É muito importante dar lições de organização desde cedo para as crianças. Elas não podem achar que é normal deixar os brinquedos espalhados pela casa e nem menos no próprio quarto. Esse é um dos modos que serve também para ensinar limites e respeito pelas outras pessoas.
Os filhos devem aprender que existe um lugar para brincar, que as regras devem ser respeitadas e que os brinquedos devem ser guardados imediatamente depois que a brincadeira terminar. E na hora de colocar cada coisa no seu lugar, os pais não devem pegar a obrigação para eles, os filhos devem participar, assim como devem ajudar na hora da organização.
Normalmente, as meninas têm muitas bonecas e elas devem ser organizadas, aliás, elas podem fazer parte da decoração do quarto. Veja alguns exemplos de como organizar as bonecas das meninas!
Pense e Crie Espaços Para As Bonecas
As bonecas podem ser organizadas de várias formas e em vários espaços da casa. A escolha de como guardá-las pode partir de alguns fatores:
- A frequência que a menina brinca com a boneca.
- As bonecas que serão usadas somente para decoração.
- As bonecas mais velhas e as mais novas.
No primeiro caso – frequência que a menina brinca com a boneca: elas não devem ser guardadas em lugares de difícil acesso para sua filha. Por exemplo, colocando em uma prateleira fora do alcance dela. Aliás, deixar brinquedos à vista, mas longe do alcance da crianças não é uma boa ideia. Ao tentar pegá-los, elas podem acabar se machucando.
No segundo caso – bonecas de decoração: são aquelas que ficarão em cima da cama ou mesmo em uma prateleira, mas que sua filha não as usa para brincar com as amigas, servem apenas como objeto decorativo. Porém, atenção, são decisões que mãe e filha devem tomar juntas. Não cabe aos pais dizer que um brinquedo não pode ser usado.
No terceiro caso – separar brinquedos mais novo dos mais velhos: pode ser uma escolha para deixar as bonecas à vista e outras mais velhinhas não. Assim, o quarto estará sempre arrumadinho.
Agora que você pensou em modos para separar as bonecas, veja onde elas podem ser colocadas:
- As bonecas para decoração podem ficar em cima da cama e também em prateleiras no quarto da menina. Organize em ambos casos, as bonecas maiores. Fica legal também, no caso da prateleira, misturar uma boneca com livros ou outro objeto. Voltando a dizer que o brinquedo deve ficar ao alcance da sua filha.
- Para as bonecas mais velhas, uma boa ideia são as caixas, que podem ser de vários tipos, de papelão ou de plástico. A grande vantagem de usá-las para guardar as bonecas é que primeiro o brinquedo fica protegido da poeira e segundo, é fácil para sua filha pegar. E claro, se a boneca for velhinha é melhor que não fique à mostra.
- Faça você mesma um porta bonecas. Se a sua filha adora determinada coleção de bonecas, como a Barbie, por exemplo, você pode criar um lugar criativo para que elas possam colocá-las. O porta bonecas pode ser feito em tecido, um modelo parecido com a sapateira de parede. Depois é só colocar em uma das paredes e enfiar cada boneca em um espaço. Além de ficar fácil para sua filha pegar o brinquedo, ainda serve como parte da decoração.
- Quando se tem muito espaço dá até para ter um móvel só para as bonecas. É possível dedicar um pequeno armário com prateleiras e aberto na frente para colocar o brinquedo, uma boneca do lado da outra.
Organizar e Guardar Brincando e Aprendendo
Você pode transformar o momento de guardar as bonecas das meninas em um momento de brincadeira, diversão e aprendizado em família. Faça um jogo quando for a hora de colocar cada coisa no lugar. Você pode aproveitar o momento para falar de números, contando e dizendo onde cada boneca deve ficar ou jogar com as cores dos brinquedos.
Crie uma interação com a sua filha e aproveite cada oportunidade para ensinar alguma coisa nova, como cores, tamanho, dizendo se uma boneca é maior ou menor que a outra, fazendo somas com cada uma delas, etc.
Organize As Bonecas e Ensine Sua Filha a Dizer Adeus Aos Brinquedos
Uma das coisas importantes que uma criança precisa aprender é que não pode ter tudo. É um modo dela dar valor ao que tem. Se toda vez que sua filha quiser uma boneca nova, ela ganhar imediatamente, com certeza, ela não terá muito cuidado com os brinquedos que já tem. Então, desde cedo, negocie com ela. Se ela quer ter uma boneca nova e já tem tantas outras, porque não doar aquelas mais velhas para crianças carentes.
Deixe que ela decida quais bonecas vai doar e na hora de entregar a leve junto. Ela estará aprendendo a dividir, ser generosa e entender o valor das coisas. Uma boneca que para ela já é velha pode alegrar a vida de uma outra criança.
Crie Espaços Interativos Para Sua Filha Brincar Com a Boneca
É bem comum que as meninas brinquem com as bonecas fazendo-as de filhas, imitando a relação entre ela e a mãe. Você pode criar no quarto um espaço para ela brincar. Uma casa de pano, por exemplo, ou simplesmente, colocar uma pequena mesa, cadeiras, para que ela sente com as bonecas e as colegas para “tomar um chá”.
As meninas também gostam muito de imitar os professores e as suas alunas são as bonecas. Se o quarto for grande você pode organizar uma “pequena sala de aula”, colocando um quadro onde ela possa desenhar com caneta e bancos para as bonecas.
O mais importante é pensar na organização das bonecas e nos demais brinquedos das crianças levando em consideração a segurança das meninas, o desejo da sua filha (sempre peça opinião do que ela prefere, uma caixa de plástico ou uma caixa de papel, por exemplo) e criando um ambiente interativo e educativo. E é simples fazer tudo isso, basta ser criativa e organizada, claro!