A correria do dia a dia não é algo fácil e administrar a casa principalmente sem a presença de uma emprega é mais difícil ainda. Muitas pessoas acabam procurando encontrar as melhores alternativas para conseguir organizar a própria casa, mas para isso, precisam de uma boa dose de disciplina.
Logicamente sempre é muito melhor ter uma empregada ou pessoa que possa auxiliar nessas tarefas, principalmente quando a dona de casa trabalha fora e não tem muito tempo e condição de dedicar-se a limpeza e organização da casa. Abaixo, estão algumas dicas importantíssimas a todos os que têm dificuldade em organizar seu próprio lar sem contar com a presença de uma profissional competente.
Dicas Importantes Para Organizar a Casa sem uma Empregada
Antes de tudo o primeiro passo é procurar criar uma lista de atividades a serem feitas na casa de uma forma organizada. Usar uma agenda em casos assim é muito eficaz e facilita na hora de saber o que fazer primeiro. Tudo com seu respectivo horário deve ser anotado e ficar sempre visível e a mão para que não seja esquecido.
Essa lista pode ajudar muito para não se perder no que deve ser feito durante o dia, e até mesmo os pequenos pormenores devem ficar registrados. Desde o momento em que for comprar pão, até a troca de fraldas do bebê, devem ficar anotados na lista ou agenda. Em algumas situações convém também criar uma lista para as demais pessoas adultas da casa, para que assim cada um também compartilhe as responsabilidades e ajude na manutenção do local.
Pequenas anotações facilitam muito o dia a dia, como por exemplo, deixar a tarefa de ir ao supermercado para a pessoa da casa que está de carro ou que passe bem próximo do local no final do expediente. Isso pode ajudar muito e evitar uma tremenda sobrecarga sobre a pessoa que organiza a casa.
O mais importante quando não se tem a presença de uma empregada é que o homem e a mulher trabalhem em “parceria” para arrumar a casa e cuidar de sua organização. Mesmo que o homem trabalhe fora, é muito mais fácil que procure através de pequenas atitudes, facilitar a vida da mulher que fica com praticamente todas as funções da casa sobre si.
Uma dessas atitudes é, por exemplo, evitar deixar roupas jogadas no chão, sapatos e chinelos espalhados pela casa, guarda roupa desarrumado, etc. Logicamente nem todo homem tem essa consciência, mas isso é algo que deve ser combinado previamente entre o casal para evitar transtornos e até mesmo muito stress por uma das partes.
Quando cada um sabe que tem um papel importante a desempenhar na casa, tudo se torna muito mais fácil e até divertido. Cuidados com o bebê também devem ser divididos entre os dois e quando é feito dessa forma, acaba sendo uma experiência muito mais produtiva e proveitosa.
O Momento das Refeições
Uma das atividades da casa que consome muito tempo e chega até a ser desgastante é o instante de preparar as refeições. O procedimento ideal é procurar sempre aliar uma alimentação saudável com algo que seja bem prático e rápido. Pensando nisso muitas pessoas buscam logo os alimentos processados ou ainda congelados.
Em tese, pode ser uma boa alternativa, mas durante muito tempo pode acabar sendo extremamente prejudicial à saúde. O ideal é que se possa preparar uma comida mais saudável e se possível alternar o cardápio de acordo com cada dia da semana, onde um dia pode ser massa, no outro, carne, no outro ensopado, etc. Prosseguindo dessa forma, o cardápio não fica enjoativo e também muito mais nutritivo.
Se o grande problema em preparar uma grande variedade de pratos é a falta de conhecimento ou mesmo o tempo, convém assistir na própria internet algumas vídeo aulas de culinária que facilitam muito a vida de qualquer um.
O mais importante é procurar sempre variar o máximo possível e adaptar-se as condições de paladar de cada um. Não que isso seja algo fácil de fazer, mas uma vez feito, também deve ser anotado na lista de atividades para da próxima vez não levar tanto tempo.
Organizando a Vida das Crianças na Casa
Muitas pessoas odeiam crianças pelo fato de ser motivo de bagunça dentro de uma casa. Porém, quando um adulto consegue fazer a criança ficar do seu lado, os pequeninos também podem ajudar muito a manter a casa organizada. É importante sempre lembrar que ensinar uma criança a ser organizada e cuidar de suas coisas não significa abusar de sua inocência.
Trata-se de começar a criar em sua personalidade um grande senso de responsabilidade. Quando essa educação é feita desde muito cedo, onde o simples fato de ensinar a guardar os próprios brinquedos, torna-se até mesmo uma brincadeira, a criança começa a entender que tudo na casa deve ser guardado no lugar.
O envolvimento da criança nessa situação eleva muito a sua auto-estima fazendo sentir-se importante com um dos integrantes da casa. Procurar criar formas de fazer a criança entender que guardar seus brinquedos ordenadamente faz parte de um jogo onde ela participa e pode sair vencedora.
Usando a Tecnologia Para Substituir a Empregada
Em muitas situações, realmente é difícil não ter uma empregada em casa. Pensando assim, muitas empresas criaram tantos eletrodomésticos para facilitar a vida da dona de casa. Dentre eles podemos citar:
- Aspirador de pó: Um item importante para quem precisa tirar muito pó e não tem tempo para ficar passando espanador pelos móveis da casa.
- Lava-Louça: Que dona de casa não gostaria de ter uma lava-louça para ajudar em momentos onde a pia da cozinha fica um verdadeiro “inferno”?
- Fritadeira: Principalmente os modelos que não usam óleo, acabam sendo muito úteis para quem pensa em preparar aquela comidinha mais rápida e com baixo nível de colesterol.
- Feiticeira elétrica: Muito útil para a dona de casa, pode ser junto com o aspirador de pó um item que economiza muito tempo e dispensa muito trabalho braçal.