A vida moderna é bem corrida para todo mundo, para quem trabalha, para quem estuda, para quem cuida da casa, para quem está em busca de uma vaga de emprego, enfim, o tempo parece reduzido. Estamos sempre desejando que o dia tenha mais de 24 horas para darmos conta de tudo aquilo que gostaríamos de fazer e não queremos deixar para amanhã.
Porém, não dá para sonhar com 26 horas e muito menos com 30, temos que nos adaptar e realizar tudo o que deverá ser feito nas 24 mesmo. E o único modo de não acumular de um dia para o outro aquilo que deveria ter sido feito e não foi é acima de tudo, organizando a vida. E quando falamos de organização, estamos falando de tudo, das pequenas as grandes coisas. Quanto mais se organiza, mais fácil fica realizar todas as tarefas, concluí-las e o melhor, sem errar.
E falando em organização e como tudo não só pode como deve ser organizado, falamos de pequenas coisas que fazem toda a diferença: documentos e papéis. Neste caso, mais do que poupar o tempo, que seria perdido procurando um documento em meio a uma bagunça, onde fica impossível entender qualquer coisa, é a solução de problemas.
Os documentos e os papéis em geral, em muitos casos, representam toda a nossa vida, digamos, burocrática. As contas pagas, as contas à pagar, certificados, exames antigos, documentos de banco, etc. Todas as pessoas acumulam uma grande quantidade de papel em casa que deve ser conservado por razões diferentes. E não só isso, precisam estar bem guardados e fáceis de serem encontrados. Por isso, manter cada coisa no seu lugar é de extrema importância.
Siga As Ideias De Como Organizar Os Documentos e Papéis
- O primeiro passo para organizar documentos e papéis é separando-os, quanto mais for possível separá-los por tipologia, mas fácil será de encontrá-los quando for necessário.
- Papéis e documentos devem ser sempre guardados abertos, de preferência em pastas com plástico, que fique um em cada lado, com a frente virada. Esqueça os envelopes.
- Depois de retirar tudo dos envelopes e comprar as pastinhas para guardar os documentos é hora de começar a organização. Falando em pastas, em alguns casos, podem ser de papelão com elástico. Vamos falar mais para frente os tipos e para o que podem ser usadas.
- Quando estiver organizando, isto é, arquivando os documentos e papéis, tenha em mãos um grampeador. Quando se tem um documento com mais de uma página, o ideal é grampeá-las.
- As canetas coloridas ou os marcadores também podem ser úteis para destacar os documentos.
Veja Agora o Que Pode Ser Usado Para Guardar Documentos e Papéis
- Caixa de sapatos ou de camisa: pode ser usada para colocar papéis que eventualmente você vai precisar, como por exemplo, contas pagas. Porém, procure deixá-las sempre em ordem da mais antiga para a mais recente.
- Pastas com plástico transparente: são as mais indicadas para documentos importantes, como aqueles de propriedade de um imóvel. É um modo de deixá-los visíveis e protegidos. Também pode ser usada para guardar diplomas.
- Pastas de papelão com elástico: também servem para guardar papéis e documentos que dificilmente serão usados. No caso de contas pagas, o correto é fazer uma pasta para cada tipo de conta, uma paro gás, outra para luz, etc.
- Pastas de arquivo: podem ser usadas com plástico dentro e teriam a mesma utilidade que a pasta com plástico transparente, porém, fazem muito volume. Tudo depende do espaço que se tem para guardá-las.
Principais Regrinhas Para Organizar Documentos e Papéis:
- Quanto mais você divide em tipos, melhor é para guardar e principalmente para encontrar. Então faça separações como: extratos bancários, documentos do banco (contrato de abertura, entre outros), contas pagas (luz , gás, telefone, etc), diplomas e certificados, extratos do cartão de crédito, resultados de exame médicos (não devem ser jogados fora, e como alguns são grandes, pode ser necessário um lugar maior para guardá-los), contas à pagar (deve ser uma pasta que fique à vista para que você não perca a data do vencimento),etc.
- As contas pagas devem ser guardadas sempre na ordem dos meses do ano e da mais antiga para a mais recente. Cada companhia fornecedora de serviços recomenda um período para manter os boletos, verifique e guarde somente aquilo que for necessário.
- Falando em necessário, guarde somente o que é preciso. Ter em casa qualquer papelzinho só fará bagunça e na hora de achar o que realmente interessa, perda de tempo.
- Na pasta de contas à pagar, evidencie a data de vencimento e coloque na pasta sempre em ordem de data de pagamento. Por exemplo, a luz vence no dia 5 e por isso deve estar no primeiro plástico, seguida da conta de telefone, que vence no dia 6 e assim por diante.
- Se os documentos tiverem letras pequenas e não forem fáceis de identificar, assim como não seja possível evidenciar do que se trata no próprio papel, use etiquetas, colocadas pelo lado de fora do plástico.
- De vez em quando, pode ser uma vez por ano, no início ou no fim, faça uma faxina na papelada. Veja o que realmente deve ser ainda guardado e o que pode ser jogado fora, se tem alguma coisa fora do lugar, é hora de reorganizar.
- Tenha junto com os originais, pelo menos uma cópia daqueles documentos mais importantes, assim como dos documentos das pessoas da família.
- Para papéis de faculdade ou da escola, que servirão como fonte de pesquisa, o ideal também é catalogá-los e guardá-los em pastas ou melhor ainda, encaderná-los, ficando mais fácil de manusear e de mantê-los.
Como dá para perceber é bem mais simples organizar os papéis e os documentos do que achá-los em meio a bagunça. Se você acumulou muita coisa, comece o processo com calma, não tente fazer tudo em um único dia porque não dá e acaba que a organização não fica bem feita. Vá separando uma coisa de cada vez e colocando no seu lugar, em pouco tempo estará tudo perfeito e muito mais fácil de achar.