É normal que tenhamos um cuidado mais intenso em se tratando das situações que estão relacionadas ao bebê, principalmente logo depois que este chega da maternidade diretamente para sua nova casa. A preparação do quarto para a vinda do novo membro da família é uma tarefa bastante importante no processo de adaptação do bebê.
Isso em razão de o cômodo não ser apenas um local para dormir, já que ele ajuda na formação do jeito de ser da criança, é o lugar onde ele domina. Ou ainda um lugar que ele dividirá com os demais irmãos.
A Limpeza do Quarto do Bebê
Quando se pensa num quarto para o bebê a preocupação primeira que vem à mente é a questão da limpeza. Isso porque a criança ainda não foi ainda tão sujeita aos elementos constantes no ambiente, tendo pouca resistência a odores e poeira. Por isso é que, o melhor é fazer a limpeza usando somente um pano limpo e umedecido. Isso já será o bastante para deixar o quarto limpo e higienizado.
Também é possível que se faça a opção de usar produtos neutros e não aqueles que contêm um odor forte demais. Nessa situação, um pano embebido em álcool não é aconselhável, já que o odor exalado por vir a trazer incômodos ao bebê, a não ser que a limpeza seja feita no dia anterior à sua chegada e o ambiente seja mantido arejado.
Como Limpar o Quarto do Bebê
A limpeza do quarto da criança influi diretamente na escolha dos itens decorativos. Conforme os especialistas, a higienização do quarto já precisa ser planejada no momento de se optar pela decoração. Por exemplo, adquirir móveis que estejam longe do chão para que seja facilitar a entrada do rodo e assim seja permitida a limpeza de todos os cantinhos e não haja o acumulo de poeira.
Além disso, a limpeza dos móveis também está ligada à sua superfície, que deve ser amiga da faxina. Por isso é importante investir em acabamentos que sejam laváveis. O móvel que tem superfície laqueada recebe até quatro demãos de um nivelador. Esse tipo de processo atua da mesma forma que um reboco, próprio para a marcenaria.
Nesses móveis é feita a aplicação de tinta automotiva e, assim pode ser limpo se usando sabão de coco e uma esponja macia. Mas se você tiver pensando em economia, há soluções bem mais em conta, como as peças de fórmica que trazem o acabamento em PVC que são usadas em larga escala nos móveis de cozinha.
Há ainda o cuidado de não se usar almofadas demais no berço do bebê, sendo que o protetor que é colocado no mesmo deve ser hipoalergênico e lavável, diminuindo assim a acumulação de ácaros e bactérias.
Dica Fundamental:
Livre-se dos animais feitos de pelúcia. Opte por aqueles de plástico mais mole ou os de pano, pois são bem mais fáceis de serem limpos e acumulam menos sujeira. Entretanto, se não houver outro jeito, o melhor é deixá-los guardados num armário e que somente sejam retirados de lá durante os momentos de lazer.
Maiores Informações
Quando a criança ainda é bastante pequena, não atingindo ainda os 06 meses, uma saída interessante é adquirir nichos de compensado ou madeira e por vidro nas portas. O móvel acaba se transformando num tipo de vitrine que deixará os bichos expostos e, depois dessa fase, pode ser reaproveitado como lugar para guardar CDs e livros para quando o bebê crescer.
A principal dica é deixar de lado acessórios que juntem muita poeira, até porque, juntamente a ela estão os ácaros, principais causadores das alergias infantis.
Aprenda a Limpar
Deixe de lado a tradicional vassoura, especialmente se algum membro da família sofrer com alergias. A grande preocupação é que ela remove somente o pó que está visível, porém, causa a suspensão de partículas de menores de poeira e inclusive pelos dos animais de estimação. Ou seja, o que era para ser uma solução acaba se tornando um grande problema.
Em todos os casos o melhor é optar pelo pano úmido. Mas o piso mais acertado para se fazer isso é no lavável e liso, como por exemplo, no piso frio, o laminado ou o de madeira. Nada de colocar tapetes e carpetes. Caso deseje demais usar tapetes, opte por aqueles de EVA, que são feitos de placas de borracha laváveis e desmontáveis. Ou até mesmo, peças de nylon ou de juta que contém tratamento antibactericida, podendo ser lavados diretamente na máquina de lavar.
De acordo com a ideia de que tudo precisa ser lavável com facilidade, as cortinas que estarão no quarto do bebê podem ser do tipo persiana, assim poderão ser limpas usando um pano e água, ou ainda, até mesmo ser confeccionada com um tecido que possa ser levado à máquina. A limpeza desses itens deve ser quinzenal.
Hoje em dia, especialmente os pais de primeiro filho, preferem fazer a esterilização do quarto do bebê. Mas especialistas atestam que é uma medida não necessária. O que ocorre é que os adquirem um esterilizador de ar, um aparelho semelhante a um purificador e o mesmo remove as partículas de poeira e o odor forte do ambiente, entretanto atua num raio restrito de ação, é necessário ter uns três produtos como este para atingir o quarto todo.
Medidas Importantes a Serem Tomadas
- Procure arejar diariamente o ambiente: é fundamental que o ambiente seja todos os dias arejado. Deixe as cortinas e janelas abertas para que possa haver a circulação do ar, isso evitará a acumulação dos ácaros;
- Opte pelos produtos acertados: deixe de lado produtos de limpeza que tenham odor forte demais. O recomendado é usar produtos sem cheiro ou neutros. Em muitos casos um pano limpo e levemente umedecido é perfeito para se executar a limpeza diária.
- O uso do aspirador de pó: usar o aspirador de pó não apenas no chão, e ainda em sofás, estofados, almofadas, poltronas, cortinas, e até mesmo no berço do bebê, ao menos uma vez durante a semana, não se esquecendo de passá-lo inclusive no colchão. Não é recomendado passar a vassoura no lugar, já que faz com que a poeira levante.
- Faça a troca semanal das roupas de cama
- Passe o pano úmido ou lave o chão assim que terminar de passar o aspirador de pó
- Evite o excesso de decoração
- Retire o bebê do quarto quando for fazer a limpeza