O colchão é um daqueles objetos que devemos comprar para mobiliar o nosso quarto que custa mais e que pesa no bolso. Na verdade, estamos falando de um modelo de boa qualidade, o que é o ideal. Na hora de comprar um colchão, se economizamos no preço, em consequência temos um produto inferior que pode acabar nos causando problemas de coluna ou nos fazendo passar uma péssima noite.
Se o objetivo é descansar e recarregar as energias para o dia seguinte, nada melhor do que gastar mais e ter um bom colchão. Depois para compensar o dinheiro é só mantê-lo bem conservado. Pode ter certeza de que um bom colchão dura anos e anos, sem deformar, perfeito, como quando foi comprado. Você não sabe como limpá-lo sem danificá-lo? Não tem problema, nos vamos dar dicas para manter o seu colchão sempre limpo e conservado e tenha certeza, que colocá-lo no sol não é o suficiente.
A limpeza deve ser mais profunda e feita com maior regularidade do que imaginamos, o que ajuda, entre outras coisas, que a sujeira acumulada no colchão cause problemas respiratórios. Não esqueça dos danos que os ácaros podem causar! Agora chega de papo e anote as dicas! Saiba o que fazer e o que não fazer na hora da limpeza do colchão.
1- Dica Número 1: Use o Aspirador De Pó
Os especialistas afirmam se você quer mesmo livrar o seu colchão das impurezas é melhor criar o hábito de usar o aspirador de pó para limpá-lo. Ainda segundo as dicas, a limpeza com o aparelho deve ser feito pelo menos 3 vezes por semana. Essa é a melhor maneira para retirar a poeira e os ácaros que se acumulam na espuma.
2- Dica Número 2: Use Vinagre Na Limpeza
Não, o vinagre não é coisa só para usar em salada. Ele pode ser muito mais eficiente do que podemos imaginar na limpeza de casa, entre outras coisas, para limpar o colchão. É simples, misture em uma vasilha água e vinagre, a proporção é metade de cada um. Depois usando uma esponja macia, esfregue em toda superfície do colchão, deixando-o secar antes de arrumar a cama de novo. Importante: Você não deve encharcar o colchão com a mistura!
3- Dica Número 3: Vire Periodicamente o Seu Colchão
É uma coisa bem simples de fazer para conservar a espuma do colchão, mas a maioria das pessoas ou não sabe ou simplesmente esquece. Pegue o hábito de virar o lado do seu colchão a cada 15 dias, isso fará com que a espuma volte para a forma original, evitando de ficar deformada para sempre. Esse hábito pode ser ainda mais útil quando o colchão não é de boa qualidade.
4- Dica Número 4: Compre Uma Capa Para Proteção
Essa é outra daquelas coisas simples de fazer, mas que fazem uma grande diferença. Proteja o seu colchão com uma capa impermeável, porque com esse material será mais fácil na hora de limpar. Ele evita que o suor suje o colchão ou outra substância que caia sobre o tecido dele. E de preferência, lave a capa do colchão 1 vez por semana ou cadas 15 dias, quando for virá-lo.
5- Dica Número 5: Use Àgua Oxigenada Na Limpeza Do Seu Colchão
Uma das dicas que costumam dar os especialistas em limpeza doméstica é o reforço da limpeza com água oxigenada, essa normal, usada para cuidar de machucados. Neste caso, o produto servirá para reforçar a limpeza da capa ou forro do colchão e deverá ser usada pelo menos 1 vez por mês. A mistura para a lavagem deve ser de 3% de água oxigenada (é mais ou menos 1 xícara de café) diluída em um balde de água (suficiente para lavar a capa).
6- Dica Número 6: Retire o Plástico Do Colchão Novo
Muitas pessoas pensam que manter o plástico que vem da loja com o colchão é um modo de protegê-lo. Na verdade, além de ser incômodo, girar na cama e ouvir o barulho do material, ele impede a ventilação do tecido, o que cria um “clima” perfeito para a reprodução de microrganismos.
7- Dica Número 7: Coloque o Colchão No Sol
A luz solar e a ventilação é a melhor maneira de retirar a umidade que se entranha na espuma do colchão. Além disso, o sol ajuda a eliminar as impurezas. Faça isso, pelo menos 1 vez por mês, se possível.
8- Dica Número 8: Evite o Excesso De Água Na Limpeza
Está certo que a água nos ajuda na limpeza, mas no caso do colchão ela pode acabar o danificando. Você pode usar sim água na limpeza, mas nada de encharcar o colchão. O excesso pode danificar a estrutura e estragar a espuma. Se por acaso, você exagerar na água sem querer, seque-o com toalhas ou papel toalha, para absorver. Faço o mesmo, caso caia algum tipo de líquido, como suco, por exemplo.
9- Dica Número 9: Acabe Com As Manchas Do Colchão
Não é nada agradável ficar com um colchão manchado, segundo especialistas, a melhor maneira de se livrar das manchas é esfregando o tecido com sabão neutro e um pano úmido na água.
10- Dica Número 10: Como Acabar Com o Mofo
Não tem como acabar, mas sim, como evitar. Fique de olho! Notou que tem umidade em determinado ponto do quarto, retire o seu colchão imediatamente daquele espaço e o coloque mais vezes para pegar sol do lado de fora.
11- Dica Número 11: Esqueça o Álcool Na Hora Da Limpeza
Muitas pessoas escolhem o álcool para a limpeza do colchão, na verdade, segundo os especialistas, é uma péssima ideia. Porque o produto reage de um modo que acaba é destruindo a espuma. Os modelos que são mais resistente ao álcool são aqueles de látex, mesmo assim, é melhor moderar no uso ou evitá-lo.
Agora que você já tem tudo anotadinho pode fazer a limpeza do seu colchão sem erro e o mais importante, sem danificá-lo, pelo contrário, aumentando o tempo de vida dele, com a mesma qualidade de quando foi comprado.
E não se esqueça, na hora de adquirir um colchão veja se ele atende as necessidades de peso, isso garante que você o terá por um longo período.