A espuma expansiva é um tipo de selante e adesivo que possui composição com base em poliuretano que tem como função vedar, preencher e isolar materiais como metais, madeira, alvenaria e plásticos. A indicação é que o produto seja usado por profissionais de obras, pois pode grudar nas mãos e se não for aplicado corretamente pode acabar sujando a superfície em que foi aplicada. A seguir vamos explicar em detalhes como fazer o uso assertivo do produto assim como fazer os devidos reparos em aplicações em superfícies de alumínio.
Para que Serve Espuma Expansiva?
Quando esse selante a base de poliuretano é curado passa a realizar funções como preenchimento, isolamento e vedação preservando suas características físicas mesmo quando está exposto a intempéries do tempo como o sol e a chuva. Tem compatibilidade com diversos materiais de construção com destaque para alumínio e madeira.
Após o tempo de cura a espuma expansiva pode ser lixada, cortada, coberta por tinta e até perfurada tornando relativamente fácil a remoção dos excessos. Um produto que é comercializado em embalagem com aplicador e válvula que impede o entupimento. No entanto, como já citamos é interessante que sua aplicação seja realizada por um profissional.
Como Aplicar Espuma Expansiva?
Seguir todos os passos corretamente para a aplicação da espuma expansiva ajuda a evitar a dor de cabeça de ter que limpar os excessos bem como ter que fazer novas aplicações num futuro próximo.
- Passo – Para que a aplicação possa ser feita corretamente é fundamental fazer o encaixe correto do bico aplicador na válvula da embalagem, geralmente vem desmontado.
- Passo – Coloque a embalagem de cabeça para baixo, agite e então aponte o bico de aplicação para o local em que deseja fazer a aplicação da espuma.
- Passo – É importante que o preenchimento dos espaços seja feito somente pela metade, pois a massa se expande em até 3 vezes o volume inicial.
- Passo – Enquanto a espuma estiver em processo de expansão você não deve alisá-la.
- Passo – Espere secar por duas horas e então você poderá cortar o excesso. Depois de 8 horas da aplicação será possível fazer acabamentos como furar, lixar e pintar. Nesse período de aplicação e acabamento é interessante proteger o local da incidência do sol.
Dica – Se você não utilizou toda a espuma expansiva numa única aplicação deverá ter o cuidado de remover o excesso que ficará acumulado no bico aplicador que tem como função evitar a vulcanização enquanto o selante não é utilizado. Remova o excesso com o auxílio de uma ferramenta ou então corte a barreira.
Como Remover Espuma Expansiva de Alumínio?
Antes que o processo de cura da espuma expansiva aconteça é possível remover os excessos com acetona (a mesma usada para a remoção de esmalte). Depois que o processo de cura estiver completo a única opção é a remoção mecânica que pode ser bem complicada devido à boa resistência dessa espuma. Use uma ferramenta que permita fazer o movimento de empurrar o excesso da espuma.
Como Remover Espuma Expansiva das Mãos?
Se por acaso a espuma expansiva também grudou nas suas mãos a dica é bem simples aplique um creme hidratante (pode ser de qualquer marca) e com as unhas faça movimentos de retirada das casquinhas formadas pela espuma. Depois é só lavar as mãos e pronto.