A esponja não pode faltar na cozinha para a limpeza dos pratos, copos, enfim, de todos os utensílios usados para cozinhar e para fazer as refeições. Porém, depois de usá-la para lavar tudo o que tem que ser limpo é necessário cuidar da higienização dela também. Sim, porque uma esponja de cozinha pode conter bem mais bactérias do que podemos imaginar, entre 2000 e 4500, em exatamente cada centímetro quadrado. Como dá para perceber a esponja de cozinha pode ser muito nociva para nossa saúde, até mofo e fungos podem encontrar abrigo nela. Então, não deixe de caprichar na higienização da esponja e evitar que ela traga problemas de saúde para sua casa.
A esponja que fica sobre a pia e úmida é a que pode conter mais bactérias, se ela ficar com restos de alimentos então, passa a ser a “casa” perfeita para a proliferação dos germes. Então, deixe a preguiça de lado e veja como é fácil deixar a esponja de cozinha sempre limpa e acima de tudo higienizada.
Antes de darmos a dica de como fazer a higienização das esponjas, vale ressaltar que ela possui um prazo de validade máximo. A troca deveria acontecer pelo menos 1 vez por mês, para evitar que ela passe a contaminação quando for usada. Esse tempo é válido mesmo para as esponjas que você faz a higienização.
Dicas de como Higienizar a Esponja
1- Se você não tem muito tempo a perder, mas obviamente, não quer deixar uma esponja cheia de germes sobre a sua pia, comece fazendo a higienização com a ajuda do micro-ondas. Porém, neste caso, esponjas metalizadas não podem passar por esse método de limpeza, somente os demais tipos.
- Primeiro limpe bem a esponja retirando todos os restos de comida, sabão. Passe embaixo d’água até que a água que saia da esponja seja completamente limpa.
- Em segundo lugar, faça uma solução com 1 colher de bicarbonato de sódio para 250 ml de água e mergulhe a esponja limpa dentro e deixe por 5 minutos.
- Passado os 5 minutos, retire toda a água da esponja, sem enxaguá-la e coloque dentro do micro-ondas por 1 minuto usando a potência máxima do aparelho.
- Depois espere esfriar (cuidado ao tentar tirar a esponja quente do micro-ondas) e pronto, ela já pode ser usada novamente.
- Esse método deve ser feito depois de cada refeição e que você fez a limpeza de todas as louças, na falta de tempo, faça a higienização pelo menos 1 vez por dia, depois do jantar.
Alternativa e dicas: quando você quer fazer a higienização no micro-ondas fique atento ao colocá-la dentro do aparelho, ela deve estar molhada. Retire o excesso de água do molho em que ela estava, mas não a coloque nunca completamente seca dentro do aparelho.
Não esqueça de conferir de que material a esponja é feita, se for de plástico não poderá ser higienizada dentro do micro-ondas. Na dúvida, sobre o material, sendo plástico pode acabar derretendo, coloque um papel toalha embaixo da esponja quando levá-la ao micro-ondas. Se por acaso ela for de plástico e derreter, o seu trabalho para limpar o interno do aparelho será menor.
2- Faça uma solução com água sanitária para higienizar a sua esponja
Você também pode deixar a sua esponja livre de germes e bactérias colocando-a em uma solução feita com água sanitária. Coloque uma colher do produto para 250 ml de água quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, melhor, para deixar o “trabalho” da água sanitária mais eficaz. É melhor colocar a mistura em uma vasilha plástica bem limpa.
- Faça o molho e depois coloque a esponja e deixe no mínimo 3 minutos e o ideal, o máximo, 10 minutos.
- Depois pegue a esponja e esprema bem até retirar toda a água do molho. Coloque embaixo da torneira e deixe cair água em abundância, enxague várias e vezes.
- Em seguida, guarde em um lugar seco e arejado e ela está limpa e higienizada para ser usada novamente.4
Outras Dicas Práticas de Limpeza de Esponjas de Cozinha
- Para não transformar a sua cozinha no local preferido das bactérias por conta da esponja de lavar vasilhas, prefira usar outro tipo de material para determinadas limpezas. Por exemplo, quando sujar a tábua de bater carne, com o alimento, ao invés de passar a esponja, use primeiro um papel toalha para limpar, tirar o excesso de sangue da carne.
- Não use a sua esponja de lavar louças para limpar o que foi derramado na bancada da pia, na mesa e principalmente no piso. Use papel toalha ou separe panos de prato velhos só para esse tipo de limpeza e imediatamente depois de usá-los, coloque para lavar.
- Não esqueça de pelo menos uma vez por mês trocar a sua esponja de cozinha. De preferência para aquelas que os rótulos indicam como “resistentes a germes”.
- Se você ficou fora de casa por alguns dias e esqueceu a esponja em cima da pia molhada e suja de restos de comida, é melhor não tentar recuperá-la e nem higienizá-la. Neste caso, mais vale trocar a esponja do que arriscar, porque com certeza ela virou a “casa” de uma quantidade de bactérias que você nem pode imaginar.
- Quando estiver sem tempo de fazer a higienização, pelo menos depois de usar a esponja, retire todo resto de comida, lave bem, esprema e deixe secar completamente, antes de guardá-la.
- Quando você usar o método do micro-ondas para higienizar a sua esponja, depois de retirá-la de dentro do aparelho, use um pano de prato para retirar as possíveis manchas que ela poderá deixar no interior dele.
- Você pode dar mais “força” contra as bactérias para o seu produto de limpeza. Acrescente suco de limão (só quando a fórmula não tiver amônia), isso ajuda a retirar melhor o cheiro deixado pela comida.
- Se você não tiver muito tempo, depois de lavar bem a esponja e não der para esperar secar, use um papel toalha para tirar pelo menos o excesso da umidade.
Se você preciser esponja de aço no lugar da esponja, use apenas uma vez e jogue fora. Esse tipo de produto não deve ser reaproveitado.