. Se a proposta é fazer ele entender o quanto o som alto incomoda, faça uma festinha quando o descanso parece ser prezado pelo outro lado da parede. Você nem precisa ter amigos em casa. No dia de folga do vizinho chato e barulhento, aumente o som e escute músicas altas ou um programa chato por diversas horas seguidas. Seu recado será dado sem precisar uma troca de palavras.

Explique o Quanto Som Alto Incomoda

Mas seja claro quanto a isso. Chame seu vizinho para conversar e informe o quanto o problema está afetando a sua vida, seu sono e sua rotina diária. Peça compreensão quanto ao assunto e informe sobre quais sons realmente incomodam. Cite exemplos de conversas menos íntimas que tenha ouvido para mostrar o quanto você ouve e provar que de fato tem motivos para ficar incomodado. Esta medida costuma funcionar com os mais pacificadores.

Busque Ajuda das Autoridades Locais

Como Lidar

Como Lidar

Se sua cidade estiver dentre as listadas com lei municipal para som alto apenas até as 22h, você pode buscar ajuda de profissionais da Polícia Civil ou Militar para chamar a atenção dos desordeiros. Festa tarde da noite pode acabar assim que as autoridades chegarem. É uma ótima medida para sanar o problema sem mencionar seu nome, pois não há como eles saberem de onde vem a denúncia. Se você mora em um apartamento, melhor ainda: tanas pessoais possivelmente incomodadas tira o risco de uma rixa pessoal por sua denúncia.

Fale Com o Síndico

Se você mora em apartamentos, ele deve ser o profissional consultado para sanar o problema. Em condomínios mais rígidos, esta medida costuma causar a expulsão se diversos donos de imóveis estiverem incomodados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *