Ainda tem muita gente que pensa que uma dona de casa não faz nada. A rotina doméstica é considerada por muitos como um trabalho sem valor e simples de ser feito, o que está longe de ser uma verdade. As tarefas diárias de uma casa podem consumir boa parte do tempo de uma pessoa, e é por isso, que organizá-las é a melhor maneira de conseguir fazer tudo e conseguir dar conta dos outros compromissos.
Passar um dia inteiro limpando uma casa não é sinônimo de organização, pelo contrário, é a falta dela. É possível manter tudo no lugar distribuindo as tarefas durante a semana, graças a um plano de faxina, que prevê o que e quando deve ser limpo.
Lembre-se que a organização da rotina doméstica varia de acordo com o tamanho da casa, da quantidade de pessoas que vivem nela e se vivem crianças ou não. Uma pessoa sozinha por exemplo, pode programar a faxina que chamamos de pesada para 2 vezes ao mês, o que uma família com criança não poderá mais fazer.
Como Planejar a Organização Da Rotina Doméstica
Imagine que sua casa é uma empresa e como tal deve funcionar a perfeição, para isso o plano que será criado deve ser escrito em detalhes. Então, caneta e bloco na mão ou se preferir faça no computador com as datas e espaços para marcar quando determinada atividade foi feita.
Comece colocando os dias da semana e elimine imediatamente aqueles dias que você não poderá fazer nada ou não quer, como sábado e domingo, por exemplo. Em seguida, coloque a sua disponibilidade de horário naqueles dias. Veja que não é o serviço de casa que determina quanto tempo você precisa gastar e sim, o contrário, o seu tempo disponível e nele deverá ser feito tudo o que é necessário. E pode acreditar, com organização dá para concretizar todas as tarefas.
Agora, com data e horários determinados, basta fazer uma lista com tudo o que precisa ser feito na casa e encaixar essas tarefas. Um detalhe muito importante é organizar de acordo com a necessidade de tempo de intervalo de limpeza que exige cada uma delas. Um exemplo, não é necessário limpar as janelas todos os dias e nem mesmo todas as semanas.
Depois disso é só colocar em prática e seguir a rotina doméstica criada com disciplina.
Veja Alguns Planos Que Podem Ser Colocados Em Prática Na Rotina Doméstica
O primeiro plano é para quem gosta e pode dedicar mais tempo para a rotina doméstica. Ele poderá ser feito em uma única vez na semana, porém é eficaz para toda ela. Veja as dicas!
- Comece a limpeza pelo banheiro: vaso sanitário, cuba e bancada da pia, box ou banheira e espelhos. Em seguida, varra e lave o piso e para terminar faça a troca de toalhas.
- Depois passe para cozinha: comece limpando a pia e o ralo, passe para o forno ou geladeira (uma semana faça um e na outra o outro), limpe a mesa e as cadeiras, faça uma limpeza no micro-ondas e termine varrendo e lavando o piso. Alguns pisos é necessário somente passar pano.
- Meta número 3, os quartos: troque as roupas de cama, varra, tire a poeira dos móveis e lustre-os.
- Siga para a sala: inicie varrendo, tire a poeira e depois passe um pano ou cera (depende do tipo de piso).
- As janelas de todos os cômodos devem ser limpas 1 vez por mês em um dia especialmente dedicado para isso.
- Lavar louças e arrumar as camas faz parte da rotina diária.
- Colocar roupas para lavar e passá-las deve ser programado de acordo com a necessidade da família.
Esse mesmo plano pode ser divido durante a semana: 1 dia sala e quartos, banheiro no segundo e cozinha no terceiro. Tudo depende do tempo que você tem.
Para quem só tem 30 minutos por dia e pensa que é impossível manter a casa limpa, pode experimentar a organizar a rotina doméstica com esse plano:
- Segunda-feira: comece a semana limpando a cozinha: pia, varrer, lavar ou passar pano molhado e retirar poeira e gordura dos móveis. Em uma segunda limpe o forno, na outra o micro-ondas, na terceira a geladeira, vá alternando as semanas.
- Terça-feira: será o dia do banheiro, faxina geral, limpeza do vaso sanitário e dos azulejos. Não se esqueça da troca de toalhas.
- Quarta-feira: é dia de limpar a sala. Se você tem um ambiente com muitos objetos, com certeza 30 minutos serão poucos, então, tire a poeira dos livros por exemplo, uma semana sim e outra não.
- Quinta-feira: limpeza nos quartos. Se é preciso organizar gavetas será necessário um tempo extra. Procure pelo menos 1 hora livre em outra parte do dia.
- Sexta-feira: área de serviço. Coloque as roupas para lavar, se um dia da semana for o suficiente e calcule quanto tempo será necessário para passá-las. Nesse caso, provavelmente será necessário ter uma hora extra.
Dicas Importantes Para Manter a Casa Organizada e Fazer Uma Faxina Eficiente
Quando estiver fazendo a organização da sua rotina doméstica não se esqueça de nenhum detalhe, porque pode parecer que levar o lixo não te faça perder tempo, mas faz. Então, coloque na sua lista, quando e quantas vezes por semana o lixo será retirado, assim como, quantas vezes será necessário colocar roupa na máquina e depois colocar no varal.
Se você precisar lavar roupas pelo menos 2 vezes por semana, faça sempre em uma segunda, porque terá toda a roupa do fim de semana e outro dia, na quinta, completando 4 dias. Assim, as datas ficam mais ou menos divididas.
Não se esqueça que compras de supermercado fazem parte da rotina doméstica e por isso, devem entrar na sua organização.
A limpeza pesada como aquela de janelas e portas deve ser feita sempre em um dia dedicado somente a ela. É um trabalho cansativo, que exige muito, e depois de varrer, esfregar e tirar poeira, não é o máximo limpar janelas.
Se puder, troque a vassoura pelo aspirador de pó, é mais prático e diminui o seu trabalho na hora de tirar poeira. Varrer casa faz subir muito pó aumento o passo sucessivo da faxina.
Escolha bons produtos de limpeza. Quanto mais eficazes eles forem menos esforço você terá que fazer.