Como Organizar a Rotina Doméstica e Ter Mais Tempo De Curtir a Família

Ainda tem muita gente que pensa que uma dona de casa não faz nada. A rotina doméstica é considerada por muitos como um trabalho sem valor e simples de ser feito, o que está longe de ser uma verdade. As tarefas diárias de uma casa podem consumir boa parte do tempo de uma pessoa, e é por isso, que organizá-las é a melhor maneira de conseguir fazer tudo e conseguir dar conta dos outros compromissos.

Como Organizar a Rotina Doméstica e Ter Mais Tempo De Curtir a Família

Como Organizar a Rotina Doméstica e Ter Mais Tempo De Curtir a Família

Passar um dia inteiro limpando uma casa não é sinônimo de organização, pelo contrário, é a falta dela. É possível manter tudo no lugar distribuindo as tarefas durante a semana, graças a um plano de faxina, que prevê o que e quando deve ser limpo.

Lembre-se que a organização da rotina doméstica varia de acordo com o tamanho da casa, da quantidade de pessoas que vivem nela e se vivem crianças ou não. Uma pessoa sozinha por exemplo, pode programar a faxina que chamamos de pesada para 2 vezes ao mês, o que uma família com criança não poderá mais fazer.

Como Planejar a Organização Da Rotina Doméstica

Imagine que sua casa é uma empresa e como tal deve funcionar a perfeição, para isso o plano que será criado deve ser escrito em detalhes. Então, caneta e bloco na mão ou se preferir faça no computador com as datas e espaços para marcar quando determinada atividade foi feita.

Comece colocando os dias da semana e elimine imediatamente aqueles dias que você não poderá fazer nada ou não quer, como sábado e domingo, por exemplo. Em seguida, coloque a sua disponibilidade de horário naqueles dias. Veja que não é o serviço de casa que determina quanto tempo você precisa gastar e sim, o contrário, o seu tempo disponível e nele deverá ser feito tudo o que é necessário. E pode acreditar, com organização dá para concretizar todas as tarefas.

Agora, com data e horários determinados, basta fazer uma lista com tudo o que precisa ser feito na casa e encaixar essas tarefas. Um detalhe muito importante é organizar de acordo com a necessidade de tempo de intervalo de limpeza que exige cada uma delas. Um exemplo, não é necessário limpar as janelas todos os dias e nem mesmo todas as semanas.

Depois disso é só colocar em prática e seguir a rotina doméstica criada com disciplina.

Veja Alguns Planos Que Podem Ser Colocados Em Prática Na Rotina Doméstica

O primeiro plano é para quem gosta e pode dedicar mais tempo para a rotina doméstica. Ele poderá ser feito em uma única vez na semana, porém é eficaz para toda ela. Veja as dicas!

  • Comece a limpeza pelo banheiro: vaso sanitário, cuba e bancada da pia, box ou banheira e espelhos. Em seguida, varra e lave o piso e para terminar faça a troca de toalhas.
  • Depois passe para cozinha: comece limpando a pia e o ralo, passe para o forno ou geladeira (uma semana faça um e na outra o outro), limpe a mesa e as cadeiras, faça uma limpeza no micro-ondas e termine varrendo e lavando o piso. Alguns pisos é necessário somente passar pano.
  • Meta número 3, os quartos: troque as roupas de cama, varra, tire a poeira dos móveis e lustre-os.
  • Siga para a sala: inicie varrendo, tire a poeira e depois passe um pano ou cera (depende do tipo de piso).
  • As janelas de todos os cômodos devem ser limpas 1 vez por mês em um dia especialmente dedicado para isso.
  • Lavar louças e arrumar as camas faz parte da rotina diária.
  • Colocar roupas para lavar e passá-las deve ser programado de acordo com a necessidade da família.
Veja Alguns Planos Que Podem Ser Colocados Em Prática Na Rotina Doméstica

Veja Alguns Planos Que Podem Ser Colocados Em Prática Na Rotina Doméstica

Esse mesmo plano pode ser divido durante a semana: 1 dia sala e quartos, banheiro no segundo e cozinha no terceiro. Tudo depende do tempo que você tem.

Para quem só tem 30 minutos por dia e pensa que é impossível manter a casa limpa, pode experimentar a organizar a rotina doméstica com esse plano:

  • Segunda-feira: comece a semana limpando a cozinha: pia, varrer, lavar ou passar pano molhado e retirar poeira e gordura dos móveis. Em uma segunda limpe o forno, na outra o micro-ondas, na terceira a geladeira, vá alternando as semanas.
  • Terça-feira: será o dia do banheiro, faxina geral, limpeza do vaso sanitário e dos azulejos. Não se esqueça da troca de toalhas.
  • Quarta-feira: é dia de limpar a sala. Se você tem um ambiente com muitos objetos, com certeza 30 minutos serão poucos, então, tire a poeira dos livros por exemplo, uma semana sim e outra não.
  • Quinta-feira: limpeza nos quartos. Se é preciso organizar gavetas será necessário um tempo extra. Procure pelo menos 1 hora livre em outra parte do dia.
  • Sexta-feira: área de serviço. Coloque as roupas para lavar, se um dia da semana for o suficiente e calcule quanto tempo será necessário para passá-las. Nesse caso, provavelmente será necessário ter uma hora extra.

Dicas Importantes Para Manter a Casa Organizada e Fazer Uma Faxina Eficiente

Quando estiver fazendo a organização da sua rotina doméstica não se esqueça de nenhum detalhe, porque pode parecer que levar o lixo não te faça perder tempo, mas faz. Então, coloque na sua lista, quando e quantas vezes por semana o lixo será retirado, assim como, quantas vezes será necessário colocar roupa na máquina e depois colocar no varal.

Se você precisar lavar roupas pelo menos 2 vezes por semana, faça sempre em uma segunda, porque terá toda a roupa do fim de semana e outro dia, na quinta, completando 4 dias. Assim, as datas ficam mais ou menos divididas.

Não se esqueça que compras de supermercado fazem parte da rotina doméstica e por isso, devem entrar na sua organização.

A limpeza pesada como aquela de janelas e portas deve ser feita sempre em um dia dedicado somente a ela. É um trabalho cansativo, que exige muito, e depois de varrer, esfregar e tirar poeira, não é o máximo limpar janelas.

Se puder, troque a vassoura pelo aspirador de pó, é mais prático e diminui o seu trabalho na hora de tirar poeira. Varrer casa faz subir muito pó aumento o passo sucessivo da faxina.

Escolha bons produtos de limpeza. Quanto mais eficazes eles forem menos esforço você terá que fazer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *