Como Reparar Rachaduras Em Objetos De Cerâmica

Acidentes podem acontecer na cozinha, na sala, no quarto ou em qualquer cômodo da casa e podemos acabar quebrando uma objeto de decoração ou outro qualquer que mais gostamos. Alguns materiais, como o plástico, não são os mais belos, mas pelo menos quando caem, permanecem o mesmo, o que não podemos dizer de outros. Um copo de vidro, um prato de louça ou uma caneca de cerâmica, uma vez no chão, fatalmente irá se despedaçar. Só tendo muita sorte para que a queda provoque somente uma rachadura, que em muitos casos, é o suficiente para danificar a peça, seja pela aparência ou mesmo pela utilidade. E falando em objetos feitos com material sensível a queda, vamos chamá-los assim, nem sempre é preciso lamentar, em muitos casos, dá para salvar aquela xícara de cerâmica que foi da bisavô. Veja como fazer isso, como reparar as rachaduras de objetos de cerâmica!

Como Reparar Rachaduras Em Objetos De Cerâmica

Como Reparar Rachaduras Em Objetos De Cerâmica

Não entre em desespero achando que é o fim do seu objeto de cerâmica favorito porque ele rachou ou quebrou. Em muitas casos, dá para salvar a peça e ela ainda vai durar por muitos e muitos anos, isso se não cair de novo, mas se isso acontecer, faça novamente a reparação. O produto mais adequado e a forma mais simples para reparar as rachaduras em objetos de cerâmica é optando pelo adesivo de secagem lenta. Ele foi pensado para fazer esse tipo de conserto e se demonstra muito eficiente quando bem aplicado. Veja como fazer!

  • Para reparar rachaduras em objetos de cerâmica será necessário além do adesivo de secagem lenta, um acetato de polivinilo e mais uma cola branca, que deverá ser um produto próprio para colar cerâmica. Além disso, dê preferência a um epóxi transparente e não esqueça de usar luvas de boa qualidade para fazer o reparo das rachaduras do seu objeto de cerâmica.

    Para reparar rachaduras em objetos

    Para reparar rachaduras em objetos

  • O primeiro passo é fazer a limpeza da parte que quebrou ou rachou e isso deverá ser feito com a ajuda de um cotonete e água morna mistura com sabão. Faça a mistura e depois mergulhe o cotonete e em seguida, passe-o levemente na parte que deverá ser colada uma na outra. Se o objeto tiver muito sujo, pegue uma esponja macia e faça a limpeza antes de iniciar o processo de reparação.
  • Depois que o seu objeto de cerâmica que deve ser reparado estiver bem limpinho é hora de secá-lo muito bem antes de iniciar o trabalho com o adesivo. Para fazer isso, não basta pegar um pano e secar a sua cerâmica, ela deverá ser levada ao forno com a temperatura entre 50 º C ou 122 º. Deixe o seu objeto dentro do forno durante 30 minutos e só quando passar esse tempo ele estará pronto para ser trabalhado. Vale ressaltar que a reparação da rachadura deve começar a ser feita logo depois da saída do objeto do forno, quando ainda estiver quente. Atenção para não queimar as mãos!
  • Tudo pronto! É hora de preparar o adesivo! O produto vem separado e deve ser misturado para o uso, pegue o rótulo ou veja na caixa como preparar antes de usar.
  • Com a ajuda de um pincel fino ou de um palito (que precisa estar muito limpo), você pegará a cola, o produto, que foi preparado anteriormente. Coloque e observe se o material não absorveu a cola completamente, ela não pode desaparecer, a quantidade correta é aquela que você pode ver. No caso de objetos que acabaram divididos ao meio quando racharam, isto é, que você tem dois pedaços, dá para usar uma escova para aplicar a cola.
  • Uma vez que a cola foi aplicada na rachadura do objeto de madeira, será necessário segurá-lo apertando as partes que estão sendo colocadas por pelo menos 1 minuto e só depois disso que poderá ser liberado. Note: não é para encher o vão da rachadura de cola, e sim, colocar somente a quantidade de produto necessário.
  • Depois é só deixar em algum lugar para secar. Mas, antes disso, confira se não ficaram excessos de cola no seu objeto de cerâmica, caso a resposta seja sim, pegue um pedaço de algodão, molhe-o no álcool e em seguida, passe para retirar. Outro modo de retirar o excesso de cola é raspando com lâmina de barbear ou faca.
  • O lugar ideal para você deixar o seu objeto de cerâmica que foi reparado para secar é em um lugar que ele não recebe sol direto e muito menos chuva, que precisa ser fresco e seco. O melhor horário para reparar rachaduras em objetos de cerâmica é a noite, que ele passa a noite inteira se solidificando depois de aplicar a cola. Depois é só colocar o seu objeto de cerâmica no lugar.
  • Dicas para que a reparação do seu objeto de cerâmica dê certo: quando for limpar, não exagere na quantidade do álcool, o algodão não pode estar pingando o produto, somente úmido; a boa limpeza da cerâmica antes de colar é o único modo de que a reparação dê certo, por isso, não tenha pressa, limpe bem o seu objeto; faça a reparação de um dia para o outro para dar tempo da cola secar bem e evitar que descole e fique pior ainda refazer a reparação; segurar o objeto pressionando as partes que foram coladas por um minuto faz toda diferença no resultado final, se quiser passar de um minuto, melhor ainda, mas nunca menos.

Saiba Mais Sobre a Cerâmica

Você encontra vários produtos em cerâmica para o lar, de objetos de decoração a utensílios, como as panelas que fazem o maior sucesso. As queridinhas do momento são fabricadas por uma indústria francesa, a Le Creuset e são perfeitas para a realização de determinados pratos. Porém, fique sabendo que quando você adquire uma panela de cerâmica que foi feita artesanalmente, corre o risco de que ela libere cádmio e chumbo,que são metais,  o que não acontece com aquelas industrializadas.  Antes de comprar esse tipo de panela procure se ela tem um selo de qualidade que diz que não existe a presença de chumbo.

No caso das panelas de cerâmica, elas são excelentes para o preparo de sopas, cozidos ou creme.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *