A casa deve ser um lugar seguro para as crianças, para isso, é necessário que os pais se organizem e a organizem em modo de deixar bem longe os perigos, que pode ter certeza, são muitos. Uma vez que as crianças são curiosas e estão sempre em busca de novas “aventuras” no mundo que está em volta delas. O primeiro passo, quando a criança é maior e pode entender é explicar tudo aquilo que representa um risco para ela e como elas podem evitar de se machucar.
Outra ponto importante é estabelecer regras, dizendo o que pode e o que não pode fazer dentro de casa e dando justificativa para todos os “nãos”.
Verdade seja dita, as casas são construídas pensando nos adultos e por isso, é preciso adaptá-las para fase em que a criança começa a engatinhar e em seguida, os primeiros passos. E será dos pais, a missão de transformar a casa para adultos em lugar seguro para as crianças. O que não quer dizer que uma vez tomadas as devidas precauções, as crianças poderão ficar livres em casa sem que tenha um adulto a fiscalizar. Não esqueça que por mais que você tenha conseguido manter o perigo longe delas, elas encontrarão alguma forma de se machucar, pode ter certeza.
O Que Fazer Para Tornar a Cozinha Mais Segura Para Uma Criança
Para começar, cozinha não é lugar de criança, e você não deve criar o hábito de tentar cozinhar com o seu filho no colo ou deixá-lo brincando no chão, enquanto você está cozinhando. Mesmo com o seu filho na sala e sendo que ele pode entrar a qualquer momento na cozinha, faça a comida usando somente as bocas da parte de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas girados para dentro.
A regra de cobrir tomadas serve para casa toda. Se a criança for muito pequena o ideal é mantê-la em outro cômodo dentro de um cercadinho ou colocar uma pequena divisória removível impedindo a entrada na cozinha.
Nunca deixe fósforo, faca ou qualquer outra coisa que represente um risco para os seus filhos, ao alcance deles.
Dicas De Como Evitar o Perigo Dentro De Casa Para Crianças
- Na lavanderia ou em qualquer lugar que você use para passar roupa, o procedimento é o mesmo de cozinhar, as crianças não podem estar por perto. Elas podem puxar o fio do ferro ou tentar colocar a mão no mesmo. Essa não é uma atividade para ser feita com a presença de uma criança. E depois de determinado, guarde tudo, principalmente o ferro.
- Portas e armários devem ser trancados em modo que a criança não consiga abrir e é claro, aqueles que ficam no alcance das crianças não devem conter nada de perigoso, como objetos cortantes ou produtos de limpeza. Guarde sempre essas coisas fora do alcance das crianças.
- Não deixe toalhas cobrindo a mesa com pontas que ficam ao alcance das crianças e principalmente com objetos em cima que possam cair, no caso dela puxá-la.
- Mantenha os produtos tóxicos ou produtos de higiene dentro das embalagens para dificultar o acesso da criança. E mantenha os sacos plástico bem longe dela.
Como Deixar a Sala De Estar Mais Segura Para As Crianças
Comece cobrindo as tomadas, não deixe fios à vista e evite objetos ao alcance das crianças que possam representar risco, como por exemplo, um jarro de vidro.
Se você tiver uma sala com o piso liso, coloque tapetes antiderrapantes sobre ele e no caso dos móveis, prefira aqueles que tem os acabamentos arredondados, sem quinas.
Mesmo com toda a proteção, se o seu filho tomar um choque elétrico tentando colocar alguma coisa na tomada, desligue o quadro de eletricidade e a leve em um hospital para ser observada.
A televisão, que normalmente, atrai muito as crianças, precisa ficar fora do alcance e com um bom apoio para evitar acidentes.
No Quarto, o Que Fazer Para Evitar Acidentes Domésticos Com As Crianças
O berço e a cama não devem ficar nunca perto das janelas, e em caso de apartamento, não deixe de colocar a proteção de tela.
Cubra as tomadas e evite móveis ou objetos que possam chamar a atenção da criança e que ela tentando pegar possa se machucar. O mesmo da sala, serve para o quarto, se o piso for liso, tapetes antiderrapantes.
Mais dicas:
- Compre os brinquedos dos seus filhos sempre observando na caixa para que idade eles são recomendados. Explore você antes de dar para o seu filho para prever se existe algum tipo de risco.
- Não compre brinquedos pequenos para crianças com até 3 anos, que normalmente, possuem o hábito de colocá-los dentro dos ouvidos ou nas narinas. Assim, como jogos que tenham peças que sejam fáceis de destacar.
- Nunca deixe o seu filho sozinho brincando dentro de uma banheira , basta pouca água para que ela se afogue ou ainda, se intoxique com os produtos de higiene pessoal. Mantenha a porta do banheiro sempre muito bem fechada, assim como a tampa do vaso fechada.
- As escadas representam sempre um grande risco para as crianças, caso você tenha na sua casa, crie um obstáculo que não permita que o seu filho chegue até ela sem a sua companhia.
- Evite os objetos espalhados pela casa, eles podem servir de armadilhas para provocar o tombo de uma criança. Mantenha tudo devidamente no lugar.
- Com criança em casa é melhor ter espaço, por isso, evite de comprar muitos móveis, quanto menos mobiliário você tiver em cada cômodo, melhor. Com filhos em casa, o melhor é ter o essencial e sempre móveis com linhas que evite acidentes, como pontiagudos ou sem portas com trincos.
- Fique sempre de olho no que chama atenção do seu filho, o que ele está fazendo, não o perca nunca de vista dentro de casa. Por mais que você crie um ambiente seguro, é provável que eles descobrirá uma outra maneira de se fazer mal. As crianças são curiosas e espertas.
- Ao longo do tempo, vá adaptando as medidas de segurança de acordo com a idade do seu filho e comece a ensiná-lo o que pode ser nocivo para ele e como evitar o acidente em casa.