Para manter a nossa casa sempre bonita e com tudo em ordem, não basta caprichar na decoração. É preciso também estar sempre fazendo a manutenção dela, como por exemplo, da parte elétrica, hidráulica, refazer pinturas, etc. Deixar passar anos e não refazer nada na casa pode significar uma despesa muito grande no futuro e sem falar que a aparência não fica das melhores.
Uma das grandes preocupações das pessoas em relação a uma casa, e ainda maior, quando ela é antiga, é em relação à fiação elétrica. Todos nós sabemos que um fio desencapado ou colocado fora do lugar pode incendiar uma casa. Por isso, é muito importante que eles sejam protegidos e estejam nos seus devidos lugares. Além disso, além da fiação da casa necessária para o funcionamento de toda eletricidade, ainda temos que conviver com os fios dos aparelhos, que são muitos. Por causa de tanta fiação, agora encontramos aparelhos eletrônicos já com proteção contra interferência, o que é uma ótima solução. Porém, se os seus aparelhos não possuem esse diferencial, veja como você poderá proteger a fiação de casa.
Não é simples, podemos classificar como uma atividade moderada, porém, se você é curioso e gosta de aprender, poderá dar conta do recado sozinho. Anote o que será preciso para criar uma proteção para a fiação da sua casa: fio blindado, extensão blindada ou cabos de energia, luva de proteção, cubos condutores blindados e folha de cobre para blindagem.
Primeiro passo: Você deverá usar cabos condutores blindados ao fazer a instalação das fiações da sua casa, que servirão para diminuir a interferência que normalmente as afeta. Atenção, porque esse tipo de cabo é mais caro que aqueles chamados de não blindados. Você deverá somente usar esses cabos quando for colocar cabos de várias tipologias diferentes pertos uns aos outros. Você deverá comprar cabos condutores flexíveis, caso esteja planejando utilizar nas quinas das paredes.
Segundo passo: Preste atenção nesse item e como deverá ser feito esse trabalho. Comece envolvendo a fiação com as folhas de cobre, elas servem para protegê-la das indesejáveis interferências. Saiba que esse material é bem mais econômico do que você comprar cabos com condutores blindados. A desvantagem é que com ele você precisará de mais tempo para fazer o trabalho de toda a fiação. Porém, entre custo e benefício é muito bom.
Terceiro passo: Um conselho! Pense e faça uma avaliação do preço que vai custar se você preferir usar a fiação blindada na sua casa! Você poderá encontrar sem nenhum problema tanto os fios de eletricidade e de telefones blindados em qualquer loja que venda produtos eletrônicos. O melhor é que a redução de interferência quando você protege a fiação de casa reduz e muito. Mas, não se esqueça da diferença de preço, os fios com blindagem sempre serão mais caros do que aqueles com blindagem. Avalie os custos e o quanto é melhor um ou o outro no seu caso.
Quarto passo: Não pense que os cabos de energia blindados não sejam para uso caseiro, eles são sim. A sua vantagem está quando você utiliza aparelhos eletrônicos que geram campos elétricos quando são desligados, como por exemplo: alguns modelos de relógios digitais, televisores e lâmpadas. E nesse caso, a proteção da fiação vai evitar que esse efeito influencie nos demais aparelhos que estão consumindo energia no mesmo momento, isto é, com interferência quase reduzida a zero.
Quinto passo: Voltando a preparação da proteção dos fios, lembre-se que é muito importante manter uma boa distância entre fios que são diferentes. Por exemplo, os fios que são de telefone, segundo os eletricistas, devem ficar bem longe daqueles que são dos aparelhos de som, ou ainda, a fiação da luz distante da fiação do som. Essa distância mínima recomendada é de 30 centímetros entre um fio e outro, de acordo com a categoria. Caso, não tenha jeito e você não consiga manter os fios distantes um do outro dentro da medida necessária, não use o mesmo condutor para colocá-los.
Sexto passo: Para encerrar, a revisão é sempre uma boa maneira de garantir que o trabalho foi feito certo e que você não terá problemas futuros. Uma vez que você trabalhar para proteger a fiaçãio da sua casa, verifique periodicamente as conexões dos seus aparelhos. Uma vez o fio desencapado, não vai ter adiantado nada a proteção feita anteriormente e as interferências vão voltar, talvez até mais intensas. Atenção! Alguns fios não desencapam bem no meio, de forma visível, eles podem, por exemplo, desencapar nas pontas, isso é muito comum naqueles de telefone. Esse tipo de problema é que normalmente causa aquelas ruídos no aparelho. Neste caso, a maneira mais fácil de resolver o problema é trocando completamente o fio.
Outras Dicas e Advertências. Leia e anote!
Quando você for proteger qualquer tipo de fiação, se for somente de um aparelho eletrônico que esteja causando interferência, não desligue somente, é preciso desconectá-lo de qualquer outro. Um exemplo, se você for trabalhar com o aparelho de DVD, desconecte-o da televisão ou de qualquer outro aparelho que ele esteja ligado.
Se a instalação elétrica da sua casa não é nova, se for uma casa antiga, é melhor recorrer a um eletricista. Muitas vezes é necessário trocar as tomadas bifásicas por trifásicas. Aquela terceira entrada, com a forma arrendodada em uma tomada é chamada de aterramento, e ela serve exatamente para diminuir a interferência.
http://www.youtube.com/watch?v=yCybE8GdB8MQuando estiver trabalhando com as folhas de cobre, redobre a atenção, se elas estiverem afiadas, elas cortarão facilmente as suas mãos. Por isso, não as use sem luvas de proteção. Esse acessório é indispensável para quem tem que fazer esse tipo de serviço.
Não use de jeito nenhum adesivo ou cola para prender uma folha de cobre ao fio. Qualquer tipo de material colante so é recomendado, só poderá ser usado, caso a embalagem do produto recomende.
Não é complicado proteger a fiação de casa, seja contra interferência ou simplesmente para não ver os fios pelo chão, porém, é preciso ter muito cuidado ao realizar esse tipo de trabalho. Na dúvida, é melhor recorrer a um profissional.