?> Como Planejar Uma Mudança De Cidade | Imóveis Cultura Mix

Como Planejar Uma Mudança de Cidade

Quem gosta de fazer mudanças? Creio que poucas pessoas responderiam de forma positiva sobre o assunto. Não estamos falando do fato de ir de um lugar para o outro, neste caso, é provável que a maioria goste muito.

Mudar de casa, ainda mais quando se está indo para um lugar melhor, claro, todo mundo gosta, o que realmente, ninguém ou quase ninguém suporta é ter que fazer a mudança em si, pegar no pesado.

Normalmente, quando se fala em mudança, pensamos imediatamente em colocar toda a nossa vida em caixas e depois colocar tudo de volta no lugar na casa nova. Não é preciso nem falar que isso dá o maior trabalho, não é mesmo? Até porque, nem sempre dá para fazer a mudança no momento melhor, como o das férias. O que significa ficar dias no meio da bagunça em casa, sem saber onde está nada e só depois voltar a rotina normal, que dependendo do tamanho do novo lar e da quantidade de coisas pode demorar meses.

Mudar de casa pode ser tão problemático que você pode acabar ficando traumatizado, mas claro, que algumas dicas ajudam a diminuir o impacto negativo da mudança na sua vida.

Mudar de Casa: Imóvel Alugado

Nem sempre a mudança de casa é definitiva, sabe bem disso que vive de aluguel. O dono da casa pode pedir o imóvel e você será obrigado a procurar um outro. Mas, pensando de forma positiva, pode ser que ele nunca peça e você ficará até quando quiser naquele imóvel.

No caso da mudança, para quem está indo viver em um imóvel alugado, considere a vistoria o seu primeiro problema. Neste momento, não deixe passar nenhum detalhe. Qualquer problema no imóvel depois que você estiver dentro dele será de sua responsabilidade.

A casa nova deve estar com tudo no lugar, pintada, para receber você e sua família.

Outra dica valiosa é que antes de ir levando suas coisas para casa nova, tire as medidas dos seus móveis e dos espaços do imóvel. Não tem nada pior que pagar para levar um móvel na mudança e depois descobrir que ele não poderá ser usado porque não cabe naquele espaço.

Mudar de Casa: Imóvel Próprio

Neste caso, a situação é bem melhor, pois pode ser a última mudança da sua vida. Além disso, o imóvel é seu e o melhor para não ter problemas é fazer qualquer tipo de obra antes de entrar na casa. Depois, dentro, a situação é complicada e a bagunça, nem se fala.

Da mesma forma, os móveis que você tem na casa antiga devem estar bem no imóvel novo, tirar as medidas de ambos, é fundamental para organizar bem os espaços.

Mudando Para Outra Cidade

Se a mudança de um bairro para o outro ou até mesmo de um apartamento para o outro no mesmo prédio é complicada, imagine quando se pensa em mudar de cidade. Some o trabalho por dois ou até três. Porém, a receita básica é sempre apostar no planejamento.

Quando mais for organizada e planejada a sua mudança, menos tempo você perderá.

O primeiro passo de uma mudança é organizar a vida. Certamente se você está indo para outra cidade, está sendo levado por um novo trabalho ou por um outro motivo.

E claro, se você está se mudando é porque conseguiu uma casa nova no novo endereço.

Passada a vistoria e também o processo de ver o que colocar onde é hora de organizar a mudança.

Dicas Para Organizar a Mudança:

  • Antes de qualquer coisa, procure uma empresa especializada em mudança para levar as suas coisas para outra cidade. Todos nós gostamos de economizar, mas tenha muita atenção, para o barato não sair caro. Você pode acabar economizando na mudança e depois percebendo que algum objeto acabou danificado. Procure o máximo de referências da empresa que vai contratar.
  • Outro detalhe importante referente a empresa que você está contratando é o quanto ela pode lhe atender. Como a mudança será de uma cidade para outra, é muito importante que ela capriche na embalagem ou se preferir faça você mesmo.
  • Neste caso, quando você decide embalar as suas coisas, fique muito atento para fazer da melhor maneira possível. Compre caixas e papéis adequados e não esqueça de marcar fora da caixa o que tem dentro, principalmente, quando tiver objetos sensíveis, como copos, entre outros.
  • Para não deixar a casa de pernas para o ar, divida a sua mudança por cômodos, vá fazendo um por um, deixando as coisas essenciais para serem guardadas por último. O ideal é que antes de qualquer mudança, você prepare a casa se livrando daquilo que não serve mais. Evite guardar o que não está usando, leve para casa nova somente o que é necessário.

No caso da mudança de uma cidade para outra é bom fazer algumas contas. O preço das transportadoras não é tão econômico assim, pode ser que aproveitar o momento para trocar móveis seja uma solução mais barata. Por exemplo, o seu sofá já não é tão novo e está nos seus planos mudá-lo em breve, então, não o leve para o novo endereço. Neste caso, é melhor vender o sofá velho e comprar um novo já na cidade em que você está indo morar.

Avalie tudo o que você se tem e se vale a pena. Faça uma comparação de preços entre um novo e o quanto a transportadora está cobrando para levar. Lógico que os itens que você tem carinho e pretende guardá-los para sempre vão de qualquer forma.

Verifique também a possibilidade de enviar algumas coisas pelo Correio. Pode ser que em comparação com os preços cobrados pela transportadora, a opção via correio, acabe sendo mais barata.

Toda avaliação de custos é necessário para se gastar o menos possível com a mudança.

Se possível, planeje essa mudança para um período que os filhos não estejam estudando, que todo mundo esteja de férias, evitando criar o transtorno de não saber o que está em uma caixa ou outra, quando precisar.

Quando chegar no endereço novo, não tenha pressa de abrir as caixas. Depois dos móveis montados, vá abrindo uma seguida da outra, somente quando tudo da anterior estiver guardado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi

    sónia 3 de junho de 2018 14:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *