Mesmo com a vantagem que se tem de alugar roupas de festas, ainda há pessoas que preferem adquirir as peças, para que sempre que precisarem as tenham em mãos. Ocorre que, o problema nesses casos é a manutenção, já que os vestidos de festa não podem ser lavados da mesma forma que se lava as roupas comuns.
Então vamos dar uma ajuda àquelas pessoas que têm vestidos de festa em casa, mas não sabe como fazer para lavá-los sem colocar em risco sua beleza e durabilidade.
Como Lavar Vestidos De Festas
Todos nós sabemos que os vestidos de festa, sejam de formatura ou de casamento são fabricados a partir de tecidos mais delicados e leves, em razão disso necessitam de todo o cuidado possível, especialmente aqueles vestidos que tem cor mais clara, isso em razão deles ficarem sujos com maior facilidade.
É bastante comum que, quando vamos a alguma festa, sujemos de alguma forma o vestido, entretanto, lavar um vestido de festa não é tão simples como pode parecer. Com isso, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar os tecidos do vestido, sendo bastante fundamental tomar certos cuidados na hora de remover as manchas da roupa ou ainda mesmo quando for tentar lavar para deixar o vestido bonito para usá-lo novamente.
Para sanar todas as duvidas, confira logo abaixo algumas dicas sobre o modo melhor de lavar o seu vestido de festa sem estragá-lo.
Dicas De Lavagem
Bons vestidos de festa custam bastante caro, por isso é fundamental lavá-los e cuidar deles para mantê-los limpos e conservados, com uma aparência que seja convidativa aos olhos e, assim, durem mais tempo dentro do guarda-roupa. Então, para serem lavados e ficarem sempre bonitos, os vestidos de festa podem ser limpos em lavanderia ou em casa mesmo.
- Aqueles vestidos feitos a partir de tramas delicadas e tecidos finos, que levam bordados, pedrarias, e paetês necessitam passar por cuidados especiais, tanto na hora de lavar quanto na hora de passar. Antes de executar alguns desses procedimentos, caso tenha alguma dúvida, consulte antes uma lavanderia para saber se há a necessidade de a peça ter de ser lavada a seco.
- Se o vestido for branco, tenha ainda um cuidado redobrado, para lavar, primeiro dissolva o sabão em pó na água e da mesma forma faça com o amaciante, para somente depois colocar a roupa para lavar. Depois de feito isso, enxague o vestido muito bem e ponha secar no lado avesso e ainda na sombra, para preservar a cor do tecido.
- Nunca, em hipótese alguma, utilize alvejantes que possuam água sanitária ou cloro, pois os mesmos causam o desbotamento do tecido. Use apenas um alvejante que seja à base de peróxido, e o dilua em água quente no máximo a 60°C. Repouse a peça imersa no produto por aproximadamente 15 minutos e depois remove bem.
- Fique atento para os tecidos que compõem o vestido e o forro do mesmo, pois eles podem ser diferentes, com isso, pode acontecer que o modo de lavar e passar os mesmo também seja diferenciado.
- Na hora de fazer a arrumação das roupas mais refinadas para guardá-las, uso saquinhos de TNT, isso evitará que as peças desbotem ou fiquem sujas em razão da ação da luz. Procure não guardá-las em capas de plástico, pois geram umidade e, desta forma, desenvolvem o mofo. De tempos em tempos, ponha as peças para tomar um pouco de ar fresco, para retirar qualquer tipo de umidade e cheiro ruim.
- Sempre que for guardar o vestido, o faça pelo avesso, assim você evitará que os fios fiquem puxados e ainda que ocorra o desbotamento da cor. Se puder, procure não dobrar e prefira usar cabides, mas aqueles que possuem estrutura mais larga, o que vem a prevenir marcas permanentes e vincos.
- Jamais guarde o vestido sem lavar ou limpar, pois o mesmo estará com cheiro de suor, respingo de bebida, fumaça, gorduras e doces, saiba que essas substâncias atraem traças ou ainda formam manchas oxidadas que se tornam de difícil e complicada remoção.
- Se ainda com todas as dicas você não se sentir preparado para fazer a lavagem do vestido, faça uso do serviço de lavanderia, já que eles são conhecedores de todas as técnicas de lavagem, inclusive da lavagem a seco.
Mais Dicas Importantes De Lavagens
- Lave os vestidos finos usando somente sabão neutro e água.
- Tecidos como cetim e seda devem ser lavados sempre à mão, nunca podem ser lavados á maquina, especialmente se passarem pela função de centrifugação, pois o vestido pode ficar totalmente danificado.
- Quando for torcer o vestido, o faça à mão, e ponha para secar sempre na sombra, já que o sol pode ocasionar diversas manchas e ainda chega a desbotar o vestido;
- Vestido que possui forro deve ser lavado com mais cuidado, se for possível separá-los melhor, assim lave cada um conforme as instruções de lavagem. Senão, tome cuidado redobrado para que a com forro tome muito cuidado na hora de lavar, se o forro for separado do vestido, lave cada peça de forma separada com cuidado para a tinta de um não passe para o outro.
- Quando for guardar o vestido prefira sempre o cabide, para não criar marcas.
- Se grudar algum chiclete em seu vestido, remova o excesso, e quando chegar a casa, depois da festa, passe um cubo de gelo no local, isso ajudará a fazer a remoção do que sobrou.
- Vestidos que possuem paetês podem ser lavados usando sabão neutro, água, e ainda um pouco de álcool, já que o álcool auxilia no brilho das peças.
- O que costuma sujar bastante é a barra do vestido, mas isso não é desculpa para lavar somente essa parte do vestido, caso ela suje, lave todo ele, para que a cor permaneça a mesma e se torne uniforme.
- Caso o vestido tenha tom cítrico, ponha uma pitada de sal na água da lavagem, isso ajuda a manter a tonalidade da cor.
- Nunca ponha seu vestido em molho de lavagem por mais de seis horas, ele poderá alterar sua cor.
- Para manter o vestido sempre bonito e novo, trate-o com bastante cuidado e carinho!