Assim como qualquer objeto de decoração que temos em casa, os quadros merecem tratamento especial quando o assunto é limpeza. Eles sofrem com os raios ultravioletas, principalmente quando ficam próximos as janelas, além de terem problemas com produtos de limpeza, a poluição que vem da rua, a poeira e até mesmo a temperatura dentro de casa. Por isso é necessário adotar cuidados especiais, principalmente na hora de limpá-los se queremos que a peça fique conservada e dure por muito tempo.
Segundo especialistas em obras de arte, o que ocasiona a deterioração de um quadro, na maioria dos casos é a limpeza não feita do modo correto. Veja algumas dicas desses especialistas para não errar na mão e ter a sua peça bonita e perfeita por muito mais tempo!
1- É Preciso Manter o Mofo Bem Longe
Normalmente, esse problema acontece em lugares onde a umidade do ar é excessiva, o que acaba gerando um acúmulo de fungos e mofo na superfície do quadro. Para que o problema seja evitado, as janelas da casa devem estar sempre abertas. É muito importante que o ar esteja sempre circulando, inclusive nos dias de frio. É muito comum que as pessoas esqueçam dessa necessidade quando chega o inverno, mas não deveriam.
Além disso, para evitar o mofo nos quadros deve ser respeitado um espaço entre obra de arte e parede. A dica dos especialistas é de usar um pequeno pedaço de feltro autoadesivo, o tamanho ideal seria de 1,5 cm x 1,5 cm. Coloque cada pedaço de feltro em um dos cantos na parte de trás da obra.
2- Na Hora de Limpar a Forma Correta de Fazer.
- A faxina deve começar com a retirada da poeira, não somente na parte da frente, mas também, na parte de trás. Isso deve ser feito uma vez por semana, como mínimo. A retira da poeira afasta não só os fungos, mas também as traças, que podem destruir um quadro.
- No caso de pinturas a óleo, o que significa só possuem a moldura e não possuem vidro. Use um espanador seco para retirar a poeira sobre a pintura. Porém, é importante que o espanador não seja usado para outros fins e nem em outros objetos.
- As molduras devem ser sempre limpas com a ajuda de um pano de algodão seco e mais nada. Esqueça os produtos de limpeza, eles podem acabar manchando a estrutura do quadro.
- Quando o quadro possui um vidro, use sempre o pano de algodão, e neste caso, pode umedecê-lo na água que tenha algumas gotinhas de álcool. Para terminar, pegue um jornal limpo, amasse e passe sobre o vidro para retirar as manchinhas da água.
Os Quadros Brancos Usados Para Recados Também Podem Ficar bem Limpos.
- O primeiro passo é apagar completamente o quadro usando um apagado próprio, na falta, serve um pano seco.
- Faça um “produto caseiro” para limpeza: 3 xícaras de água e 2/3 de uma xícara de vinagre branco. Coloque a mistura dentro de um borrifador.
- Borrife a mistura sobre o quadro branco em grande quantidade.
- Use um pano macio para esfregar até que seque por completo. Se dá primeira vez não sair toda a sujeira, repita mais uma vez.
Em alguns casos, o quadro fica com umas manchas, mesmo estando já um tempinho na superfície, ainda pode ser possível removê-las.
- Pegue uma caneta de cor preta e passe-a sobre as marcas que estão no quadro branco.
- Em seguida, depois de cobri-las, use um pano seco ou apagador apropriado para limpar. Faça isso até que desapareçam todas as manchas. Pode até demorar, mas funciona.
- Quando a mancha é profunda é comum colocar creme dental branco sobre ela, deixar agir por alguns minutos e depois retirá-lo com a ajuda de uma esponja úmida.
- Depois use água para enxaguar até retirar todo o creme dental.
- Passe um pano para secar e deixe ao ar livre.
- No caso de manchas muito difíceis é possível usar álcool. Umedeça um pano macio e limpo com o líquido e passe-o somente nas partes que estão manchadas. Deixe secar.
- Lembre-se que para limpar quadros brancos de recados, os panos usados devem ser sempre macios, mas não podem ser de algodão. Não passe nada na parte dos acabamentos do objeto. Se a área a ser limpa é muito grande, escolha o método de limpeza e o teste em uma pequena parte. E nunca coloque álcool ou qualquer outro produto diretamente na superfície do objeto.
Falando de Obras de Arte de Grande Valor
Já falamos de limpeza de quadros, em geral, e até mesmo de cuidados com quadros brancos para recados, agora falaremos de arte. Um mercado não muito aquecido no Brasil, e por isso, uma “zona” que pode ser perigosa para quem não conhece, pagar caro por uma falsificação, por exemplo.
O ideal mesmo é antes de adquirir uma obra de arte, contratar um perito para conferir se está tudo certo. Um restaurador sabe a “idade” da tela, se é realmente autêntica, se foram feitas restaurações no projeto original, etc. Um exemplo muito grosseiro e muito comum nesse mercado, principalmente para quem não conhece e não busca ajuda, é comprar uma tela de 1600 que foi feita sobre tramas de algodão industrial. Em 1600, isso era impossível, obviamente. Por outro lado, as telas que foram restauradas como se deve não perdem o valor, mas devem ser negociadas por um preço reduzido, em alguns casos.
São fatores que podem fazer muita diferença no preço e na boa compra e por isso o perito é sempre a melhor e única garantia de um bom negócio. Além disso, depois adquirir os quadros valiosos, os cuidados devem continuar em casa. Neste caso, esqueça a retira da poeira sobre a tela. Ela não poderá ser limpa com absolutamente nada. A única coisa que pode ser feita em casa é a limpeza com um pano seco e macio da moldura.
O correto é que a cada 5 anos a sua tela seja levada para um especialista para a limpeza profunda.
Além disso, as telas importantes devem ficar bem longe de plantas e da luz do sol, que representam umidade e insetos. Se a ideia for fazer a decoração iluminando a tela, somente as lâmpadas frias podem ser usadas.
E por último, um outro quadrado, o quadro deve ser preso na parede com uma trança de 3 arames e de preferência use de material de cobre.