Manter paredes limpas e bem arrumadas é uma forma de manter a boa estética no visual de sua casa. Você precisa de uma manutenção constante em paredes e tetos para ter uma decoração harmoniosa e cuidar da saúde da família também. Paredes sujas podem atrair fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos a crianças em adultos, em especial aos pequenos. Para fazer isso, confira algumas dicas a seguir.
Varra As Paredes
Enquanto varre a casa, que tal passar um pouco a vassoura nos tetos e paredes também? Constantemente você pode ver em paredes não limpas traças e teias de aranha, varra. Você pode separar uma vassoura apenas para isso ou use sua vassoura de varrer a casa mesmo. Passe nos cantos de parede, por trás dos móveis e também embaixo deles. Cada canto deve ser varrido. Como paredes não tendem a acumular sujeira como o piso, você não precisa fazer isso todos os dias, apenas a cada dois dias ou quem sabe semanalmente se sua casa é pouco ventilada. Contudo, não se pode deixar de fazer. Existem vassouras para tetos também, com cabos mais longos para tetos altos.
Deixe Suas Paredes Respirarem
Sabe aquelas pessoas que trocam bastante os moveis de lugar? Há um bom motivo para isso e não é apenas estético. As paredes precisam levar sol, calor e por isso precisam que os moveis não fiquem por muito tempo cobrindo a circulação. Não quer dizer que você tenha que trocar os móveis de lugar a cada dois dias, mas ao menos a cada um mês é uma boa pedida. Não encoste os moveis demais na parede também pelo mesmo motivo em seu dia a dia, deixando um espaço de ao menos 5 cm.
Deixar as paredes levar sol e ventilação é uma forma preventiva de evitar manchas na parede por mofo ou umidade. Em regiões frias é crucial tal medida, mas outras devem ser necessárias para manter sua parede longe do problema. Fungos podem se instalar em paredes com mofo e causar problemas de saúde sérios aos membros da casa.
Use Uma Flanela Nas Paredes Mais Sujas
Paredes de terraço, varanda e sala com ventilação tendem a acumular bastante poeira. A vassoura vai tirar a sujeira grossa, mas os pequenos fios vão ficar ainda e uma flanela pode ser uma boa pedida para remover a sujeira. Você pode usar uma flanela um cabo de vassoura para te ajudar a remover a poeira nos cantos mais difíceis. Para retirar sujeira de poeira, use uma flanela seca, apenas passando na parede em movimentos circulares. Longe de casa, bata a flanela para retirar a poeira e faça de novo nos demais locais
Lave Manchas Na Parede Com Água e Sabão
Crianças, adultos com mãos sujas e pequenos líquidos esparramados por acidente são os maiores vilões do ato de manter as paredes limpas. As manchas podem ser removidas. O ideal é que limpe na hora mesmo, passando um pano molhado ou esponja com sabão para assim poder retirar a sujeira antes que ela seja absorvida pela parede. Claro que nem sempre isso é possível, mas mesmo assim você poderá tentar com manchas antigas. A maior parte vai ser removida.
Evite esfregar muito ou com força. Paredes são feitas de camadas de tinta para conseguir a cor almejada e quando você esfrega muito, está tirando a cobertura da tinta. Até mesmo paredes brancas podem ficar muito brancas ou remover a cobertura da tinta e deixar a argamassa aparecer.
Use Água Quente Para Tirar Manchas De Fita Adesiva
Todo mundo já ficou mordido de raiva porque retirou um adesivo na parede e ficou surpreso ao deixar a parte adesiva na parte colada ainda, sujando sua parede perfeita. Como evitar isso? Primeiro é não arranjar o adesivo de qualquer jeito. Você pode usar um truque simples: ferro quente na hora da remoção. Pegue um pedaço de tecido qualquer, coloque por cima do adesivo na parede e passe o ferro aquecido em temperatura média. Ele deve sair mais fácil e sem deixar restinhos.
Se você tirou antes o adesivo e o resto da fita ficou, use remover o adesivo para tirar o restante. Siga as indicações da embalagem de como usar e não misture com água. Não esfregue com muita força para não danificar a parede.
Paredes Com Azulejo Devem Ser Lavadas
Paredes revestidas com azulejos são mais fáceis de limpar, mas devem ser limpas constantemente. Em tom amarelo você tende a não ver manchas de sujeira, mas não quer dizer que elas não existam. Uma boa forma de manter a parede sempre limpa é lavar apenas com água e sabão. Para dar um cheiro a mais, coloque em baldes de água um pouco de desinfetante e passe de forma abundante. Use uma esponja para esfregar a parede embebida com água e sabão.
Como o processo é cansativo, você pode fazer isso apenas mensalmente. Em caso de fachadas prediais e outros espaços, o melhor é limpar em um período mais curto. Uma boa pedida é fazer uso de uma mangueira para a lavagem ser menos cansativa.
Paredes com revestimento em tinta e argamassa podem ser lavadas também, mas deve haver mais cuidado. Se sua parede não recebe muito sol todos os dias, não pode ser lavada com água e sabão nos dias frios ou vai criar manchas e pode mofar. Prefira esta lavagem mais forte e radical em dias quentes e ambientes abertos como terraço e sala de estar. Evite fazer isso em paredes de cozinha, sótãos ou quartos com pouca ventilação.
Lave Os Tetos De Parede Para Deixar o Espaço o Mais Limpo Possível
Tetos de paredes devem ser lavados também. Como são altos e você pode se sujar bastante, use uma esponja e um balde usando uma escada para limpar por partes. Uma dica é uma solução caseira para ajudar a preservar tintas e revestimentos diversos. Sua mistura deve conter meio copo de vinagre, um copo de amônia, um quarto de copo de bicarbonato de sódio e três litros e meio de água quente. Use luvas para que ela não tocar na solução que é ácida.
http://www.youtube.com/watch?v=MNA0rPArpxQ